Sem dúvida, o final de ano na empresa é um misto de emoções. Por um lado, há as expectativas dos gestores pelas metas e planos para o novo ano que está chegando. Por outro lado, os funcionários estão ansiosos pelo encerramento de mais um ciclo e pelas merecidas férias e descanso.
Portanto, organizar a confraternização pode ser um desafio! Além das demandas nesta época estarem a todo vapor, os colaboradores já não têm a mesma motivação e produtividade do começo do ano. Então, é necessário ser criativo para promover um momento de celebração que realmente surpreenda e, ao mesmo tempo, que motive a equipe para iniciar um novo ciclo com entusiasmo.
Então, continue lendo para descobrir tudo o que você precisa saber sobre o final de ano na empresa: a importância e dicas práticas sobre o que fazer na ocasião.
Qual a importância da confraternização de final de ano na empresa?
Em primeiro lugar, o objetivo principal da confraternização é promover a integração da equipe. Também, valorizar o trabalho daqueles que dedicaram várias horas para a companhia, durante o ano inteiro.
Além de motivar os funcionários, essa ocasião pode trazer inúmeros benefícios para o negócio. A seguir, entenda a importância da confraternização de final de ano na empresa:
Fator motivacional
Dentre os principais motivos para investir nesse tipo de evento, a motivação que a confraternização proporciona aos funcionários certamente se destaca. Afinal, esse é o momento para comemorar os resultados do ano que passou e mostrar que essas metas alcançadas, na verdade, são devido ao esforço de cada colaborador.
Portanto, com a sensação de pertencimento, os funcionários ficam mais motivados e compreendem que são uma parte importante da empresa. Aliás, lembre-se: colaboradores motivados ficam mais produtivos e engajados para o novo ano!
Fortalece a imagem da empresa
Certamente, a confraternização contribui para o fortalecimento da cultura organizacional da empresa. Afinal, celebrar esse momento é uma maneira de fazer com que os funcionários sejam aliados da organização. Não apenas esforçando-se mais durante a rotina de trabalho, mas também divulgando a empresa no meio social em que vivem. Ou seja, os colaboradores tornam-se defensores da marca, pois desenvolvem um carinho especial pelo negócio.
Além disso, vale ressaltar que a valorização dos funcionários também é vista com bons olhos pelos clientes e investidores. Portanto, contribuindo para a imagem pública da empresa.
Favorece os relacionamentos profissionais
Geralmente, a confraternização é um momento que contribui para que os colegas de trabalho possam se aproximar mais e criar vínculos profissionais e até mesmo pessoais. Assim, o evento pode criar a sensação de integração, deixando mais próximas as pessoas de setores diferentes e fazendo com que todos conheçam uns aos outros.
Inclusive, esse fator também é relevante para a empresa, na medida em que estimula a comunicação interna, criando um ambiente de trabalho mais agradável. Por exemplo, o clima amigável diminui desavenças pessoais, absenteísmo e até mesmo o nível de turnover. Portanto, facilita o trabalho do setor de RH.
Mostra a valorização dos funcionários
A partir de ações como presentes natalinos, elogios e momentos de celebração é que a empresa demonstra preocupação com o bem-estar dos funcionários no ambiente de trabalho. Dessa forma, a confraternização é um momento para agradecer a contribuição de todos, fazer homenagens, distribuir brindes e mostrar à equipe que todos são valorizados pela empresa.
O que falar na festa de final de ano da empresa?
Com certeza, a confraternização de final de ano não é o momento de cobranças ou definição de estratégias.
Pelo contrário, nessa ocasião é importante reconhecer os funcionários pelo comprometimento. Bem como agradecer o tempo que eles dispensaram à empresa durante o ano que se passou.
Portanto, a festa de final de ano não é o momento de falar apenas de trabalho! Mas sim, de relaxar, dar boas risadas e aproveitar para recarregar as energias.
Enfim, como a confraternização marca o fim de um período e o início de um novo ciclo, é importante você não apenas demonstrar palavras de agradecimento, mas também de motivação para o novo ano que está por vir. Ou seja, parabenize pelos resultados do período que terminou e incentive desejando que os bons resultados permaneçam no próximo ano. Acima de tudo, reforce o sentimento de integração e reconhecimento, para que todos saiam de férias tranquilos e estimulados para iniciar um novo ano com sucesso após o merecido período de descanso.
O que fazer no final do ano na empresa?
Sem dúvida, existem inúmeras formas criativas para comemorar o final de ano na empresa. De qualquer maneira, o primeiro passo é criar um bom planejamento e a partir dele definir:
- Qual será o objetivo principal da ocasião;
- O perfil e preferências dos colaboradores;
- Qual será o orçamento disponível;
- Data e local do evento;
- Fornecedores para os presentes, comidas e atrações;
- Lista de todos que serão convidados.
Assim, tendo isso em mãos torna-se muito mais fácil determinar o que será feito na confraternização de final de ano. Sobretudo, de modo que os funcionários fiquem satisfeitos e os gastos dentro do orçamento.
Dicas práticas para comemorar o final de ano na empresa
A seguir, selecionamos ideias práticas para você deixar a confraternização memorável e surpreender os funcionários neste final de ano:
Kit de “boas-férias”
Sem dúvida, com o clima do Natal, é natural que os funcionários fiquem ansiosos para receber o presente de final de ano. Por isso, uma dica que não tem erro é criar um kit de brindes personalizados para distribuir durante a celebração.
Inclusive, como esse será o momento de férias e viagens, pense em acessórios que poderão ser utilizados durante os momentos de lazer da equipe. Por exemplo, a bolsa térmica pode ser utilizada na praia, a mochila como bagagem de mão no avião e a shoulder bag para os passeios ou festivais de verão. Claro, existem também os brindes mais sofisticados, como mala de rodinhas ou bolsa de viagem.
Depois de escolher o tipo, você pode criar brindes com uma identidade visual pensada para a ocasião. Por exemplo, itens feitos com estampas do verão, com cores divertidas como amarelo, laranja e azul. Ou ainda, utilizar frases como “sol, mar e água fresca”. Por fim, lembre-se de colocar o logo e demais informações da empresa. Não apenas para deixar o brinde exclusivo, mas também para divulgar a marca a outras pessoas.
Dia com a família
Outra ideia criativa é organizar um dia com a família dos colaboradores na empresa. Afinal de contas, o final de ano tem tudo a ver com os sentimentos de união, amor e celebração pela vida.
Então, proporcionar um momento de descontração com os familiares faz com que os colaboradores sintam um carinho ainda mais especial pela empresa. Principalmente porque mostra que o negócio valoriza aquilo que importa mais do que trabalho ou qualquer outra coisa: a família.
Portanto, se você gostou da ideia e quer organizar essa ação, é importante pensar:
- Na decoração de final de ano dentro da empresa;
- No almoço e nos lanches;
- Na data e horário;
- Nos presentes que serão distribuídos;
- Nas dinâmicas e atrações (brinquedos para as crianças, sala de cinema, show de stand-up são algumas opções);
- Na quantidade de convidados.
Enfim, na estrutura do evento como um todo.
Dia de lazer
Além disso, você pode proporcionar um dia de lazer e descanso como recompensa de final de ano para os funcionários. Por exemplo, isso pode ser feito em um resort. Além de recarregarem as energias, eles poderão conhecer melhor os colegas de equipe durante esse momento de descontração.
Aqui, uma dica é escolher um lugar completo, que tenha spa, área de recreação, piscinas e restaurante, para que as refeições sejam feitas no próprio local. Assim, facilita na hora de organizar a comemoração.
Entretanto, essa é uma alternativa que inclui custos maiores, visto que a empresa deverá cobrir a diária de cada funcionário. Além disso, é importante não esquecer dos brindes que serão distribuídos como presentes de final de ano.
Happy hour
Enfim, o tradicional happy hour não poderia ficar de fora dessa lista. Afinal, sempre funciona!
Porém, o final de ano é um momento super especial, portanto fuja dos tradicionais encontros de sexta-feira e faça algo diferente. Por exemplo, você pode pensar em um restaurante mais sofisticado, fazer um jantar na empresa com música ao vivo ou organizar um evento com comidas, bebidas e atrações musicais. E, claro, distribuir brindes personalizados a partir de sorteios ou como presente.
A saber, o happy hour é uma opção relativamente mais simples e prática para ser realizada, e que geralmente agrada a maioria dos colaboradores. Então, vale a pena considerar essa ideia!
Antecipe os brindes de final de ano e garanta o recebimento no prazo
Assim como você percebeu, os brindes personalizados podem deixar a confraternização de final de ano ainda mais especial. Sem dúvida, um dos principais benefícios dessa estratégia é o excelente custo-benefício.
Aqui na Roar você encontra brindes bonitos, úteis e duráveis. De fato, são acessórios que realmente valorizam o profissional. Afinal de contas, depois de um ano de tantas conquistas e resultados, com certeza a equipe espera mais do que garrafas ou agendas. Pelo contrário, os brindes 100% personalizados são acessórios que realmente despertam os bons sentimentos do final de ano: gratidão, carinho, parceria e alegria.
Portanto, planeje-se com antecedência e garanta os brindes para a confraternização dentro do prazo do seu planejamento. Clique aqui para fazer um orçamento sem compromisso!