De fato, no mundo empresarial, o ditado “quem planta colhe os melhores resultados“ é mais verdadeiro do que nunca. Principalmente quando falamos de elaborar estratégias para o próximo ano. Inclusive, começar com antecedência garante que tudo ocorra dentro do prazo, mantendo o foco nas metas e maximizando o retorno sobre o investimento. Com o fim do ano se aproximando, já está mais do que na hora de começar o planejamento de marketing 2024 da sua empresa!
Por isso, preparamos esse conteúdo com tudo o que você precisa saber para planejar o próximo ano. Então, continue lendo para saber quais as etapas desse processo, as tendências de marketing que estão despontando, bem como as ações de relacionamento que você precisa considerar!
O que é o planejamento de marketing?
No geral, o planejamento de marketing é uma prática fundamental e estratégica adotada pelas marcas para atingir o sucesso em um mercado cada vez mais competitivo. Afinal, ele se refere ao processo de planejar, organizar e executar as ações de marketing da empresa.
Ou seja, não se trata apenas de criar campanhas publicitárias. Mas, de desenvolver uma estratégia sólida que direcione todos os esforços ao alcance das metas empresariais.
Inclusive, esses são alguns dos motivos pelos quais todas as marcas devem investir tempo e recursos em um planejamento de marketing eficiente:
- Melhor alinhamento de objetivos;
- Economia de recursos;
- Aumento da eficácia produtiva;
- Tomada de decisões assertivas:
- Destaque competitivo;
- Rápida adaptação à mudanças;
- Previsibilidade de tendências.

Quais são as etapas do planejamento de marketing?
Mas, como fazer o planejamento de marketing 2024 na prática? Para ajudá-lo nesse processo, listamos abaixo algumas etapas para seguir:
1. Diagnóstico da Empresa:
Em primeiro lugar, é preciso realizar uma análise profunda da empresa, incluindo a missão, visão, valores e histórico. Para isso, é essencial entender a identidade da organização, os pontos fortes e fracos, bem como as oportunidades e ameaças que a cercam.
Outro ponto importante a considerar é a cultura organizacional. Ou seja, qual o “jeito” da empresa trabalhar, os conceitos em que acredita (e que moldam o ambiente corporativo) e ainda o perfil dos colaboradores. Certamente, isso fornecerá uma base sólida para o planejamento.
2. Análise da Concorrência:
Para competir de forma inteligente, é fundamental entender quem são os concorrentes diretos e indiretos da empresa. Portanto, realize uma análise detalhada do mercado, considerando os produtos e serviços que concorrem de alguma forma com a solução que você oferece.
Além disso, avalie as estratégias de marketing dos concorrentes, os pontos fortes e fracos de cada um. Também leve em conta o posicionamento das marcas e participação de mercado. De fato, isso irá te ajudar a identificar oportunidades e ameaças.
3. Definição de Público-Alvo:
Especialmente a identificação do público-alvo é crucial para poder planejar ações de impacto e bem direcionadas. Nesse caso, uma maneira eficiente de construir o perfil do público é responder a algumas perguntas. Por exemplo:
- Quem são seus clientes ideais?
- Quais são as necessidades, desejos e comportamentos deles?
- Qual o problema que eles têm que a sua empresa pode solucionar?
- Por que eles vão escolher o seu produto/serviço dentre tantos concorrentes?
4. Indicação de Objetivos:
Em seguida, estabeleça metas claras e alcançáveis para o planejamento de marketing. Sobretudo, esses objetivos devem ser específicos, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e com prazo (SMART). Afinal, eles servirão como critérios de sucesso.
5. Definição de Métricas:
Depois, determine as métricas-chave que serão usadas para avaliar o desempenho das estratégias de marketing. Isso pode incluir taxa de conversão, retorno sobre o investimento (ROI), pesquisa de satisfação, dentre outros.
6. Escolha das Estratégias:
Com base nas análises anteriores, defina as estratégias de marketing mais adequadas para alcançar seus objetivos. Hoje são diversas possibilidades, cada uma com resultados distintos. Por exemplo: marketing digital, endomarketing, publicidade, ações promocionais, eventos… são inúmeras estratégias! Portanto, o ideal é combiná-las de forma inteligente, para maximizar resultados.
7. Orçamento Disponível:
Além disso, defina o orçamento disponível para a execução das estratégias escolhidas. Para isso, é importante alocar recursos de forma equilibrada, de acordo com a importância de cada estratégia. Com isso, distribuindo-os ao longo do ano, de acordo com a sazonalidade das vendas.
8. Cronograma Detalhado:
Por fim, crie um cronograma que detalhe quando cada estratégia será implementada e quais ações específicas serão realizadas em cada fase. Principalmente esse passo irá ajudar a manter o planejamento organizado e dentro do prazo.
Então, agora que você já conhece todas as etapas do planejamento de marketing, é hora de colocar a mão na massa para transformar seu plano em ação. Lembre-se de que o sucesso requer comprometimento e execução eficaz das estratégias traçadas.
Dicas para garantir o sucesso do planejamento de marketing 2024
A seguir, algumas dicas valiosas que irão te ajudar na hora de criar o seu planejamento de marketing para o próximo ano:
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- Acompanhe as tendências: esteja sempre de olho no que está por vir no mercado. Por exemplo, mudanças tecnológicas e de comportamento do consumidor podem criar novas oportunidades para a empresa;
- Invista em marketing de conteúdo: desenvolva uma estratégia sólida de marketing de conteúdo que ofereça valor ao seu público. Isso pode incluir blog posts, vídeos, webinars, e-books, lives, infográficos, dentre outros;
- Personalize a comunicação: atualmente, os consumidores buscam experiências únicas. Por isso, utilize dados e automação para segmentar seu público e fornecer ações personalizadas para cada grupo;
- Considere a jornada do cliente: pense no caminho que seus clientes percorrem, desde o conhecimento até a conversão. Assim, você conseguirá criar estratégias específicas para cada estágio, garantindo a satisfação plena dos consumidores;
- Proporcione experiências memoráveis: invista em ações de marketing personalizadas, que gerem experiências inesquecíveis. Aqui, os brindes personalizados são uma estratégia certeira!
- Promova a colaboração interna: instigue a participação de outras áreas da empresa, como vendas e desenvolvimento de produtos. Dessa forma, irá garantir uma estratégia integrada.

Principais tendências de marketing para 2024
Decerto, se antecipar às tendências ajuda a traçar estratégias inovadoras e que se diferenciam da concorrência. Sobretudo, ações que estejam alinhadas com as novas características do mercado. Então, veja as principais para o próximo ano:
Inteligência Artificial
Assim como nesse ano, em 2024 a IA continuará a transformar o marketing. Certamente, tornando a personalização de conteúdo e a automação de processos ainda mais eficientes. Por isso, explorar essa ferramenta pode reduzir custos, aumentar a agilidade da equipe de vendas e melhorar a experiência do consumidor. Com isso, otimizando os resultados.
Conteúdo Interativo
Nos últimos anos, os consumidores vêm buscando cada vez mais experiências envolventes e marcantes. Nesse sentido, os vídeos interativos, enquetes e quizzes são formas eficazes de criar conteúdo que mantém o interesse do público. Sobretudo, porque geram a curiosidade do usuário em participar da “brincadeira”.
Sustentabilidade
Especialmente a conscientização ambiental está mais em alta do que nunca. Inclusive, de acordo com uma pesquisa divulgada pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná, 87% dos brasileiros preferem empresas com práticas sustentáveis na hora de comprar ou investir.
Portanto, mostre como sua marca contribui para um mundo melhor, destacando práticas sustentáveis e responsabilidade social. Por exemplo, aqui na Roar temos uma linha completa de Brindes ecológicos: brindes feitos com material reciclado e que não abrem mão do estilo e beleza!
Conteúdo gerado pelo usuário
Como já dito anteriormente, hoje em dia as pessoas querem se sentir parte das marcas que consomem. Por isso, o UGC (conteúdo gerado pelo usuário) se tornou uma poderosa ferramenta de marketing para aumentar as vendas.
Afinal, esse método consiste em contratar clientes reais da empresa para criar conteúdo de valor sobre o produto. Por exemplo, gravando vídeos ou produzindo stories no instagram. De fato, isso constrói confiança e traz mais credibilidade para a marca.
Colaboração entre marcas
Inclusive, apostar nas famosas collabs pode ser uma maneira eficaz de alcançar novos públicos e criar campanhas conjuntas de alto impacto. Para isso, comece selecionando marcas que seguem os mesmos ideais que a empresa e busque parcerias estratégicas para a marca.
User experience
Certamente, a User Experience ou experiência do usuário continuará a ser uma tendência de destaque em 2024. Aliás, esse conceito precisa ser considerado em todos os níveis: desde a facilidade de uso de um site ou aplicativo, até um momento de interação com a marca durante uma ação promocional, por exemplo.
De fato, aproveitar essas tendências de marketing pode dar à sua estratégia uma vantagem competitiva. Então, avalie quais delas são mais relevantes para o seu público e setor e incorpore-as de forma criativa no planejamento de marketing para obter resultados eficazes e impactantes.
Ações de relacionamento para incluir no seu planejamento de marketing
Sem dúvida, as ações de relacionamento desempenham um papel crucial no fortalecimento dos laços com os clientes, colaboradores e fornecedores. Sobretudo, apostar nos brindes personalizados irá transformar a ação de marketing em uma experiência memorável.
Então, listamos aqui estão algumas ações de relacionamento que você precisa considerar no planejamento de marketing 2024:
Para Clientes
Claramente, as ações de relacionamento não apenas fortalecem a confiança, mas promovem a lealdade. Ou seja, são essenciais para conquistar a fidelidade do público. Sobretudo, criam uma cultura de parceria mutuamente benéfica entre marca e consumidor.
Abaixo, confira algumas indicações de ações de relacionamento para clientes:
- Boas-vindas para novos clientes;
- Programas de fidelidade;
- Webinars e workshops exclusivos;
- Eventos de agradecimento.
Para Colaboradores
Nesse sentido, as ações de relacionamento não apenas demonstram reconhecimento e valorização do colaborador, mas também resultam em maior comprometimento e produtividade.
A seguir confira algumas opções de ações para colaboradores:
- Kit onboarding;
- Programas de reconhecimento;
- Eventos de integração;
- Treinamento e desenvolvimento;
Para fornecedores
Decerto, manter relações sólidas com fornecedores é crucial para garantir um fornecimento confiável e eficaz para a empresa. Por isso, apostar em ações de relacionamento irá promover parcerias duradouras e com termos de fornecimento mais favoráveis.
Confira alguns exemplos para fidelizar os fornecedores da empresa:
- Eventos de networking;
- Incentivos financeiros;
- Brindes de agradecimento;
- Reconhecimento da parceria.
Por fim, não esqueça de acompanhar o que foi, de fato, realizado
De fato, não basta apenas planejar o que deve ser feito no próximo ano no planejamento de marketing 2024. Sobretudo, é preciso acompanhar, sempre comparando o Planejado versus o Realizado.
Também é preciso garantir o compartilhamento das metas e objetivos. Afinal, isso é essencial para que haja o engajamento de todo o time no processo.

Está fazendo o planejamento de marketing da sua empresa? Não esqueça dos brindes!
Ao planejar suas estratégias de marketing para 2024, lembre-se de que os detalhes fazem toda a diferença. Sobretudo, quando se trata de conquistar clientes, reconhecer os colaboradores, ou fidelizar fornecedores. Para todos esses tipos de ações, os brindes personalizados são uma ótima estratégia!
Como a Roar é fábrica e cuida de todo o processo do início ao fim, pode oferecer 100% de personalização. Assim, os brindes vão muito além do comum para se tornarem acessórios amados pelo público e que conquistam um lugar na rotina. Com isso, a lembrança de marca é garantida!
Aliás, aqui na Roar você não precisa nem ter a ideia exata do brinde: temos uma equipe de consultores especializados para orientar a escolha do acessório perfeito para cada ocasião. Não apenas isso, mas para conduzi-lo em todo o processo de produção: desde a ideia até a criação do design e funcionalidades.
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