Conheça ideias criativas de marketing para webinar e faça sua marca ganhar espaço no ambiente digital.
Sem dúvida, vender sempre foi um grande desafio para qualquer empresa. Ainda mais no cenário atual, que exige cada vez mais flexibilização por parte dos gestores, com o crescimento da interação online em todos os aspectos. Nesse contexto, o webinar é uma alternativa criativa para aumentar a percepção da sua marca no ambiente digital, e com isso fechar mais vendas. Mas quais as melhores estratégias de marketing para webinar? É isso que falamos nesse texto.
De fato, com o crescimento do digital existem inúmeras estratégias online para agregar valor às empresas, e uma delas é justamente o webinar. Trata-se de um conteúdo audiovisual que tem capacidade de engajar o público e converter os leads em clientes.
Inclusive, se envolver com a audiência na internet é uma atividade indispensável para qualquer negócio que deseja aumentar os lucros. Afinal, somente nos três primeiros meses de 2021, foram realizadas 78,5 milhões de compras online. De acordo com a Ecommerce Brasil, isso representa um aumento de 57,4% em comparação ao mesmo período no ano anterior.
Por isso, continue lendo e descubra o que fazer para turbinar um webinar de modo que ele destaque a sua empresa neste cenário tão disputado!
Mas o que é um webinar?
O webinar, basicamente, é um termo usado para designar reuniões, seminários ou conferências online. A ideia é utilizar ferramentas específicas de comunicação em tempo real, para transmitir discussões, apresentações, palestras ou até mesmo aulas para uma grande audiência.
Em resumo, o webinar tem como objetivo apresentar um tema que interessa a um público específico, a fim de criar autoridade e engajar os participantes. Por isso, ele é considerado uma estratégia de marketing digital. Pois, além de discutir sobre o assunto, ele automaticamente dá visibilidade para quem está organizando ou apresentado o evento.
Tipos de Webinar
Além disso, o encontro também conhecido como webinário, pode ter uma finalidade tanto comercial como educacional. Inclusive, pode ter mesmo os dois objetivos. Por exemplo, você pode explicar como seu produto funciona, ou apresentar cases do seu serviço e, em seguida, partir para a venda propriamente dita.
A saber, pode ser um evento aberto (disponível para qualquer pessoa entrar) ou fechado (exclusivo para pagantes ou para um grupo VIP). No caso de o webinar ser pago, você precisa pensar na forma de realizar as inscrições e até mesmo como gerenciar as vendas dos ingressos. Uma dica é contratar uma plataforma para a gestão dessas tarefas.
Em contrapartida, se o seu webinar for gratuito, a maior preocupação é com a divulgação do evento. Ou seja, é preciso primeiramente que as pessoas tomem conhecimento do encontro e, em seguida, que queiram participar dele.Promover este tipo de evento gratuito é uma maneira ideal de gerar leads para o seu negócio e aumentar as vendas.
Seja pago ou gratuito, o importante é que você terá dados essenciais de pessoas que são estratégicas para você. Afinal, se interessam pelo assunto que você propõe, não é mesmo? Assim, tendo em mãos dados como nome, e-mail e celular dos seus prospects, será possível nutrir o relacionamento após o webinar. .
Por exemplo, é possível enviar e-mail marketing com uma oferta especial ou newsletters periódicos com conteúdos relacionados. A partir dessa interação, você pode vender seu produto ou serviço para esses contatos que você conseguiu apenas organizando um webinar. Legal, não é?
Webinar: Alcance e Conversão de qualidade
Sendo assim, o webinar tem um bom desempenho quando o assunto é alcance, pois uma das maiores vantagens é que você consegue uma grande audiência. Até porque os participantes não precisam ser necessariamente locais, já que o digital possibilita isso.
Além do mais, o webinar é o o material rico com a melhor conversão para atrair leads e concretizar vendas para qualquer empresa. Principalmente para aquelas que atuam no setor B2B (Business to Business).
Inclusive, cerca de 73% dos profissionais e líderes acreditam que o webinar é a melhor forma de gerar leads de alta qualidade, segundo um estudo realizado pela GoToWebinar. Por isso, cada vez mais empresas adotam essa estratégia como forma de ganhar visibilidade no cenário digital.
Benefícios do Webinar
Assim, como você já percebeu, o webinar vem se tornando cada vez mais popular, e uma das justificativas são os inúmeros benefícios que ele oferece. Afinal, além de atrair a atenção do público-alvo, criar autoridade e gerar tráfego, a principal vantagem do webinar é a de se conectar com a audiência.
E esse engajamento, que acontece de maneira dinâmica, é fundamental para aquelas marcas que querem estar mais próximas dos seus consumidores. Afinal, a simples visão do apresentador já humaniza o seminário online e aumenta as possibilidades de criar vínculos com quem está assistindo.
Ademais, com o webinar, você consegue responder às dúvidas e conversar com os participantes em tempo real, incentivando ainda mais o envolvimento.
Além disso, outras vantagens, são:
- Os leads gerados são de qualidade: as pessoas que se cadastraram para assistir ao webinar são aquelas que realmente tiveram interesse no assunto que será abordado no evento.
- Pode ser usado em toda a jornada de compras: existem diversas maneiras de trabalhar com o webinar de modo que ele se encaixe em qualquer etapa da jornada de compras. É possível reunir uma audiência para captação, nutrição ou conversão de leads.
- Conteúdo naturalmente atrativo: por ser em formato audiovisual, o webinar gera engajamento com o público. Afinal, é um conteúdo humanizado, que gera uma sensação de proximidade com as pessoas, tornando os resultados mais interessantes para ambos os lados.
- Conteúdo reutilizável: o webinar não “morre” quando a transmissão termina. Pelo menos, isso não deve acontecer! Por exemplo, eles podem ser editados em vídeos e publicados nas redes sociais. Além disso, podem derivar do webinar artigos, e-books e outros materiais relevantes para manter contato com a audiência.
Ideias criativas para o webinar
Como dito anteriormente, o webinar pode ter a finalidade comercial ou educacional. Seja como for, para que ele seja um sucesso e eficiente em alcançar os objetivos propostos, ele precisa ser criativo.
Para isso, promover um webinar, ao contrário do que muitos pensam, não é uma tarefa impossível! Pelo contrário, é uma estratégia relativamente simples e barata para ser colocada em prática: basta uma câmera, microfone, uma boa conexão e uma iluminação bacana. Além disso, existem várias plataformas que podem te ajudar, como o Youtube Live, GoToWebinar e Google Hangouts.
As ações criativas são relevantes durante todo o processo. Tanto nas etapas iniciais do webinar, onde você precisa conquistar participantes, quanto durante e no pós-evento, como maneiras de interagir e fidelizar o público, respectivamente.
Então, veja algumas ideias para incrementar a estratégia de marketing para webinar:
1. Crie grupos de interação:
Criar grupos em alguma rede social para engajamento antes, durante ou após o evento é uma alternativa para impulsioná-lo e consequentemente promover a sua marca. Por exemplo, envie fotos ou links relacionados ao assunto para criar discussões acerca do tema do webinar.
2. Dispare e-mail marketing
Campanhas de e-mail são excelentes aliadas para turbinar o webinar. Por exemplo, você pode usar essa estratégia para lembrar o seu público sobre a data e horário do evento. Então, capriche no layout e no assunto, e aproveite a oportunidade para usar links para levar os leitores para seus conteúdos ou redes sociais.
3. Use as redes sociais
Aproveite as mídias sociais para divulgar o seu webinar, ou até mesmo gerar comentários após finalizar o evento. Além disso, outra alternativa é criar uma hashtag para incentivar a participação durante a transmissão do webinar. Não esqueça que as redes sociais são poderosas em dar visibilidade para um assunto!
4. Ofereça brindes personalizados para webinar
Uma maneira eficiente de atrair a participação e incrementar o marketing para webinar é utilizar brindes.
Primeiro, porque essa é uma atitude persuasiva que gera reciprocidade, uma vez que, ao dar um brinde antes do evento, a pessoa se sentirá no dever de participar. Em segundo lugar, o brinde personalizado pode servir como prêmio para perguntas realizadas naquele momento, por exemplo. Então, é uma forma criativa e surpreendente de envolver e engajar seus participantes.
Por fim, é uma forma de você continuar com a sua audiência, mesmo depois do evento, participando da rotina dela. Afinal, ela terá algo útil e sempre vai ver lá a sua marca e lembrar dela.
Aqui na Roar, temos consultores especializados que podem te ajudar a escolher qual o acessório que melhor combina com o seu webinar, de modo com que os participantes fiquem encantados com a sua marca.
Aqui na Roar já fizemos alguns brindes para eventos. Veja:
5. Realize sorteios para engajar
Você já deve ter percebido que os “sorteios” estão em alta, sobretudo nas redes sociais. Então, por que não utilizar essa estratégia criativa para otimizar o seu webinar? Afinal, realizar sorteios é uma maneira ideal de conquistar o público e incentivar o engajamento com o evento, pois isso faz com que as pessoas o acompanhem inteiro a fim de participar da ação e ganhar prêmios ou brindes
6. Invista em Kits promocionais
Para surpreender os participantes e elevar o status do evento, você pode montar kits de produtos relacionados ao tema do seu webinar. Para isso, é preciso considerar os hábitos da audiência. Por exemplo: se o seu público é composto por empresários, você pode comprar livros de negócios, empreendedorismo ou gestão, e colocar junto com uma mochila, necessaire ou até mesmo uma sacola personalizada com a sua marca.
Por outro lado, se o webinar é destinado para o público jovem, composto por estudantes, você pode comprar agendas ou planners, e complementar o kit com uma linda shoulder bag. Sem dúvida os participantes irão amar!
Além disso, esse público terá uma motivação para compartilhar e divulgar o seu webinar nas redes sociais. Por isso, além de cativar a audiência, certamente os brindes da sua marca aparecerão em inúmeros stories por aí!
7. Valorize os primeiros ingressos
Nesse sentido, outra alternativa é criar uma ação para estimular a participação. Seja o seu evento pago ou gratuito, você pode desenvolver uma campanha na qual as 30 pessoas que comprarem os primeiros ingressos ganharão um brinde customizado. Isso ativa o gatilho psicológico da urgência e escassez, fazendo com que os interessados corram para comprar os ingressos do seu webinar.
CONCLUSÃO
Agora, você já sabe quais ações de marketing para webinar você pode fazer para turbinar o seu evento. Com certeza, com essas dicas ele será um sucesso em trazer visibilidade para a sua empresa no ambiente digital.
Apesar de o webinar ser semelhante aos seminários presenciais, a tecnologia facilita a sua organização e a prática. Afinal, é muito mais viável transmitir e conseguir um maior alcance com a realização online. Pois nada melhor do que acompanhar um webinar do conforto de casa, não é mesmo?
O importante é que o seu seminário online proporcione aos participantes uma ótima experiência. Para isso, deve ter conteúdo relevante, bem como ações criativas, que sejam memoráveis para as pessoas.
Sendo assim, trouxemos para você diversas dicas para ajudar a turbinar o seu webinar, promover a sua marca no mercado e ganhar espaço no cenário digital. Sem dúvidas, com esse evento online, você ainda tem a oportunidade de captar leads e os transformar em clientes para a sua empresa.
Portanto, aproveite para diferenciar o marketing do seu webinar! Fale com um de nossos consultores aqui na Roar e descubra como enviar brindes personalizados para surpreender sua audiência.