Sem dúvida, a cada ano, o marketing prova que é um universo influente e em constante renovação. Afinal, o ciclo pós-pandemia trouxe desafios inéditos, adaptações significativas no comportamento do consumidor e nas dinâmicas de mercado. Diante disso, as tendências de marketing para 2024 oferecem uma nova perspectiva e um vislumbre das novidades para os próximos doze meses.
De fato, as mudanças no mundo dos negócios representam um compromisso a mais para os gestores. Isto porque estar atualizado sobre o cenário do marketing é fundamental para a adaptação e relevância de estratégias comerciais. Afinal de contas, essas práticas são baseadas em mudanças tecnológicas e sociais.
Neste post, revelamos quais são as tendências de marketing para 2024 mais relevantes e como aproveitá-las para se destacar no mercado. Sobretudo, com o objetivo de conquistar resultados ainda mais positivos para o negócio! Então, continue lendo para conferir dicas valiosas e aproveitá-las para ajudar a sua empresa a ter um ótimo desempenho!
A importância de acompanhar as tendências de marketing para 2024
Antes de tudo, as empresas que acompanham as atualizações do mercado, tem o poder de evoluir em meio às mudanças. Assim, conseguem atender as demandas do público e oferecer soluções para suas necessidades com maior agilidade. Portanto, identificar as tendências de Marketing para 2024 é uma missão que não deve ser subestimada.
A partir disso, os gestores encontram uma vantagem estratégica e mais competitiva no mercado. Por exemplo, o conhecimento proporciona um senso de antecipação e permite que o profissional tenha uma visão ampla sobre o que os consumidores esperam. Ou seja, é como olhar para o futuro da empresa e fazer as escolhas certeiras para alcançar as metas e objetivos.
Portanto, não há dúvidas: entender as tendências de marketing, oferece a chance de localizar as melhores oportunidades para criar uma conexão sólida com o público-alvo. Em outras palavras, é uma estratégia ideal para alcançar novos clientes antes da concorrência!
Veja algumas das vantagens de acompanhar as tendências de marketing para 2024:
- Antecipação de desafios;
- Adaptação às mudanças;
- Competitividade;
- Vantagem estratégica;
- Criatividade.
De fato, essas são apenas algumas das vantagens obtidas ao acompanhar as tendências do ano. Afinal, a capacidade de adaptação é uma qualidade significativa, uma vez que permite que as empresas ajustem suas estratégias de acordo com o cenário atual no Marketing. Então, isso contribui para que as organizações estejam mais criativas e preparadas para impulsionar campanhas e abordagens certeiras que realmente engajam.
As 10 principais tendências de marketing para 2024
A saber, conforme o ano chega ao fim, é o momento ideal para conferir as tendências de marketing mais influentes do próximo ano. Desse modo, a antecipação sobre o tema, permite realizar um planejamento de marketing completo para 2024. Por outro lado, durante a busca para alcançar o ápice do sucesso, não basta apenas identificar essas mudanças.
Assim, é preciso conhecer as vantagens de cada novidade, ferramenta e tecnologia para se preparar para colocá-las em prática! Pensando nisso, apresentamos uma lista com as principais 10 tendências de marketing para 2024:
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Automação de Marketing
A saber, como o termo sugere, a automação de marketing é uma tecnologia que capacita os gestores a automatizar tarefas que consomem mais tempo na rotina. Por exemplo, o envio de e-mails, agendamento de postagens nas redes sociais e até a administração de leads.
Dessa maneira, o recurso se destaca como um aliado valioso para o gerenciamento de tempo eficaz. Inclusive, também promove a otimização em tempo real das estratégias de marketing. Sem dúvida, essa é uma das tendências mais úteis do ano. Não é mesmo?
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Conteúdo Humanizado
Antes de tudo, o conteúdo humanizado é parte de uma abordagem que interpreta o ser humano como o real protagonista de uma estratégia de marca. Assim, a iniciativa da empresa não será focada apenas em consumidores, compradores ou usuários… Mas, na conexão autêntica com quem está atrás da tela!
Então, fatores como dores, preferências e necessidades serão considerados para humanizar a comunicação e elevar o consumidor a mais que números no relatório. Aliás, essa prática, que faz parte do conceito de experiência humana, também será fundamental para melhorar a interação com funcionários, clientes e parceiros de negócios.
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Pesquisa por voz
De fato, o avanço tecnológico contribuiu para facilitar a experiência do usuário, especialmente no segmento de compras online. Por exemplo, conforme o estudo realizado pela ComScore, estima-se que cerca de 50% das pesquisas até 2024 serão por mecanismo de voz.
Logo, esse dado destaca a crescente relevância desse método e reforça a necessidade da criação de estratégias eficientes com palavras-chave. Afinal, o objetivo está em garantir que a solução ideal chegue mais fácil até os usuários que optaram por esse estilo de pesquisa.
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Dados
De antemão, os dados não poderiam ficar de fora das principais tendências de marketing para 2024. Afinal, a praticidade na coleta e análise de informações, concede uma vantagem estratégica através de insights valiosos. Portanto, os dados ampliam a compreensão dos gestores e empresas sobre os reais interesses do público-alvo.
Em outras palavras, eles promovem uma capacidade analítica para que as empresas tomem decisões fundamentadas. Inclusive, também contribuem para impulsionar o sucesso nas campanhas específicas de marketing.
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Experiências
Além disso, uma das transformações marcantes no cenário de marketing para 2024 trará a priorização das experiências. Por isso, seja no mundo virtual ou presencial, a jornada do cliente assumirá o protagonismo para as empresas que desejam se destacar. Então, desde o primeiro contato até o pós-compra, a experiência será adaptada de forma personalizada.
Aliás, isso também significa a valorização de clientes através de gestos que demonstram a importância daquela conexão. Por isso, os eventos e ações presenciais se tornam mais imersivos! Mas, como surpreender o público em uma ocasião assim?
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Inteligência Artificial (IA)
Inegavelmente, a inteligência artificial foi um dos assuntos mais comentados do ano de 2023. Afinal, a popularidade da IA cresceu com chatbots, voicebots, algoritmos aprimorados para a otimização publicitária e ferramentas de conteúdo inovadoras. Diante disso, a previsão para 2024 é de que a tendência continue fazendo sucesso no marketing.
Portanto, a aplicação contínua da inteligência artificial não é apenas uma evolução tecnológica notável. Também representa oportunidades significativas para aprimorar a personalização, automação e eficácia das ações para o interesse do público.
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Vídeos
De fato, a produção de vídeos continuará moldando o cenário do marketing nos próximos doze meses. Sobretudo, quando trazem abordagens criativas para contar histórias, transmitir informações e cativar o público. Portanto, seja com transmissões ao vivo, Reels no Instagram ou vídeos curtos, este formato ajudará a estabelecer uma conexão sólida com os consumidores.
Sendo assim, prepare-se para encontrar ainda mais vídeos nas plataformas em 2024. Afinal de contas, essa é uma forma descontraída, inteligente e eficiente para engajar com a audiência. E o melhor de tudo: uma iniciativa válida para empresas e marcas de diversos segmentos.
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Sustentabilidade
Sem dúvida, a sustentabilidade não é uma tendência passageira, mas um ponto central para todas as empresas. Afinal, a cada ano, os consumidores estão cada vez mais conscientes sobre a temática. Desse modo, eles buscam por marcas que se comprometem de forma genuína com práticas sustentáveis.
Nesse contexto, os brindes ecológicos, por exemplo, representam uma oportunidade das marcas alinharem o discurso à prática. Aqui na Roar, temos uma linha completa de acessórios produzidos com tecidos sustentáveis e que vão muito além da Ecobag! Abaixo, veja algumas opções:
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Aliás, em um case real que fizemos aqui na Roar, a Ceratti demonstrou que essa preocupação com a sustentabilidade não é algo repentino. Portanto, desejava presentear os colaboradores com um brinde sustentável e prático para o fim de ano. Então, partimos para o desafio de criar algo memorável: o resultado foi essa sacola ecológica incrível! Veja aqui o case completo!
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Comunidades
A princípio, a criação de comunidades é uma novidade que veio para ficar em 2023. Sobretudo, esses grupos criados em plataformas como WhatsApp e Instagram, promovem a interação entre pessoas de localizações diversas e interesses em comum. Assim, as empresas e marcas podem se beneficiar do recurso de muitas formas!
Por exemplo, contribui para estreitar a comunicação com os usuários, conhecer preferências e receber feedbacks positivos ou negativos. Assim, cria-se um senso de pertencimento e valorização para esses consumidores, ao demonstrar que há o interesse real de compreendê-los.
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Personalização
Além disso, a personalização também é outra grande tendência promissora para o ano de 2024. Afinal, não há mais espaço para marcas que falam a mesma coisa para diversos perfis diferentes de clientes. Hoje, o consumidor quer se sentir único e valorizado.
Portanto, a prática busca oferecer conteúdos, produtos e experiências que sejam, de fato, relevantes ao público-alvo. Para tornar isso possível, a segmentação com base no comportamento do usuário será o pilar para poder oferecer ações e conteúdos conforme o interesse da audiência.
Inclusive, nas ações de marketing promocional a personalização torna-se essencial para promover o engajamento. Ou seja, para que os consumidores se identifiquem, sintam-se representados e queiram interagir com a marca. Sem dúvida, os brindes personalizados são opções incríveis para promover essa conexão! Inclusive, sem falar na facilidade para acompanhar a rotina do destinatário e também exibir a logo da empresa em qualquer lugar.
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Conte com a Roar em 2024!
Ao longo deste artigo, abordamos o quanto o próximo ano promete muitas mudanças no cenário de Marketing. Mas, isso também simboliza a chegada de oportunidades para a empresa fortalecer e engajar a marca.
Assim, vimos que, para terem sucesso, essas ações caminham para um patamar que as torna mais imersivas, personalizadas e criativas. Ou seja, precisam estar voltadas para impactar positivamente a experiência dos consumidores e, assim, fidelizar mais clientes!
Aqui na Roar estamos preparados para criar brindes costuráveis 100% personalizados, para conquistar diferentes perfis de público-alvo e levar a sua marca para dentro da rotina dele: aumentando a lembrança positiva e o share of mind. Aliás, como somos fábrica, oferecemos a possibilidade de customizar completamente cada acessório: cuidando da produção do começo ao fim!
Inclusive, temos uma equipe de consultores especializados para orientar cada empresa na criação de um brinde personalizado incrível! Além disso, nossa equipe de designers está disponível para criar algo único e exclusivo. Então, tem uma ideia? Nós tornamos realidade! Clique aqui para falar com a nossa equipe e nós criamos para você!