Está em busca de ideias criativas para comemorar o Novembro Azul na empresa? Então continue com a gente e descubra como tornar essa data memorável!
O Novembro Azul é uma oportunidade para a empresa demonstrar a importância da saúde dos funcionários e oferecer a eles orientações ou suporte médico para enfrentar os tabus relacionados ao câncer de próstata. Sem dúvida, as ações realizadas nesta ocasião são fundamentais para aproximar os colaboradores e aumentar a confiança deles na empresa.
Não só isso, mas também tem um papel importante na conscientização sobre os exames preventivos que devem ser realizados pelos homens. Afinal de contas, o diagnóstico precoce garante a cura de aproximadamente 90% dos casos do Câncer de Próstata.
Por que se preocupar com a saúde dos colaboradores?
Antes de mais nada, a saúde dos funcionários é determinante para a competitividade da empresa. Afinal, quando o colaborador se sente confortável e saudável no local de trabalho, ele se torna mais produtivo e engajado com suas tarefas.
No entanto, mais importante que isso, é as empresas promoverem o bem-estar do time com o objetivo de proporcionar a eles um benefício concreto. Isso demonstra valorização por parte da companhia, através do cuidado especial com aqueles que são os seus principais ativos. Dessa forma, os funcionários se sentem valorizados como pessoas e não somente como profissionais.
Por que existe o Novembro Azul?
O Novembro Azul é uma campanha que surgiu em 2003 em Melbourne, na Austrália. Na verdade, tudo começou com uma brincadeira entre dois amigos que cogitaram se ficariam bem de bigode, o que estava fora de moda na época.
Então, inspirados pela campanha da mãe de um outro colega, que levantava fundos para o combate ao câncer de mama, os amigos tiveram a ideia de associar o bigode com a conscientização sobre a saúde masculina. Por isso, escolheram o mês de novembro para deixar o bigode crescer. Afinal, no dia 17 já se comemorava o Dia Mundial do Combate ao Câncer de Próstata.
A iniciativa foi se espalhando até que, no ano seguinte, surgiu a Movember Foundation: uma organização sem fins lucrativos que tinha como objetivo arrecadar fundos para o combate ao câncer de próstata. Sendo assim, com o passar dos anos a campanha atraiu cada vez mais adeptos, chegando a diferentes países.
O Novembro Azul no Brasil
O Novembro Azul chegou no Brasil em 2008, trazido com a ajuda do Instituto Lado a Lado pela Vida, em conjunto com a Sociedade Brasileira de Urologia.
Além da campanha ser voltada para conscientização da doença, também visa derrubar preconceitos e incentivar os homens a se consultarem e fazerem os exames, principalmente o exame físico (toque) e o PSA (exame de sangue). Por exemplo, aqui no País é bastante comum serem realizadas palestras ou eventos relacionados ao tema, inclusive dentro do ambiente corporativo.
Além disso, assim como acontece com o Outubro Rosa, no mês de novembro muitas cidades iluminam seus monumentos e prédios públicos na cor azul.
A realidade da doença
A saber, essas ações de conscientização são essenciais para mobilizar a população masculina, portanto, devem fazer parte da campanha de novembro azul na empresa. Afinal de contas, o câncer de próstata é o tipo de câncer mais comum entre os homens, representando 29% dos diagnósticos da doença no Brasil. Inclusive, dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), apontam para 65.840 novos casos da doença a cada ano, entre 2020 e 2022.
Além disso, é importante lembrar que esse é o segundo tipo de câncer que mais mata homens no Brasil: de acordo com o Ministério da Saúde, foram 15.576 óbitos somente em 2018. A saber, alguns fatores de risco para o surgimento da doença, podem ser:
- Idade;
- Excesso de peso;
- Histórico familiar;
- Alterações genéticas;
- Etnia;
- Uso de produtos químicos.
Importância do diagnóstico precoce
Com efeito, esses dados nos mostram como a doença é mais comum do que a maioria imagina. Por isso, além da prevenção, o diagnóstico precoce é essencial a fim de evitar complicações futuras e, principalmente, aumentar as chances de cura da doença.
Aliás, a maior objeção para grande parte da população masculina, ainda é a realização do exame de toque. No entanto, ao lado do exame de sangue, esse é o principal método para diagnosticar o problema.
Por isso, ações criativas no ambiente corporativo que desmistificam o exame e encorajam os colaboradores a realizá-lo, são fundamentais. Além disso, incentivam os funcionários a estarem sempre atentos à importância de realizar o diagnóstico precoce da doença, que não apresenta sintomas nos estágios iniciais.
Novembro Azul na empresa: prevenção que cura
Afinal, como os colaboradores passam a maior parte do dia no ambiente de trabalho, é papel da empresa desenvolver ações do Novembro Azul, para assegurar o bem-estar do time. A saber, se a companhia não tomar essa atitude, é possível que o funcionário não tenha tempo ou oportunidade para buscar informações acerca da doença.
Além disso, como já falamos, o diagnóstico precoce aumenta a chance de cura para 90%. E ele é muito importante porque a doença é assintomática no início: só apresenta sintomas quando está avançada, com poucas chances de cura. Em outras palavras, esse diagnóstico é considerado por muitos especialistas como uma prevenção secundária.
5 ações criativas para o Novembro Azul na empresa: o que fazer pra ser relevante
Ter ideias criativas para essa ocasião, é uma tarefa difícil para muitos líderes de marketing ou RH. Afinal, isso exige um senso de responsabilidade e cautela por se tratar de uma doença cercada de tabus.
Por isso, separamos aqui as 5 melhores ideias para informar o time em relação ao problema, de forma que eles cuidem melhor da saúde e ainda vejam a empresa como uma companhia que preserva o valor humano.
1 – Decoração e materiais sobre o tema
Decorar de azul os ambientes estratégicos da empresa, é uma boa estratégia para engajar os colaboradores. Ou seja, essa iniciativa faz com que todos entrem no clima da campanha. Inclusive, que tal combinar o último dia da semana para todos vestirem azul?
Inclusive, se a equipe estiver no home office, não se preocupe! Além de enviar e-mails com layout comemorativo, outra ideia é criar molduras virtuais com o nome da empresa e o tema da campanha, para serem postadas nas redes sociais dos funcionários. Outra ideia é fazer um “encontro virtual” com todos vestindo azul, para falar sobre o tema.
2 – Histórias inspiradoras
Agora, para quem deseja mobilizar o lado emocional dos colaboradores, nada mais adequado do que promover uma ocasião especial com histórias de vida inspiradoras. Por exemplo, é possível convidar alguém que tenha vencido a doença para compartilhar suas experiências e sensibilizar a todos da importância do diagnóstico precoce.
Aliás, se na empresa existir algum funcionário que tenha passado por essa situação, é ainda mais eficiente que ele converse com os próprios colegas de trabalho. Isso gera um senso de empatia entre a equipe.
3 – Ações virtuais
Atualmente, indiferente se a equipe está ou não no home office, é comum que as empresas promovam eventos virtuais para diferentes finalidades. Então, por que não aproveitar essa oportunidade para comemorar o Novembro Azul na empresa?
Por exemplo, uma ideia bacana é convidar um especialista para falar do assunto ao vivo, em um evento fechado da empresa. Depois disso, é possível promover uma “roda de conversa” junto com os colaboradores.
Mas, para quem pretende ser ainda mais memorável, a alternativa é proporcionar um benefício concreto aos participantes. Ou seja, um brinde personalizado para Novembro Azul. Certamente isso fará com que os funcionários se lembrem todos os dias da importância de cuidar da saúde em relação à doença, ao usarem o brinde durante a rotina.
4 – Palestras de conscientização
Não podemos esquecer das tradicionais palestras na empresa, pois elas ainda continuam sendo uma das ações mais assertivas. Essa é uma excelente maneira, não somente de conscientizar o time, como também de informar e ser um espaço para esclarecimento de dúvidas.
Portanto, busque um especialista que fale uma linguagem mais informal, de modo que a palestra seja um momento de descontração, mas de muito aprendizado.
Aliás, nessa ocasião usar os brindes como aliados também é uma excelente alternativa para fortalecer a mensagem. Veja algumas opções:
5 – Um incentivo a mais
Por fim, para que o Novembro Azul na empresa faça diferença de fato na vida dos colaboradores, já pensou oferecer um benefício para aqueles realizarem os exames preventivos?
Essa é uma alternativa vantajosa tanto para a empresa, que não precisa fazer grandes investimentos, como também para o colaborador, que estará cuidando da sua saúde.
Alguns exemplos de benefícios, são:
- Oferecer um dia (ou meio) de folga do trabalho;
- Distribuir kit de brindes personalizados com uma #eumecuido, por exemplo;
- Vale refeição em um restaurante que todos gostam;
- Passaporte para alguma atividade de lazer ou cultura.
Enfim, as possibilidades são inúmeras, basta colocar a criatividade em prática!
[bloco-produtos categoria=”sacomochila” ordem=”ASC”]
CONCLUSÃO
Mais importante que valorizar a saúde do colaborador pensando em sua produtividade, é promover o bem-estar do time, investindo na saúde de cada indivíduo. Por isso, o Novembro Azul na empresa é tão importante a fim de encorajar os funcionários a realizarem os exames preventivos, assim como de informar sobre o câncer de próstata.
Dessa forma, é fundamental que as empresas invistam em ações voltadas para essa causa, afinal de contas o diagnóstico precoce aumenta a chance de cura para cerca de 90%. Por isso, selecionamos essas ideias assertivas e com excelente custo-benefício, pois certamente são vantajosas tanto para a empresa quanto para o colaborador.
Então, se você precisa de ajuda para tornar essa ocasião memorável, clique aqui para falar com um de nossos consultores ou mande a sua ideia e criamos o produto ideal para o Novembro Azul da sua empresa!