É bem provável que você esteja lendo esse texto no final ou no início de um ano. Afinal de contas, esse é o período ideal para repassar novas informações aos colaboradores e alinhar as estratégias e metas de venda para um novo ciclo. Assim, eventos como a convenção de vendas é são comuns nessa época.
A saber, esse evento é muito importante para realinhar as forças da equipe de vendas. Tanto em relação aos resultados do ano que se encerra, quanto sobre as estratégias estabelecidas para o próximo ano.
Sobretudo depois das adaptações e desafios da pandemia, esse evento é ainda mais relevante. Afinal, mesmo com o trabalho remoto (ou híbrido) é preciso manter o padrão de qualidade de todas as unidades da companhia.
Mas, para de fato motivar e integrar o time, é fundamental que a convenção tenha algum diferencial. Afinal, é preciso despertar interesse na participação, engajamento com as metas e comprometimento e do time com os resultados.
No entanto, diante de tantas ações para organizar, como saber quais são os melhores brindes para convenção de vendas? Hoje vamos te mostrar aqui os brindes que vão diferenciar e otimizar o evento da sua empresa.
Mas afinal, o que é uma convenção de vendas?
Uma convenção de vendas é um evento estruturado, onde é reunido praticamente todo o quadro de funcionários da empresa. Por isso, geralmente acontece em grandes espaços, como auditórios ou hotéis.
Em geral, na convenção de vendas são reunidos representantes de venda, gerentes e responsáveis (por filiais, por setores ou produtos). Sobretudo, os objetivos se resumem em 5 principais:
- Analisar os resultados obtidos no ano anterior;
- Compartilhar informações relevantes, como políticas, valores, mudanças e lançamentos;
- Integrar a equipe, reforçando o pertencimento de todos a uma única marca;
- Planejar os próximos passos para o novo período;
- Engajar o time para superar as metas estabelecidas.
Em outras palavras, a ideia principal do evento se resume em passar todas essas informações de forma dinâmica e leve. Além disso, permitir a socialização da equipe fora do ambiente de trabalho. Aliás, em especial após a pandemia, motivar e integrar os funcionários se tornou ainda mais essencial.
Como se preparar para uma convenção de vendas
Em geral, uma convenção de vendas dura em média de 1 a 3 dias. Assim, ela tem como finalidade:
- Gerar foco na equipe;
- Provocar mudanças positivas;
- Propor desafios;
- Capacitar e corrigir falhas;
- E compartilhar informações.
Portanto, é um evento crucial para a empresa, que terá reflexos ao longo de todo o restante do ano. Logo, uma convenção de vendas exige organização e planejamento. Então, veja a seguir o que considerar:
Pense no momento do mercado
Sem dúvida, analisar as tendências e o momento atual do mercado é essencial para formular os objetivos da convenção. Ou seja, para estabelecer as metas para o próximo ano, aproveitando as oportunidades do ambiente externo.
Pense também no momento dos funcionários
A saber, uma das principais dicas para uma convenção de sucesso é pensar no local e nas atrações do evento com antecedência. Aqui, não esqueça de considerar as adaptações para que os funcionários consigam participar.
Por exemplo, se o evento for presencial, use as medidas de segurança em decorrência da pandemia, como máscara e álcool gel. Ou então, adapte a convenção para o online se a equipe estiver em home office. Em ambos os casos, pense em atividades marcantes, como:
- Palestrantes externos;
- Entregas de prêmios aos melhores vendedores;
- Show de encerramento;
- Sorteios de brindes.
Enfim, o importante é que a equipe saia motivada e com o entusiasmo renovado.
Capriche no tema do evento
Como as convenções geralmente são realizadas anualmente, os participantes ficam ansiosos aguardando algo diferente e memorável. Portanto, é importante não falhar na temática do evento.
Depois de definir os objetivos, pense em como eles podem ser abordados de forma criativa e dinâmica. Sempre levando em consideração a realidade da empresa e dos colaboradores. Principalmente, a fim de recuperar a autoestima e confiança depois dos desafios da pandemia
Para isso, conte com a ajuda da equipe de marketing, ou até mesmo como uma agência de marketing! Seja para criar o slogan, a identidade visual, até mesmo uma campanha de divulgação para o evento.
Defina um orçamento
Logo no início, é importante definir um orçamento para a convenção de vendas, de acordo com as prioridades da empresa. Por exemplo, alguns itens que devem ser orçados, são:
- Local para realização;
- Transporte e logística;
- Refeições;
- Palestrantes;
- Ações de marketing, como brindes personalizados;
- Honorário para a equipe que vai trabalhar durante o evento.
De fato, preparar um orçamento realista evita despesas extras e garante um bom retorno sobre o investimento.
Ideias dos melhores brindes para convenção de vendas
Os brindes corporativos personalizados pela Roar sempre fazem sucesso em uma convenção de vendas. Sobretudo, são ideais para motivar a equipe e fazer com todos se sintam parte daquele momento.
Portanto, criamos uma lista com 5 sugestões de brindes, que são os mais vendidos na Roar para as convenções de vendas:
01 . Mochila
As mochilas são itens modernos, que combinam bastante com a rotina dos vendedores. Afinal de contas, ela permite praticidade e segurança para armazenar e carregar os pertences na rotina. Ou seja, é fundamental para facilitar a mobilidade do profissional.
02 . Melhores brindes para convenção de vendas: pasta
Já a pasta, combina bastante com o evento em si. Geralmente são distribuídos flyers, panfletos e outros materiais impressos que são utilizados durante a programação. Dessa forma, além de facilitar a distribuição dos materiais, a pasta pode ser usada posteriormente para o participante armazenar seus documentos.
03 . Sacola
Assim como a pasta, as sacolas são brindes bastante indicados para as convenções de vendas. Por exemplo, além de possibilitar que os materiais do evento sejam distribuídos com excelência, ainda promove a marca para outras pessoas de fora da convenção. Além disso, não podemos esquecer que é um brinde que combina com todos os perfis.
04 . Térmica
Aliás, por falar em promover a marca… A bolsa térmica é especialista em divulgar a empresa, fazendo com que a mensagem da convenção de vendas esteja sempre presente na rotina dos participantes.
Afinal, todo mundo gosta de ganhar uma térmica! Especialmente nessa época do ano que é bastante quente. Então, com certeza o brinde será muito útil, além de motivar a equipe de vendas a alcançar ainda mais resultados.
05 . Melhores brindes para convenção de vendas: mochila de rodinhas
Por fim, a mochila de rodinhas é um brinde corporativo bastante indicado para a ocasião. Inclusive, personalizar uma mochila desse modelo garante credibilidade à marca e ao evento, passando confiança aos participantes. Além disso, as rodinhas vão trazer mais conforto e praticidade para os funcionários: um benefício que será sentido durante todo o ano!
Como utilizar os melhores brindes para convenção de vendas?
Como falamos anteriormente, a convenção de vendas pode durar até 3 dias. Portanto, é essencial ter um cronograma bem definido das ações que serão realizadas.
Sobretudo, existem várias oportunidades para explorar com os brindes personalizados. Por exemplo:
Desafiando a equipe
São indicados para integrar a equipe. Então, você pode criar atividades dinâmicas, como jogos ou simulações de vendas, e premiar os ganhadores com brindes personalizados. Além de elevar a autoestima, os itens servem como motivação para a equipe.
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Reconhecendo a dedicação
Aliás, reconhecer os funcionários ou equipes que se destacaram no ano anterior é essencial. Por exemplo, você pode usar os brindes para premiar aqueles que trouxeram mais resultados e que contribuíram para o crescimento da empresa. Dessa forma, você estará inspirando o restante do time.
Em contrapartida, você pode criar brindes e distribuir para todos os participantes, como forma de agradecer e ressaltar a importância de cada membro da equipe.
Treinando as habilidades
Depois de tantas adaptações, é preciso preparar a equipe para enfrentar os desafios nesse “novo normal”. Afinal de contas, as vendas foram diretamente impactadas pela pandemia e as novas formas de consumir. Por exemplo, você pode organizar treinamentos para a equipe usar as novas ferramentas online, e a fim de incentivar que o time coloque os novos conhecimentos em prática.
CONCLUSÃO
Com certeza nesse texto você percebeu que a convenção de vendas demanda bastante organização e planejamento. Afinal, é um evento que dura até 3 dias e reúne representantes de diferentes unidades da empresa. Em especial por acontecer anualmente, é essencial que essa ocasião seja diferente. Não só para motivar a equipe a alcançar as metas estabelecidas, mas também para restabelecer a confiança e entusiasmo depois de tantos desafios do ano que se encerrou.
Então, para destacar e deixar o evento memorável, os brindes personalizados são fundamentais. Aqui você conheceu os 5 brindes mais vendidos na Roar para essa ocasião: porém temos diversas outras opções! Então, clique aqui para baixar o nosso catálogo ou, se preferir, a Roar cria o brinde ideal para a convenção de vendas da sua empresa.
Conte com quem está há mais de 20 anos ajudando grandes eventos e empresas a se destacar no mercado! Vamos lá?