“Quando a vida te der limões, faça uma limonada”. Seja como for, sempre é possível tirar algumas lições das situações adversas. Com certeza, depois de um ano desafiador, já é possível refletir sobre as lições de 2021 que as empresas aprenderam, em especial no modo de trabalhar e gerir equipes.
Afinal de contas, este foi mais um ano ímpar no mundo inteiro. Embora a pandemia tenha causado muito estrago, é certo reconhecer que ela gerou a oportunidade de aprendizado em várias esferas.
Por exemplo, aprendemos uma nova forma de viver, se relacionar e trabalhar. Dessa maneira, termos como saúde mental, flexibilização e adaptação estiveram em alta durante o ano. Sobretudo, no mundo corporativo!
Então, veja as lições de 2021 para as empresas, baseadas nas experiências da maioria. Agora, passado o período mais crítico, veja o que as organizações podem fazer para restaurar a confiança e o engajamento da equipe após tantas adversidades.
Por que 2021 foi um ano diferente para as empresas
De fato, nos últimos anos, as empresas tiveram que se reinventar para se manter no mercado. Enquanto as pessoas tiveram de ficar em casa para se proteger, as marcas precisaram ir para a internet. Ou ainda, consolidar a presença por lá.
A saber, quando refletimos sobre as mudanças e desafios que 2021 trouxe para o mercado brasileiro, vale destacar fatores como:
- Home office: a adaptação de trabalhar em casa, equilibrando as tarefas domésticas sem perder a produtividade, foi um dos maiores desafios para os colaboradores;
- Lazer: os passeios em família, shows, eventos e comemorações foram suspensos, não somente diminuindo as vendas do setor, como afetando o bem-estar das pessoas;
- Vendas presenciais: com o fechamento dos estabelecimentos comerciais, as vendas presenciais foram praticamente nulas. Dessa forma, de uma hora para outra, as empresas precisavam ter toda uma estrutura de delivery em pleno funcionamento, para continuar sobrevivendo.
- Eventos corporativos: por fim, vale lembrar que muitos dos eventos corporativos (tanto internos quanto externos) que antes aconteciam de forma presencial, foram adaptados ao online. Assim, exigiram muita criatividade por parte dos profissionais de marketing e RH para manter o engajamento e migrar os relacionamentos para o digital.
Efeito da pandemia nos pequenos negócios
Quando olhamos para o mercado empreendedor, vemos o tamanho do estrago. De acordo com a Pesquisa Pulso Empresa: Impacto da Covid-19, feita pelo IBGE, a pandemia provou o fechamento temporário ou definitivo de diversos negócios. Por exemplo:
- Comércio: 40,9%;
- Serviços: 39,4%;
- Construção: 37,0%;
- Indústria: 35,1%.
A saber, mais de 70% dos empreendedores que continuaram em atividade, relataram que a Covid-19 impactou diretamente a empresa. Em contrapartida, 13,6% afirmaram que encontraram oportunidades de negócios, mesmo na pandemia.
As lições de 2021 para as empresas: o que aprendemos?
Sem dúvida, as empresas tiveram que enxergar novas oportunidades de crescimento em meio às dificuldades de 2021. Em meio ao isolamento social, ficou claro o quanto era importante investir em relacionamentos. Tanto com colaboradores quanto com os clientes, para fortalecer a cultura organizacional e manter as parcerias e bons resultados.
Portanto, as principais lições foram:
01 – Lições de 2021: crises acontecem
Crises inevitáveis acontecem repentinamento, e ninguém está imune a isso. Assim, as empresas que tinham plano de crise, conseguem resistir às tempestades com menos estresse e mais tranquilidade do que aquelas que não tinham uma alternativa de contingência.
Portanto, aqui a lição é sobre a importância de haver planejamento para lidar com situações adversas. Por exemplo, isso significa estar organizado para possivelmente:
- Reduzir atividades;
- Migrar processos para o ambiente virtual;
- Adotar novas formas de trabalho;
- E usar novas ferramentas.
02 – Adaptação pode significar oportunidade
Com o distanciamento social e o surgimento das variantes, o home office praticamente se consolidou entre as empresas brasileiras. Aliás, ele mostrou que existe uma alternativa que pode ser bem aproveitada e até significar aumento de produtividade e redução de custos.
Porém, isso exigiu de todos uma adaptação. Não somente técnica, mas também envolvendo a rotina dos profissionais, que precisaram conciliar trabalho, vida pessoal e tarefas domésticas.
Assim, fica a lição de que às vezes é preciso ter coragem de mudar e fugir do tradicional. No fim, o home office a garantiu segurança e praticidade para os funcionários e gerou redução de custos e maior agilidade para as empresas no contexto de crise.
03 – Equilíbrio e saúde mental na jornada de trabalho
Outra tendência que veio para ficar é a flexibilização da jornada de trabalho. Afinal, com o trabalho remoto, muito foi repensado sobre os horários “fechados” que o trabalhador precisava ser produtivo.
Inclusive, a saúde mental entrou em pauta: com as pessoas trabalhando de casa, era comum que a jornada se estendesse. E isso causou um adoecimento generalizado. Em conjunto com o medo e incertezas da pandemia, deu-se o cenário perfeito para a ansiedade, estresse e burn-out.
Assim, aprendemos mais uma lição: é preciso encontrar o equilíbrio. A partir disso, as empresas passaram a se preocupar mais com a saúde mental do time, entendendo que é essencial também para a saúde da corporação.
04 – Lições de 2021: comunicação é tudo
Com certeza, a comunicação foi uma habilidade essencial durante a pandemia. Sobretudo por que os gestores tiveram de aprender a se comunicar com o time de forma remota. Mas, ainda tomando cuidado para não sufocar ainda mais os colaboradores, já angustiados pelo isolamento.
Dessa forma, o “chefe” passou a ser o “líder”. Ou seja, precisou estar mais próximo, ser uma pessoa presente, aberta ao diálogo e ajudar o funcionário nos desafios da rotina.
Como as lições de 2021 podem afetar todo o time
Então, termos como flexibilização, adaptação e reinvenção resumem o ano da maioria das empresas brasileiras. Sem dúvidas, as lições de 2021 não afetaram somente os gestores, mas toda a equipe, consumidores e o modo de fazer negócios no mundo inteiro.
Portanto, é essencial desenvolver ações para sensibilizar o time e mostrar que os desafios foram superados. Aliás, a época ideal para essa iniciativa é justamente no início do ano. Não só para mostrar que um novo ciclo se inicia, mas também para transmitir segurança de que está tudo bem.
Dicas para empoderar o time em 2022
Para tranquilizar a equipe, não precisa ter ideias mirabolantes ou mudar a empresa do dia para a noite. Sobretudo, basta despertar a confiança e o engajamento dos colaboradores.
Então, veja o que fazer a fim de motivar seu time a não desistir depois de um ano tão desafiador:
Mantenha os feedbacks constantes
Faça reuniões periódicas para saber como estão as atividades dos colaboradores, e ofereça palavras de apoio e motivação.
Para isso, construa um processo de comunicação constante. Afinal, deixar a equipe atualizada sobre tudo o que acontece na empresa é essencial para gerar nela um senso de pertencimento.
Esteja próximo dos colaboradores
A maioria das empresas está atuando no modelo de trabalho remoto ou híbrido. Portanto, é ainda mais importante que os colaboradores sintam o reconhecimento e cuidado da companhia.
Dessa forma, crie novos canais e oportunidades de demonstrar isso ao time. Por exemplo, faça reuniões one-a-one, promova palestras com temas relacionados à saúde (física ou mental), surpreenda o colaborador (com um brinde ou mimo) e tenha com a equipe momentos de descontração.
Aposte em eventos de endomarketing
O endomarketing é uma ferramenta eficaz para manter uma equipe motivada, depois de um período tão turbulento. A saber, esse marketing voltado para dentro da organização visa envolver a equipe com os propósitos e valores da companhia.
Por exemplo, você pode organizar um evento mais descontraído, como happy hour, para despertar o engajamento pessoal e profissional. Ou ainda, ocasiões mais formais, como um coffee break dentro da própria empresa.
A saber, para que o endomarketing seja eficiente, é sempre bom ter aquele “tempero a mais”. Ou seja, você pode criar brindes personalizados e surpreender os colaboradores com uma experiência agradável. Afinal, isso é essencial para restabelecer a confiança do time.
Fortalecendo os laços com brindes personalizados
A saber, depois de tantos desafios, além de recuperar a confiança da equipe, é essencial fortalecer o relacionamento com ela. Afinal, é preciso manter o time engajado com as entregas e feliz em relação à empresa.
Então, você pode criar brindes que representam confiança, pertencimento e que despertam a motivação. Sem dúvida, esses são os elementos essenciais para um recomeço a todo vapor.
Por exemplo, escolhendo o tecido, a estampa e a cor ideal para o acessório, aqui na Roar você cria um item 100% customizado. Assim, fica mais fácil representar os propósitos e valores da marca. Inclusive, fazendo com que a empresa esteja no cotidiano dos funcionários, muitas vezes trazendo praticidade, conforto e segurança.
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- Mochilas;
- Necessaires;
- Bolsas térmicas;
- Sacochilas;
- Pastas;
- Shoulder bags;
- dentre outros!
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CONCLUSÃO
O ano de 2021 nos trouxe várias lições sobre o modo de viver e se relacionar. Aliás, no ambiente corporativo não foi diferente! Certamente, fatores como flexibilização, adaptação e valorização da saúde e bem-estar entraram na pauta das empresas.
Afinal de contas, os últimos anos foram atípicos. Não somente pelo home office, como também por muitos desafios. No entanto, frente a tantas adversidades, surgiram vários aprendizados.
Hoje, é preciso olhar para as adversidades como berçário de oportunidades. Então, na retomada, o mais importante é recuperar o engajamento e motivação da equipe. Por exemplo, usando os brindes personalizados para despertar o entusiasmo e comprometimento.
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