Geralmente, o planejamento de marketing 2023 é desenvolvido no final do ano a fim de que ele seja executado a partir do 1º dia de trabalho do ano seguinte. Afinal, se for começar a desenhar o planejamento apenas em janeiro, não terá prazo suficiente para executar, corrigir e tampouco alcançar os resultados esperados. Sobretudo nos primeiros meses do ano. Portanto, quanto antes o planejamento for iniciado, maiores serão as chances de sucesso!
Embora às vezes esse processo seja visto como burocrático ou desnecessário, um planejamento bem feito vai guiar a direção correta que o marketing da empresa deverá seguir. Ou seja, vai traçar o melhor caminho para analisar as ações que devem ser priorizadas e os projetos que devem ser desenvolvidos no ano seguinte.
Então, continue lendo para descobrir o que não pode faltar no planejamento de marketing 2023 do seu negócio:
Mas para que serve o planejamento de marketing?
Basicamente, o planejamento de marketing é um conjunto de ideias e estratégias que orienta a empresa em relação às atividades de marketing e comunicação no longo prazo (neste caso, durante o próximo ano de 2023).
A partir do planejamento, nasce o plano de marketing. De maneira geral, é um documento escrito que:
- Lista e guia as ações que serão realizadas;
- Orienta as equipes responsáveis;
- Distribui os recursos;
- Indica como ocorrerá o monitoramento das ações.
Portanto, o objetivo é alcançar as metas desejadas, durante um tempo hábil e dentro do orçamento.
Objetivos do planejamento de marketing
A partir da organização das estratégias e alinhamento das equipes responsáveis, o planejamento de marketing cumpre ainda outras funções. Por exemplo:
- Otimizar os investimentos a fim de evitar desperdícios e maximizar o retorno;
- Integrar as equipes na busca de um mesmo objetivo em comum;
- Embasar a tomada de decisões quanto ao que será feito no próximo ano;
- Mapear o cenário atual, identificar oportunidades e antecipar ameaças;
- Gerar resultados a longo prazo, sustentando as estratégias.
Enfim, esse planejamento não é apenas um documento que ficará esquecido no fundo da gaveta. Na verdade, é um instrumento essencial para melhorar a gestão do setor de marketing do negócio.
Quais são as etapas para fazer o planejamento de marketing 2023?
Primeiramente, é importante entender que não existe uma “receita de bolo” para desenvolver o planejamento de marketing. Na verdade, as etapas que você conhecerá a seguir são sugestões para criar um planejamento bem feito. Porém, elas podem ser adaptadas de acordo com a realidade e os objetivos do negócio.
1 Diagnóstico da empresa
Em primeiro lugar é preciso olhar para dentro da empresa. Portanto, analise:
- Número de colaboradores;
- Volume de vendas;
- Histórico de faturamento;
- Objetivos a longo prazo;
- Ações já realizadas.
Aqui, é interessante analisar não apenas os pontos fortes e fracos do negócio, mas também as oportunidades e ameaças no ambiente externo. Especialmente, as tendências de marketing para o próximo ano. Assim, é possível garantir que a versão final do planejamento seja adequada à realidade da empresa.
2 Análise da concorrência
Sem dúvida, analisar a concorrência permite não só buscar insights para as estratégias, mas também identificar vantagens competitivas. Portanto, busque informações como:
- Público que os concorrentes atendem;
- Como estão os resultados;
- Histórico de comunicação;
- Como divulgam os produtos e serviços.
3 Definição de público
Depois de analisar a situação da empresa, as oportunidades do mercado e a atuação dos concorrentes, chegou o momento de definir o público-alvo das ações. Para isso, é preciso segmentar as pessoas que a empresa tem contato a partir de características em comum. Assim, as estratégias do planejamento de marketing serão destinadas para o público correto.
Aqui é importante ressaltar que podem ser criados vários públicos-alvo. Por exemplo, você pode:
- Definir os consumidores de determinada linha de produtos;
- Segmentar os clientes internos da empresa;
- Definir potenciais clientes que o negócio pretende conquistar;
- Segmentar por perfil de compra, definindo a PERSONA.
Enfim, o objetivo é mapear os públicos que a empresa atende a fim de direcionar os objetivos mais assertivos e as ações mais adequadas para cada um deles.
4 Definição de objetivos
A saber, os objetivos do planejamento de marketing devem ser:
- Específicos;
- Mensuráveis;
- Atingíveis;
- Realistas;
- Com prazo.
Afinal de contas, de nada adianta definir objetivos amplos, que serão ineficientes. Por exemplo, “vender mais”, “aumentar as visitas no site” ou “aumentar as curtidas nas redes sociais”.
Inclusive, os objetivos de marketing podem interferir nas vendas e no desempenho da empresa. Portanto, é necessário definir metas tangíveis, que tornem-se mais claras e motivadoras para a equipe. Principalmente, para que todos possam seguir um horizonte em comum. Portanto, uma dica é trabalhar com números, prazos e responsáveis para que os objetivos sejam alcançados.
5 Definição de estratégias
Aqui, estamos falando sobre as estratégias que deverão ser seguidas para concretizar os objetivos definidos anteriormente.
Por exemplo, se a meta para o próximo ano é fidelizar 30% da base de contatos atual, provavelmente você precisará de estratégias promocionais e de relacionamento. Por exemplo, automação de marketing, brindes personalizados, programas de fidelidade ou promoções de vendas.
6 Recursos e orçamentos
Finalmente, chegamos no momento de olhar para o bolso e definir o orçamento necessário! Afinal, é fundamental considerar quanto você precisará investir em cada estratégia e nas ferramentas utilizadas. Por exemplo, alguns custos são:
- Contratação de funcionários;
- Campanhas de mídia paga;
- Aquisição de softwares;
- Compra de brindes personalizados;
- Treinamento de funcionários;
- Contratação de serviços.
Enfim, todos os demais custos envolvendo as estratégias de marketing devem constar no planejamento. Sobretudo, para que as despesas fiquem dentro do orçamento e você tenha uma previsibilidade em relação aos gastos.
Tendências de marketing para 2023
Mas, quais serão os caminhos que o marketing seguirá no próximo ano?
Após a rápida digitalização do processo de compras, do atendimento ao cliente e das formas de trabalho, espera-se que as tendências de marketing para 2023 estejam relacionadas justamente ao cenário digital.
Por exemplo, algumas tendências, são:
- Experiências híbridas;
- Marketing de Conteúdo;
- Uso de vídeos curtos, principalmente nas redes sociais;
- Comunicação personalizada;
- Data Driven com foco em otimizar a jornada de compras;
- Influenciadores digitais;
- Inteligência artificial aplicada nas ferramentas de marketing.
Portanto, vale a pena considerar esses insights na hora de definir os objetivos do planejamento de marketing. Dessa maneira, a empresa estará antenada às inovações do mercado.
Principais ações para o planejamento de marketing 2023
Sem dúvida, existem diversas ações criativas que podem ser utilizadas durante a estratégia de marketing anual da empresa. A seguir, inspire-se nessas opções para definir quais aparecerão no planejamento:
- Programa de fidelidade: criar programas de fidelidade com recompensas para os assinantes, como descontos ou brindes personalizados, é ideal para fidelizar os clientes atuais.
- Relançamento de um produto: sobretudo, de um item que não está vendendo tão bem. Por exemplo, você pode criar uma nova embalagem, mobilizar nas redes sociais, fazer campanhas de anúncios pagos e distribuir brindes no ponto de venda.
- Conteúdos ricos: investir em Marketing de Conteúdo no blog, e-mail marketing ou redes sociais é uma forma criativa para a empresa tornar-se uma referência no mercado. Além disso, aumentar as vendas.
- Patrocinar eventos: por exemplo, se você é responsável por uma startup de tecnologia, uma alternativa é patrocinar um evento gamer. Com certeza, deixará a empresa em evidência e conquistará potenciais clientes para a marca.
- Celebrar as datas comemorativas do ano: aqui, você pode organizar ações de endomarketing no Novembro Azul, Outubro Rosa ou na Páscoa e presentear os colaboradores com brindes personalizados. Além disso, pode aproveitar a Black Friday ou o final do ano para vender mais, distribuindo brindes durante ações promocionais.
Não esqueça dos brindes no planejamento de marketing!
Agora que você já aprendeu o passo a passo para criar um planejamento de marketing bem feito, lembre-se que os brindes personalizados são fundamentais para qualquer estratégia de comunicação eficiente. Inclusive, fazendo a cotação com antecedência e já considerando todos os brindes do ano, você pode conseguir melhores condições!
Afinal, seja para vender mais ou melhorar a motivação dos funcionários, os brindes são ferramentas com excelente custo-benefício. Na medida em que podem trazer resultados de produtividade, vendas e fidelização de clientes ou parceiros da empresa.