Saiba como organizar uma SIPAT motivadora, que todos vão querer participar!
Antes de mais nada, a SIPAT – Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho é um evento pensado para os colaboradores e, por isso, é de suma importância a participação ativa deles. Logo, saber como organizar uma SIPAT vai desde o planejamento, até pensar em ações que despertem o interesse e aprendizado de todos.
Afinal, se a sua empresa preza pela segurança e qualidade de vida dos funcionários, você já deve saber que ações como a SIPAT são primordiais para conscientizá-los. Ainda mais, para reforçar a segurança no ambiente de trabalho.
Apesar de ser um evento obrigatório, ele tem sua relevância, ao passo que pode salvar vidas, evitar acidentes e ainda melhorar a qualidade de vida. Portanto, a empresa deve encará-la como um investimento e saber como organizar uma SIPAT de forma que se alcance todos os seus benefícios.
Enfim, neste artigo vamos explicar o que é uma SIPAT e sua importância. Em seguida, traremos um passo a passo completo sobre como organizar uma SIPAT de maneira bem sucedida na sua empresa. Continue a leitura e confira!
O que é uma SIPAT?
Primeiramente, a sigla SIPAT significa Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho. Trata-se de um evento que deve ser promovido anualmente, com foco na conscientização sobre a segurança no local de trabalho, incentivo a hábitos saudáveis e promoção do bem estar.
Sobretudo, quando falamos em SIPAT, estamos colocando em evidência a segurança do trabalho. Isto é, trazemos à tona a necessidade de que os colaboradores saibam:
- como executar tarefas do dia a dia de forma segura,
- com conhecimento dos procedimentos de segurança ao usar máquinas e manusear produtos,
- além de compreender as normas e legislações relacionadas.
Ainda mais, o incentivo à saúde física e mental faz parte da pauta do evento. Afinal, muitos colaboradores acabam desenvolvendo doenças ocupacionais e acidentes de trabalho por conta do estresse, cansaço, saúde debilitada, entre outros.
Portanto, a SIPAT visa contribuir ativamente para a redução de acidentes de trabalho. Para isso, diversas atividades podem ser desenvolvidas durante o evento, tais como:
- Palestras;
- Treinamentos;
- Dinâmicas Motivacionais;
- Peças teatrais;
- Gincanas;
- Atividades de Lazer;
- Atividade física;
- Fisioterapia Corporativa.
Quem é o responsável na promoção e organização da SIPAT?
Segundo a Norma Regulamentadora número 5 (NR-5), a SIPAT é uma das atribuições obrigatórias da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA). Porém, você sabe como se constitui uma CIPA?
Antes de mais nada, a CIPA é uma comissão formada por representantes dos empregados e empregadores, por meio de votação. Inclusive, toda empresa que possui mais de 20 funcionários deve ter uma CIPA.
Logo, essa comissão tem como objetivo promover a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, bem como a preservação da vida e promoção da saúde. Assim, organizar uma SIPAT anualmente é uma das responsabilidades da CIPA.
Entretanto, nada impede que outros colaboradores interessados e responsáveis participem e saibam como organizar uma SIPAT. Sobretudo o departamento de Recursos Humanos, que pode contribuir no planejamento e bom andamento do evento.
Qual a importância de saber como organizar uma SIPAT?
De acordo com os dados de pesquisa da Previdência Social, o Brasil registrou 576.951 acidentes de trabalho em 2018. Ao passo que estes acidentes resultam em afastamento permanente ou temporário, invalidez ou até mesmo mortes.
Diante disto, ressalta-se a importância de informar, conscientizar, reforçar e prevenir acidentes. Dessa forma, é possível evitar não só o estresse, multas e indenizações que eles geram, mas também os danos físicos e psicológicos para a vítima e seus familiares.
Portanto, o SIPAT é uma estratégia para que a CIPA reforce aos colaboradores os temas sobre a prevenção de acidentes de trabalho. Consequentemente, há diminuição dos riscos e casos de afastamento.
Ainda mais, sabemos que a saúde mental dos colaboradores tem afetado diretamente nas suas funções. Segundo uma pesquisa da Capita, 47% dos colaboradores acham que é normal sentir estresse e ansiedade no trabalho, ao passo que quase 30% descontam o estresse aumentando o consumo de álcool e cigarro.
Logo, é notório que esses comportamentos prejudicam a segurança das empresas e colaboradores. Portanto, é preciso que a empresa de fato tome conhecimento e responsabilidade para mudar esse quadro.
Acima de tudo, para atingir este objetivo, é preciso saber como organizar uma SIPAT de forma que os funcionários se sintam motivados a participar do evento. Afinal, quanto maior o envolvimento e interesse de todos, maior a chance da mensagem ser entregue com sucesso e resultar em melhorias práticas.
Como organizar uma SIPAT: Passo a passo
1. Planejamento
Antes de mais nada, organizar um evento de uma semana requer um bom planejamento, que defina os responsáveis por cada etapa do processo. Nesse sentido, por ser um evento anual, é indispensável que a CIPA haja com antecedência, definindo o quanto antes:
- Data;
- Atividades;
- Palestrantes convidados;
- Programação;
- Horários;
- Orçamento e levantamento de recursos;
- Equipe e líder.
Além disso, as edições anteriores são uma ótima referência para entender o que deu certo e o que pode ser melhorado nas próximas. Sobretudo, não deixe para planejar de última hora.
Então, faça um cronograma com as tarefas que cada membro da equipe irá realizar durante a preparação do evento. Assim, você não deixa passar nenhum detalhe, além de diminuir a ocorrência de imprevistos.
2. Local e formato do evento
Em seguida, comece a pensar no local onde o evento será realizado e em qual será o seu formato. Seja como for, este é um evento que promove a segurança, então, ela deve ser o principal fator a se levar em consideração nesta decisão.
Atualmente, a maioria das empresas estão optando por realizar o evento de forma online, como uma forma de evitar aglomerações. Ainda assim, o espaço da gravação e transmissão deve ser interessante, envolvente e fora do comum.
Da mesma forma, se optar por um evento presencial, atente-se de que todas as medidas de segurança sejam seguidas e respeitadas. Por exemplo, o distanciamento, uso de máscara e disponibilidade de álcool em gel.
3. Defina quais serão os temas
Antes de mais nada, estude sobre os riscos de saúde e de acidentes aos quais os trabalhadores estão expostos no dia a dia . Além disso, veja quais são as incidências e motivos de afastamento e atendimento médico na empresa.
Em seguida, peça sugestão para os funcionários sobre quais temas consideram relevantes e quais assuntos gostariam que fossem abordados na SIPAT. Assim, é possível aproximar o evento do público, gerar interesse e aumentar as expectativas.
Por fim, converse com os líderes das equipes para descobrir quais são as dificuldades enfrentadas no dia a dia dos funcionários. Sejam elas administração do tempo, comprometimento, ansiedade, produtividade, etc.
4. Pense em estratégias de engajamento
Acima de tudo, a parte mais importante do seu evento é o envolvimento e a motivação dos participantes. Afinal, eles são os verdadeiros protagonistas, pois devem absorver os conhecimentos e colocá-los em prática no seu cotidiano.
Portanto, o evento deve não apenas ser interessante para eles, como também incentivar sua participação. Da mesma forma, o colaborador não pode sentir que se trata de uma obrigação, mas sim que terá benefícios.
Dessa forma, algumas sugestões para engajar seu público antes e durante o SIPAT são:
- Inclua palestras e palestrantes que sejam do interesse do time;
- Entre as gincanas e dinâmicas, entregue brindes personalizados para os ganhadores, como forma de premiação e incentivo;
- Faça uma programação que intercale atividades de desenvolvimento com outras de lazer e relaxamento;
- Distribua brindes para colaboradores após o evento, como agradecimento pela participação.
Ainda mais, distribuir brindes como estratégia de engajamento pode ser muito eficaz! Afinal, isso não só irá motivar, mas também é uma forma de reforçar o tema da SIPAT posteriormente, durante o dia a dia do colaborador.
Entretanto, para que essa estratégia funcione, é importante que o brinde seja útil e faça parte da sua rotina. Caso contrário, ele será simplesmente descartado. Mas, se for realmente de qualidade, bonito e útil, provavelmente seu time terá essa lembrança sempre presente no dia a dia.
Confira alguns brindes que fazem parte da rotina dos colaboradores:
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5. Divulgação
Por fim, garanta que todos os colaboradores tenham ciência da realização do evento. De preferência, crie uma estratégia com um bom tempo de antecedência, para que todos possam se informar e se preparar para essa semana especial. Não apenas isso: crie expectativa e desperte curiosidade no seu time!
Em suma, todos os canais de divulgação são bem vindos, tais como:
- Faixas na fachada da empresa;
- Cartazes em locais de comum acesso;
- Utilização de sinalização digital;
- Envio da programação pelo e-mail institucional;
- Disparo de mensagens para lembrar a data e programação na rede de comunicação direta da empresa.
Além disso, se for acontecer online, intensifique as chamadas pelos meios de comunicação digitais! Por exemplo, envie e-mail e mensagem todos os dias da programação, com o link para acessar o evento.
Igualmente, vale citar as recompensas e brindes como forma de incentivo na divulgação, gerando assim maior interesse do público.
Conclusão
Enfim, mais do que um evento obrigatório, a SIPAT é uma oportunidade de propagar a informação e conhecimento. Desse modo, o colaborador passa a ter mais consciência dos riscos aos quais está sujeito e como pode se prevenir.
Assim, a empresa aumenta a prevenção de acidentes e pode até mesmo salvar vidas. Portanto é crucial que o colaborador se envolva e participe deste evento. Logo, a importância de saber como organizar uma SIPAT é fundamental.
Definitivamente, com boas estratégias de engajamento e divulgação é possível promover um evento inesquecível, que de fato cumpra seu objetivo e traga muitos benefícios para a empresa e seus colaboradores.
Então, se você está organizando uma SIPAT e precisa de ajuda com suas estratégias de motivação e divulgação, fale com um consultor da Roar. Afinal, há mais de 20 anos trabalhamos junto a empresas na elaboração de brindes que engajam e fazem a diferença no dia a dia de seus colaboradores.