Embora a discussão sobre o tema seja extremamente importante, abordar o Outubro Rosa na empresa pode ser um desafio para muitas marcas. Principalmente, por o considerarem um assunto “delicado”. Assim, ficam na dúvida sobre quais tópicos falar ou como abordar a campanha de forma informativa e, ao mesmo tempo, criativa. Sobretudo com o intuito de envolver os funcionários.
Ainda assim, é fundamental que o Outubro Rosa não passe despercebido no ambiente corporativo. Afinal, essa é uma oportunidade para a companhia mostrar que se preocupa com o bem-estar das colaboradoras, incentivando-as no cuidado com a saúde. Sem contar que aumenta a percepção de valor da marca no mercado.
Continue lendo para descobrir tudo o que precisa saber sobre essa campanha e conferir 5 ideias incríveis sobre como comemorar o Outubro Rosa na empresa.c
Qual é o objetivo da campanha Outubro Rosa?
Atualmente, o Outubro Rosa é uma campanha realizada anualmente ao redor do mundo, durante o mês de outubro. De modo geral, o objetivo é alertar a sociedade, em especial as mulheres, sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama.
Assim, a data visa a disseminação de informações preventivas e ressalta a importância de olhar com atenção para a saúde feminina. Além disso, o Outubro Rosa também tem como intuito proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento, contribuindo para a redução da mortalidade causada pela doença.
A saber, o câncer de mama no Brasil tem incidência significativamente maior do que a de outros tipos de câncer. Hoje, a forma mais comum de câncer entre as mulheres brasileiras. Por isso, é tão importante aproveitar a oportunidade do Outubro Rosa na empresa. Tanto para disseminar informações sobre a doença quanto para sensibilizar as mulheres para a prevenção e tratamento.
Como surgiu o Outubro Rosa?
Ainda em 1990, o Outubro Rosa surgiu nos Estados Unidos, visto que vários estados americanos aproveitavam o mês de outubro para realizar ações relacionadas à prevenção e ao diagnóstico do câncer de mama.
Nessa época ocorreu a primeira Corrida pela Cura, em Nova York. Na ocasião, a Fundação Susan G. Komen for The Cure distribuiu laços cor-de-rosa aos participantes. Assim, o evento passou a acontecer todos os anos.
Depois de um tempo, outras instituições de estados vizinhos decidiram batizar as ações de conscientização sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama como “Outubro Rosa”. Então, durante o mês, passaram a enfeitar locais públicos com fitas cor-de-rosa e promover eventos com atividades esportivas e desfiles.
Mais tarde, o outubro foi oficialmente escolhido como mês da campanha nacional de combate ao câncer de mama, pelo Congresso Americano. A partir disso, popularizou-se – não apenas nos Estados Unidos, mas também em outros países do mundo – a ação de iluminar locais públicos (monumentos, prédios, teatros, pontes, etc.) com luzes cor-de-rosa.

O Outubro Rosa no Brasil:
Aqui no Brasil, o Outubro Rosa surgiu justamente com a iluminação de monumentos, em 2002. Na época, um grupo de mulheres, apoiadas por uma marca de cosméticos europeia, enfeitou com luzes cor-de-rosa o Obelisco do Ibirapuera.
Porém, a campanha passou a ser promovida pelo Instituto Nacional de Câncer – INCA apenas em 2010. Sobretudo, com a realização de espaços de discussão e conscientização sobre o câncer de mama. Além de dar visibilidade ao assunto, hoje o Instituto também participa promovendo eventos técnicos, debates e apresentações.
Câncer de mama e o câncer de colo do útero
Hoje, esse movimento tem se tornado ainda mais importante no País. Embora o foco principal da campanha seja o combate do câncer de mama, os serviços de saúde aproveitam a ocasião para incentivar as mulheres na prevenção e detecção precoce do câncer de colo do útero. De acordo com o Ministério da Saúde, de 2023 a 2025, cerca de 17 mil mulheres serão diagnosticadas com o tumor, que é causado pelo papiloma vírus humano (HPV).
Dessa maneira, são realizadas inúmeras atividades durante o mês de outubro, como a realização de exames de imagem e laboratoriais. Também, são promovidas atividades educativas, visando a prevenção e o avanço no conhecimento da sociedade em relação aos fatores de risco e hábitos preventivos.
O que fazer no Outubro Rosa na empresa?
Sem dúvida, celebrar o Outubro Rosa na empresa é uma iniciativa extremamente importante. Sobretudo, pelo importante papel social das organizações na promoção da saúde e prevenção da doença. Não apenas dos colaboradores, mas também da sociedade em geral.
Além disso, a campanha também pode incentivar a adoção de novos hábitos de vida. Com isso, as mulheres do time melhoram a qualidade de vida e, consequentemente, a motivação e satisfação no trabalho.
Uma oportunidade para promover a saúde!
Em primeiro lugar, comemorar o Outubro Rosa na empresa é benéfico para os colaboradores, que são o público-alvo principal das ações.
Especialmente para as mulheres, a campanha pode servir como um alerta. Sobretudo, como um “despertar”, para que elas realizem um check-up na saúde com a realização de exames de imagem e laboratoriais.
Também, essa ocasião deve estimular a adesão a uma rotina mais saudável, com novos hábitos. Por exemplo, prática de exercícios, alimentação equilibrada e boas noites de sono.
Mas, que pode impactar todos ao redor…
Acontece que, quando as ações são direcionadas para todos os públicos – incluindo os homens –, elas podem ser ainda mais eficientes. Sobretudo, no sentido de impactar um número maior de pessoas.
Por exemplo, o funcionário que participar de uma palestra pode repassar as informações sobre a prevenção e o diagnóstico para a esposa, irmãs, colegas, amigas, etc. Ou, ainda, elas podem ser convidadas a participar, criando um ambiente de integração com a família.
Caso a empresa realize uma ação externa, como passeio ciclístico, em prol da campanha, diversas pessoas poderão ser impactadas pela mensagem. Não somente as que estiveram andando pelas ruas, mas também aquelas que ficarão sabendo da iniciativa através das redes sociais, site corporativo ou por outro meio digital.
E contribuir para a imagem da empresa!
Sem contar que, celebrar o Outubro Rosa na empresa mostra como a companhia se preocupa com a saúde das mulheres de modo geral. Além de fortalecer os laços com as colaboradoras, ainda desenvolve uma sensação de empatia com as clientes e fortalece a imagem da marca perante os investidores e parceiros de negócios.
Assim, uma ação relacionada ao Outubro Rosa pode render discussões positivas relacionadas à empresa. Portanto, aumenta a visibilidade da marca e fortalece a sua posição no mercado perante os concorrentes.

O que falar sobre a campanha Outubro Rosa na empresa?
De fato, o foco do Outubro Rosa é alertar sobre o câncer de mama. No entanto, durante a campanha esse assunto pode ser abordado de diferentes maneiras ou ainda pode ser relacionado com outros tópicos, como o câncer de colo do útero.
A seguir, veja só algumas ideias do que falar durante a campanha:
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Incidência das doenças no Brasil
Aqui, o intuito é fazer um panorama sobre ambas as doenças no País, trazendo estatísticas sobre os casos. Por exemplo:
- Faixa etária;
- Região geográfica;
- Causas;
- Mortalidade.
Enfim, o foco é mostrar que principalmente o câncer de mama pode ser mais comum do que parece, desmistificando tabus sobre a incidência da doença. Sobretudo, alertando para a alta incidência e despertando para a importância da prevenção.
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Importância do diagnóstico precoce
Depois, pode ser falado também sobre a importância de realizar o diagnóstico logo no início. Principalmente, como uma forma de facilitar o tratamento e diminuir as chances de mortalidade.
Aqui, podem ser esclarecidas diversas informações sobre a detecção dos cânceres, por exemplo os exames necessários e o acompanhamento especializado. Ainda, abordado os sintomas relacionados às doenças.
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Redes de apoio
Também é muito importante falar sobre as redes de apoio que existem para o combate e enfrentamento do câncer de mama. Ou seja, grupos de mulheres que já passaram ou que estão passando pela doença.
Além de apoiar essas redes, o objetivo é mostrar que nenhuma mulher está sozinha. Com certeza, esta pode ser uma forma de encorajar as mulheres que estão sentindo os sintomas a buscarem ajuda.
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Hábitos novos, vida nova
Por fim, a campanha também pode ser uma alternativa para incentivar a adoção de uma vida mais saudável. Especialmente como forma de prevenir não apenas o câncer de mama, mas também várias outras patologias.
Portanto, podem ser informadas dicas e estimuladas novas práticas que tragam benefícios para o dia a dia das mulheres.

5 ideias para Outubro Rosa na empresa
Agora, descubra 5 ideias criativas para colocar em prática e deixar a campanha do Outubro Rosa na empresa memorável:
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Passeio ciclístico
Sem dúvida, o passeio ciclístico é uma ótima alternativa para quem pretende realizar um Outubro Rosa na empresa diferente e marcante.
Além de ampliar a visibilidade da campanha e mobilizar toda a comunidade ao redor, o passeio também se torna um momento de descontração entre a equipe. Assim, ajuda a melhorar o clima organizacional.
Por exemplo, uma dica é realizar o passeio em um sábado à tarde ou domingo de manhã, em um parque ou praia da cidade. Assim, a atividade não interfere no calendário corporativo da empresa.
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Palestra com coffee break
Outra alternativa para mobilizar a todos da empresa – mulheres e homens – sobre a importância da campanha, é realizar uma palestra.
Entretanto, é importante que a palestra não seja chata e entediante, mas sim eficiente, prática e descontraída. Por isso, opte por palestrantes mais dinâmicos e envolventes. É essencial que a palestra seja informativa e, ao mesmo tempo, motivacional. Dessa forma, a mensagem realmente será compreendida pelos participantes.
Ainda, para deixar a ocasião mais interessante, você pode servir um coffee break durante o intervalo ou no final da palestra. Isso também possibilita um momento de interação entre os funcionários, permitindo que eles possam discutir e trocar ideias sobre a campanha.
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Ajudando a comunidade
Ademais, é possível celebrar o Outubro Rosa na empresa e ajudar as redes de apoio que lutam contra o câncer de mama ou que promovem a saúde da mulher. Por exemplo, você pode mobilizar os colaboradores para realizar ações como:
- Pedágio solidário;
- Brechó beneficente;
- Leilão beneficente.
Ou simplesmente arrecadar doações ou suprimentos para destinar para as casas de apoio às mulheres que estão enfrentando, ou que já enfrentaram, o câncer de mama.
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Incentivo às consultas
De fato, o Outubro Rosa é uma oportunidade única para incentivar as colaboradoras no cuidado com a saúde. Portanto, a empresa pode realizar ações que estimulem as mulheres a realizar mamografia e outros exames, assim como consultas de rotina.
Para isso, a empresa pode organizar uma roda de conversa com um médico especialista e, em conjunto:
- Distribuir materiais impressos de conscientização;
- Mostrar depoimentos inspiradores de pacientes;
- Colocar uma caixinha de dúvidas;
- Fechar parcerias para descontos nos exames.
Enfim, o intuito é estimular as mulheres sobre a importância do diagnóstico precoce e sobre o cuidado constante com a saúde.
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Dia Rosa na empresa
Outra possibilidade é organizar um “Dia Rosa” na empresa. Desse modo, o intuito é definir um dia do mês em que todos os funcionários venham trabalhar com roupa cor-de-rosa.
Neste dia, pode ser realizada uma caminhada em uma praça ou parque da cidade, a fim de impactar um número maior de pessoas em relação à campanha. Também, a empresa pode fazer uma foto corporativa e publicar no site, nas redes sociais ou utilizar nos conteúdos institucionais da marca, que serão publicados ou impressos no decorrer do mês de outubro.
O que distribuir no Outubro Rosa na empresa?
Para deixar a campanha memorável para os participantes, entregar presentes personalizados durante as ações é uma estratégia certeira. Sem dúvida, existe uma diversidade enorme de itens que podem ser distribuídos durante a ocasião.
A seguir, veja algumas ideias:
- Sacochilas personalizadas: essa é uma alternativa interessante para entregar durante o passeio ciclístico ou a caminhada. Afinal, é um brinde com estilo esportivo, que incentiva a prática de exercícios e deixa as mãos livres para movimentar o corpo.
- Sacolas personalizadas: esse é um brinde “coringa”, que pode ser distribuído em praticamente qualquer atividade. Sem dúvida, todo mundo gosta de ganhar uma sacola, especialmente por ser um brinde útil. Como será utilizada em diferentes ocasiões posteriormente, a sacola ajuda a aumentar a visibilidade da campanha e da marca.
- Térmicas personalizadas: que tal distribuir uma térmica personalizada para as colaboradoras que realizarem os exames de rotina, como a mamografia, durante o mês de outubro? Com certeza, é uma forma criativa para incentivar o cuidado com a saúde.
- Necessaire personalizada: outro brinde bastante indicado para a ocasião é a necessaire. Além de distribuir para as mulheres que participarem da palestra, é possível oferecer como recompensa para aquelas que ajudaram com doações para as redes de apoio. Com certeza, a necessaire não tem erro! Afinal, pode ser utilizada nas viagens ou no dia a dia para carregar maquiagens, remédios ou itens de higiene.
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