Como motivar sua equipe com estratégias de Comunicação Interna
A comunicação é um fator determinante do sucesso em todas as áreas da nossa vida. Em uma empresa, isso não é diferente. Uma comunicação falha pode desmotivar seus colaboradores e, por esse motivo, é preciso ter boas estratégias de comunicação interna.
Ainda mais, é necessário compreender os efeitos da boa comunicação e, a partir de estratégias bem desenvolvidas aliadas a um bom planejamento, é possível aprimorar o ambiente de trabalho, motivar sua equipe e conquistar melhores resultados.
Neste post traremos 6 exemplos de estratégias de comunicação interna e como você pode aplicá-las na sua empresa.
O que é comunicação interna?
Toda empresa possui um público interno e um público externo. O público interno são seus colaboradores, eles estão envolvidos em todos os processos que fazem com que o produto ou serviço chegue ao público externo.
Por esse motivo, é preciso engajar os funcionários para que eles façam os objetivos da organização, os seus próprios objetivos. Porém, quando não há uma clareza sobre quais são os planejamentos e objetivos da empresa, os funcionários ficam desmotivados.
A comunicação interna está relacionada a forma como os gestores lidam com seus funcionários, como as informações sobre a empresa são passadas, além da comunicação entre diferentes setores.
Qual a importância de adotar estratégias de comunicação interna?
Quando não há um planejamento e campanhas que promovam a comunicação eficiente, a empresa pode enfrentar problemas, como falta de entendimento das estratégias adotadas e fofocas entre os funcionários, o que pode prejudicar a rotina de trabalho.
Além disso, os benefícios de adotar estratégias de comunicação interna são muitos, sendo alguns deles:
Ambiente de trabalho mais saudável
Uma comunicação transparente promove um ambiente de trabalho mais saudável, pois ela traz segurança ao colaborador, fazendo com que ele se sinta mais confiante para realizar suas atividades. Além disso, ela elimina ruídos e fofocas, pois as informações são passadas de forma clara e eficiente.
Ainda mais, quando o funcionário compreende a sua importância dentro do papel que exerce e quais são os objetivos da empresa, ele se sente envolvido e mais motivado, o que torna seu trabalho muito mais produtivo.
Satisfação do Colaborador
Como dito, o colaborador é o público interno, o que significa que é através dele que o público externo terá a experiência com o produto, serviço e a empresa.
O público interno é envolvido não apenas com os processos que produzem o produto, como também com o contato direto com o cliente, seja para comprar, tirar dúvidas ou conhecer o produto.
Desta forma, é importante enxergar os profissionais também como clientes e começar a adotar estratégias a fim de promover a satisfação do colaborador. Dessa forma, eles se sentem valorizados e se tornam verdadeiros embaixadores da marca.
Em síntese, quando a empresa conquista seus funcionários, eles são muito mais bem sucedidos ao oferecer os produtos ou serviços.
Otimização do Diálogo
Quando o diálogo não é otimizado, os processos da empresa podem se tornar mais lentos, à medida que os colaboradores não compreendem as estratégias da empresa. Dessa forma, otimizar o diálogo é economizar tempo e conquistar eficiência.
Além disso, quando falamos em diálogo, falamos em troca. É preciso transparência ao informar, além de saber ouvir e acatar as boas ideias da equipe, pois todos os profissionais podem contribuir com a melhoria dos processos.
Motivação dos funcionários
Adotando estratégias de comunicação interna eficientes, um dos maiores benefícios é que a equipe se torne muito mais motivada. O que é um resultado natural das boas práticas adotadas.
Quando o funcionário fica desmotivado, ele se distancia dos objetivos da empresa, gerando um impacto negativo. Um ambiente saudável, com diálogo e com colaboradores satisfeitos faz um ótimo ambiente de trabalho, e a organização só tem a ganhar.
Redução da Rotatividade
É cada vez mais comum que os profissionais procurem por bons ambientes de trabalho, pois a empresa que não aproveita o potencial da equipe também atrapalha na evolução de suas respectivas carreiras.
Por isso, os melhores profissionais estão sempre em busca de ambientes saudáveis para trabalhar e que tenham ações de incentivo, onde possam crescer e progredir junto com a empresa.
Dessa forma, além de reter os melhores talentos do mercado, a empresa reduz seus custos com demissões e contratações.
Como planejar sua estratégia:
Independente das estratégias de comunicação interna que você irá adotar, existem 3 ações fundamentais para o sucesso das iniciativas, sendo elas:
1. Planejamento
Antes de mais nada, tenha um planejamento de como as estratégias serão adotadas e quais são seus objetivos. Procure estabelecer de antemão qual o sentido de cada ação e quais esforços necessários que elas demandam.
2. Faça pesquisas do clima organizacional
Para definir as melhores estratégias, conheça o seu público interno. Para isso, você pode fazer pesquisas e pedir que os colaboradores avaliem os processos da empresa, quais os pontos positivos e onde eles acreditam que devem melhorar.
Além disso, é importante diagnosticar em cada setor quais processos estão bem sucedidos e quais não estão atingindo suas metas. Faça disso uma rotina, conforme as estratégias vão sendo adotadas, veja quais são as demandas de cada setor.
3. A comunicação deve ser clara
Para obter sucesso no planejamento e na pesquisa e consequentemente nas ações que serão tomadas, é preciso desde já definir que a comunicação seja clara e transparente, sendo este o primeiro desafio.
Para isso, é preciso partir do pressuposto de que: as pessoas podem enxergar as coisas de maneiras diferentes. Dessa forma, expressar o que é esperado de cada ação e ser mais detalhista com feedbacks ajudam.
Evite utilizar termos genéricos, como: “isso ficou ruim” ou “eu quero que seja bom”. Explique o que é ruim e o que é bom. Pois muitas vezes o que é bom para uma pessoa, pode não ser para outra.
Exemplos de estratégias de comunicação interna
1. Invista na comunicação da empresa
Quando falamos em investir, não significa que seja necessário desembolsar valores extraordinários em ferramentas, mas sim introduzir diferentes canais de comunicação para garantir o acesso às informações pelos funcionários.
Por exemplo, adotar uma rede social corporativa, criar um newsletter atrativo e desburocratizar o contato entre os departamentos e entre os colaboradores e gestores, de forma que todos se sintam à vontade para pedir ajuda e expor críticas e sugestão de melhorias.
2. Dissemine a informação
A empresa precisa ser uma fonte de informação confiável, estando aberta para suprir as dúvidas dos colaboradores e sendo transparente com os eventos da companhia. Isso evita que boatos, fofocas e suposições se espalhem, criando conflitos desnecessários.
Para isso, é necessário sempre deixar claro as metas de curto, médio e longo prazo da empresa, explicar os processos internos, informar sobre a cultura da empresa e expor seus valores éticos.
Uma ótima forma de promover a cultura da empresa e seus valores, é estampando em brindes personalizados. Eles podem ficar na mesa do funcionário, fazendo com que pensar nesses valores faça parte de seu dia-a-dia.
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3. Reconhecimento
O reconhecimento é extremamente importante para manter a equipe motivada e celebrar os resultados positivos irá engajar a equipe para continuarem no caminho que está dando certo.
Uma ótima forma de reconhecer times e profissionais de sucesso que cumprem com os objetivos e contribuem com a empresa é recompensar seus esforços com presentes e brindes.
É uma ótima forma de demonstrar gratidão da empresa pelo esforço e uma forma genuína de recompensá-lo pela cooperação no cumprimento das metas da empresa.
4. Ofereça Treinamentos e Capacitações
Ao realizar o diagnóstico e a pesquisa do clima organizacional, é possível visualizar os pontos em que as equipes precisam aprimorar. Nesse sentido, uma excelente estratégia é oferecer treinamentos e capacitações para que a equipe evolua.
Investir na capacitação do funcionário não apenas aumenta o senso de valor e importância do colaborador, como também dá o conhecimento necessário para que o funcionário entregue o seu trabalho com confiança e responsabilidade.
Para fixar estes treinamentos, é interessante entregar presentes personalizados. Geralmente, nossos clientes nos procuram para fazer mochilas para noteboks, ecobags e necessaires, que são entregues ao final da capacitação.
Confira alguns modelos de Presentes para Treinamentos e Capacitações da Roar
Escolher um prêmio ou um presente não é uma tarefa fácil, mas se você precisa de ajuda, fale com um consultor.
5. Políticas de Benefícios para os Funcionários
As políticas de benefício são excelentes para incentivar as equipes. Entre elas, bônus salariais pelo tempo de serviço, auxílios para investir na sua carreira com cursos e oficinas e até prêmios por produtividade.
Aqui vale lembrar que por mais importantes que sejam os benefícios financeiros, os benefícios não financeiros causam grande impacto na equipe pelo seu valor emocional. Por isso os prêmios devem ser levados em conta.
6. Utilize o Endomarketing
Em síntese, o endomarketing bem sucedido se faz com uma parceria entre o Rh da empresa junto a equipe de Marketing. Assim, é possível aliar estratégias de integração e incentivo aos colaboradores de forma eficiente.
Por isso, com uma comunicação interna funcionando de maneira clara e objetiva, o endomarketing pode complementar com ações inovadoras que promovem a comunicação da equipe, a integração entre os setores e o sentimento de colaboração.
Conclusão
Concluindo, para manter sua equipe sempre engajada e com bons resultados, faça um bom planejamento e adote as estratégias de comunicação interna que mais se encaixam no seu objetivo.
Faça com que as ações se tornem rotina da sua empresa, e com o tempo você verá que terá uma equipe muito mais engajada, alcançando cada vez mais, os melhores resultados.
Se precisar de ajuda para melhorar a comunicação interna de sua empresa, nós podemos te ajudar. Veja alguns casos de sucesso de empresas que investiram em brindes e presentes conosco.