Anualmente, o Outubro Rosa é uma campanha que ganha cada vez mais adeptos, inclusive trazendo visibilidade para a causa dentro do meio corporativo. Dessa forma, há uma expectativa quanto às ações que serão realizadas para comemorar o Outubro Rosa na empresa. Afinal de contas, essa data pode transmitir o cuidado da empresa para com suas colaboradoras, lembrando-as da prevenção do câncer de mama no ambiente onde mais passam tempo no dia: o trabalho.
Sem dúvida, ao criar ações sobre a conscientização desse tema, a empresa estará promovendo a saúde das colaboradoras. Isso porque os índices de cura giram em torno de 95% desde que a doença seja descoberta de maneira precoce. Então, é muito importante que o tema seja abordado para incentivar a realização de exames e quebrar os tabus ainda existentes.
Assim, para auxiliar você a encontrar as melhores ações a serem desenvolvidas nesta data, separamos algumas ideias para promover o Outubro Rosa na empresa. Sobretudo, lembre-se que a mensagem vá além do ambiente de trabalho. Ou seja, alcance familiares, amigos das colaboradoras, ou mesmo mulheres do entorno através de uma ação social. Seja como for, engajar os colaboradores nessa campanha é essencial para que a empresa faça a diferença de fato!
Como surgiu o Outubro Rosa?
A saber, a campanha do Outubro Rosa surgiu na década de 90, nos Estados Unidos. Na época, diversos estados do País aproveitavam o mês para fazer ações isoladas quanto à prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama.
Então, no ano de 1990 aconteceu a primeira Corrida pela Cura, na cidade de Nova York. No evento, a Fundação Susan G. Komen for the Cure distribuiu aos participantes um laço cor-de-rosa. Dessa forma, ele se tornou um símbolo para a causa, que hoje é conhecida mundialmente. Também foi a partir dessa ocasião que o evento passou a ocorrer todos os anos.
Logo em seguida, já em 1997, outras cidades dos Estados Unidos passaram efetivamente a comemorar e fomentar ações de conscientização sobre o diagnóstico do câncer de mama. Assim, essas campanhas ficaram conhecidas como “Outubro Rosa”.
Depois que se popularizou, a iniciativa mobiliza cada vez mais pessoas e entidades, chamando a atenção do mundo para essa causa. Realmente, é impossível passar pelo mês de outubro sem ouvir falar da prevenção do câncer de mama!
Além disso, hoje é comum nos deparamos com ações como:
- Iluminação cor-de-rosa em prédios e locais públicos;
- Enfeites com laços cor-de-rosa;
- Corridas de rua com o tema;
- Desfile de moda com as mulheres que venceram o câncer;
- Peças de roupa especialmente criadas com o símbolo desse mês;
- Eventos esportivos para chamar atenção para a data;
- Documentários e reportagens sobre o tema;
- Entre várias outras ações.
O Outubro Rosa no Brasil
Inclusive, foi justamente a partir de uma iniciativa envolvendo a iluminação de monumentos que a campanha se instalou no Brasil, no ano de 2002. Nessa ocasião, um grupo de mulheres, em conjunto com uma marca de cosméticos europeia, decorou com luzes cor-de-rosa o Obelisco do Ibirapuera, na cidade de São Paulo.
A partir disso, o evento foi se consolidando no País ano após ano. Hoje, é comemorado em diversos outros estados do Brasil.
A importância do Outubro Rosa
Sobretudo, o foco da campanha é alertar as mulheres e a sociedade em geral, sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. Recentemente, o câncer de colo do útero também entrou em pauta.
Assim, as iniciativas sobre o tema não podem perder de vista este objetivo central: divulgar o acesso a serviços voltados à prevenção dessas doenças e incentivar medidas práticas. Por exemplo, o check-up com o ginecologista, o exame de mamografia ou o autoexame.
De fato, essa campanha é de extrema importância para a população feminina principalmente porque cria redes de apoio entre as mulheres:
- as que precisam agendar os exames de prevenção;
- outras que têm medo de fazer esses exames;
- aquelas que estão na luta contra o câncer;
- outras que já venceram a doença;
- as que precisam de ajuda para diagnosticar o problema.
Sem dúvida, esses grupos de ajuda mútua são essenciais para a troca de informações, inclusive sobre as possibilidades de tratamento. Além disso, esse tema traz também à tona a importância do apoio psicológico nessa jornada.
Como o Outubro Rosa reflete na empresa
Primeiramente, ressaltamos que comemorar o Outubro Rosa na empresa pode ser essencial para aproximar os colaboradores e conscientizar a equipe sobre a doença. Ao contrário do que muitos pensam, os homens não devem ser deixados de fora. Pelo contrário! Afinal, eles também precisam estar bem informados para ajudar suas companheiras, amigas ou familiares.
Além disso, a doença deixa de ser vista como um tabu dentro da empresa. Dessa forma, eventuais casos que sejam diagnosticados na equipe não são vistos com preconceito, pois os colaboradores já saberão da importância do apoio nesse momento delicado. A saber, o Outubro Rosa na empresa também ajuda os funcionários a aprender como apoiar e acolher a pessoa que passa pela situação. Não só na fase de exames, mas também no diagnóstico e tratamento.
Em resumo, comemorar essa data traz benefícios tanto para os indivíduos quanto para a companhia. De um lado, o time fica unido e têm mais conhecimento sobre o tema. Do outro, a empresa mostra que se preocupa em cuidar da saúde e bem-estar dos colaboradores (especialmente das mulheres).
A mulher e o mercado de trabalho
Algo que precisamos ressaltar aqui é que participação feminina no mundo corporativo está se tornando cada vez mais expressiva. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, houve uma redução da desigualdade entre homens e mulheres no mundo dos negócios: em 2019 a participação feminina no mercado de trabalho era de 54,5%.
Sem dúvida, esses dados mostram que as mulheres estão ocupando cada vez mais cargos que no passado só eram exercidos por homens. Desse modo, estão fazendo diferença no mercado e trouxeram muitos benefícios para os negócios.
Por isso, não dá para os gestores simplesmente ignorarem o Outubro Rosa na empresa. Sobretudo como uma forma de valorizar a saúde das mulheres, cuidar delas e reconhecer o quanto são importantes no ambiente de trabalho.
5 ideias criativas para Outubro Rosa na empresa
Agora, confira algumas ideias que separamos para que você consiga engajar o seu time na campanha do Outubro Rosa na empresa. Ao contrário do que muitos pensam, nem sempre há a necessidade de grandes investimentos: iniciativas simples já fazem a diferença.
1. Promover um dia onde todos vestem rosa
Aqui, trata-se de uma ação muito simples: você pode definir um dia no qual toda a equipe venha trabalhar vestindo alguma peça de roupa cor-de-rosa. Mas isso vale para homens e mulheres, hein?
Sem dúvida, essa ação além de mobilizar os colaboradores, chama atenção para a causa. Além disso, é importante que o ambiente da empresa também esteja decorado, a fim de que as pessoas entrem no clima e a ação de fato sensibilize as pessoas.
2. Roda de conversa
Além das tradicionais palestras com um especialista da área da saúde, que são uma ótima ideia, já pensou em convidar uma paciente que venceu a doença para fazer uma roda de conversa com a equipe?
Para que a ação seja ainda mais memorável, você pode distribuir necessaires cor-de-rosa para as mulheres, e um laço cor-de-rosa para todos. Desse modo, a mensagem não fica apenas dentro da empresa, mas ficará na rotina delas, como um lembrete dessa ocasião tão importante.
Aliás, a principal vantagem da palestra motivacional é que ela pode ser adaptada para o modelo remoto, ideal para as equipes que ainda estão no home office. Confira alguns modelos de necessaires que podemos criar para você aqui na Roar:
3. Promover a atividade física
Incentivar a prática de exercícios é uma alternativa ideal para promover o bem-estar e valorizar a saúde dos colaboradores. Melhor ainda, é aproveitar esse momento para comemorar o Outubro Rosa na empresa.
Por exemplo, a companhia pode promover uma corrida ou caminhada de rua e distribuir ecobags personalizadas com uma mensagem sobre o Outubro Rosa para os colaboradores que participarem. Ou ainda, é possível promover uma ação dentro da própria empresa, como uma manhã de ginástica laboral, yoga ou qualquer outro exercício físico.
4. Competições internas
A fim de tratar o tema de forma mais descontraída, uma ideia é criar gincanas ou jogos entre os colaboradores. Dessa forma, enquanto todos terão acesso a materiais sobre conscientização, as equipes vencedoras ganham um kit exclusivo.
Por exemplo, um presente que todo mundo gosta de ganhar são as mochilas ou bolsas térmicas. Afinal, esses acessórios são bastante úteis e usados em diversas ocasiões.
Sendo assim, ao personalizar esses acessórios, a empresa estará mostrando para outras pessoas que apoia o Outubro Rosa. E mais importante que isso, estará lembrando as mulheres impactadas pelo brinde sobre a importância da prevenção.
5. Parceria com médicos
Por fim, se a empresa deseja proporcionar um benefício concreto, sobretudo às colaboradoras, fazer uma parceria com médicos é uma boa alternativa. Dessa forma, a companhia estará incentivando que a mulher faça um check-up a fim de identificar possíveis alterações. Além disso, estará lembrando a todos sobre a importância do diagnóstico do câncer de mama e de colo do útero.
CONCLUSÃO
Hoje já vimos que não dá mais para ignorar o Outubro Rosa na empresa. Afinal, as mulheres já representam mais da metade dos times e essa data é muito relevante para a saúde feminina.
No entanto, os homens não devem ficar de fora! Afinal, eles precisam estar bem informados sobre o câncer de mama e de colo do útero, preparados para apoiar as parceiras, amigas e familiares.
Sem dúvida, organizações que se preocupam com o bem-estar dos funcionários mostram que valorizam o seu principal ativo. Então, listamos algumas ações simples que normalmente não demandam grandes investimentos, mas trazem vários benefícios! Não só para a empresa, mas principalmente para a equipe.
Então, se você quer colocar uma dessas dicas em prática e ainda oferecer um presente para deixar a causa mais memorável, clique aqui para falar com a Roar e criar um brinde especial para a ocasião. Afinal de contas, os brindes personalizados são fundamentais para reforçar a mensagem da campanha e ainda faz com que a causa seja promovida a outras pessoas da sociedade. Vamos?