Normalmente, os colaboradores têm resistência às dinâmicas de grupo para empresas ou atividades semelhantes. Ou seja, veem como algo desnecessário e entediante. Isso geralmente acontece porque raramente as dinâmicas têm um objetivo específico. Ou, quando há um objetivo, está totalmente desconectado com o time.
Além disso, muitas vezes não há qualquer preocupação com a motivação da equipe. Em outras palavras, em fazer com que ela realmente sinta interesse em participar. Então, o resultado é uma grande perda de tempo e investimento, que, algumas vezes, serve apenas para gerar constrangimento.
Mas, não precisa ser assim! Afinal, quando bem elaboradas, as dinâmicas podem ser uma ferramenta poderosa para aprimorar o desempenho dos colaboradores e, consequentemente, ajudar a potencializar os resultados da empresa.
Quer descobrir como organizar uma dinâmica de grupos que realmente funcione? Hoje, vamos te mostrar dicas de dinâmicas relevantes, ideais para motivar e desenvolver habilidades na equipe.
Afinal, o que são as dinâmicas de grupo para empresas?
Antes de mais nada, é essencial entendermos o que de fato são as dinâmicas de grupo para empresas. De modo geral, essa é uma ferramenta utilizada pelos gestores de RH, com o intuito de conhecer ou aprimorar o comportamento de um grupo. Embora as dinâmicas também sejam utilizadas para recrutar colaboradores, na maioria das vezes elas são adotadas durante os processos de desenvolvimento e treinamento de pessoas.
Portanto, as dinâmicas podem identificar ou ainda aperfeiçoar características do perfil do profissional. Por exemplo, a capacidade de:
- Liderar ou ser liderado;
- Saber resolver desafios;
- Dominar o estresse;
- Pensar de forma criativa;
- Trabalhar em equipe.
Com base no comportamento durante a dinâmica, o gestor conhecerá os níveis de desempenho e a forma de atuação dos colaboradores. Bem como pode intuir quais iniciativas tomar a fim de melhorar as competências da equipe.
Enfim, as dinâmicas de grupo para empresas também são ótimos recursos para engajar e motivar os profissionais, melhorando o clima organizacional.
Motivos para você investir nas dinâmicas de grupo para empresas
Além de contribuir positivamente para o ambiente de trabalho, as dinâmicas empresariais também proporcionam inúmeros outros benefícios. Por exemplo:
- Estimulam o trabalho em grupo;
- Aceleram a adaptação de novos colaboradores;
- Promovem o bem-estar na empresa;
- Aumentam a motivação para o trabalho;
- Contribuem para redução de conflitos e tensões.
Sem dúvida, as dinâmicas são uma iniciativa que traz vantagens não apenas para os profissionais, mas também para a empresa como um todo. A saber, contar com colaboradores mais motivados e preparados contribui diretamente para o crescimento e posicionamento do negócio no mercado.
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Como fazer dinâmicas de grupo na empresa?
Em primeiro lugar, como vimos acima, é essencial se certificar que as dinâmicas propostas realmente funcionem. Ou seja, que não sejam simples desperdício de tempo e recursos. Para isso, é preciso de fato engajar o time.
Portanto, é necessário tornar o momento interessante para os funcionários. Sobretudo, é importante garantir que as dinâmicas de grupo tragam os resultados esperados para a empresa.
A seguir, veja algumas dicas para preparar uma dinâmica empresarial sem erros:
Defina um tema que tem a ver com o perfil do seu time
Certamente, existem dinâmicas com os mais diferentes temas. Mas, para que seja eficiente, é essencial escolher um assunto – e atividades – que esteja de acordo com as preferências, hábitos e a realidade dos participantes.
Por exemplo, vamos imaginar que determinada empresa vai realizar a dinâmica com o time de vendas. Então, um tema criativo e adequado pode ser algo semelhante a “Vendedores de Milhões”. Durante a dinâmica, podem ser realizadas atividades competitivas, desafiadoras e estimulantes. Isso certamente irá aprimorar as capacidades de negociação, de persuasão e as relações interpessoais dos vendedores.
Mas, neste caso, é interessante que a empresa também invista em ações de incentivo. Por exemplo, pode servir um coffee break e distribuir presentes personalizados para os participantes. Desse modo, eles terão uma experiência positiva e então ficarão motivados a colocar as ideias em prática para vender mais.
Determine um bom horário
A saber, o horário mais adequado para realizar a dinâmica vai depender da realidade e dos objetivos de cada empresa.
Por exemplo, se você deseja analisar o desempenho dos profissionais, o mais indicado é realizar as atividades durante a manhã. Geralmente, neste período os funcionários estão com mais foco, concentração e disposição.
Mas, se você quer que a atividade não interfira no horário de expediente, a dinâmica pode acontecer durante a tarde.
Atenção para a dica bônus:
Aqui, fica o alerta para dois fatores importantes:
- Primeiro, tome cuidado para não realizar a dinâmica no contra turno, feriado ou final de semana. Afinal, estará “tirando” um momento de lazer dos funcionários, que não ficarão interessados em participar! Então, o mais indicado é separar uma data do calendário corporativo para aplicar a dinâmica. Preparando-se com antecedência é possível realizar uma atividade diferente, sem que afete o cronograma de entregas do negócio.
- Segundo, a dinâmica não pode tomar muito tempo dos colaboradores. Hoje, o tempo é algo preciosíssimo! Sem contar que, depois de algumas horas, a atividade passa a ser entediante, tornando a dinâmica ineficaz.
Prepare bem o ambiente
Sobretudo para envolver os colaboradores, preparar o ambiente é um recurso fundamental. Desse modo, certifique-se de que o local onde será realizada a dinâmica seja acolhedor, confortável e funcional.
Por exemplo, você pode optar por uma sala ampla, bem iluminada e com ventilação. Também, arrumar cadeiras e mesas, um quadro e projetor – caso seja necessário. Outra dica é deixar uma mesa com água, café, frutas, suco e bolachas ou outros lanches, para que os funcionários se sintam à vontade.
Por fim, você pode investir em uma bela decoração, com o objetivo de deixar o ambiente mais criativo, aconchegante e receptivo. Mas, lembre-se de garantir que ela esteja de acordo com o tema da dinâmica e, sobretudo, com o perfil da equipe.
Torne a ação memorável
Com certeza, uma dinâmica que funciona é memorável para quem participa. Mas, como garantir isso?
A saber, os brindes personalizados são ótimos para deixar essa lembrança da dinâmica tangível. Ou seja, sempre que o colaborador usar aquele acessório, automaticamente lembrará da atividade com carinho. Com os brindes é possível eternizar aquele momento de convívio e interação na mente e no coração dos participantes.
Além disso, os brindes ajudam a reforçar a mensagem da dinâmica, fazendo com que os funcionários não esqueçam dos ensinamentos. Basta ter contato com aquele acessório para que se lembrem de praticar as dicas repassadas na dinâmica, durante a rotina de trabalho.
Estimule a criatividade
Ainda, uma dica é evitar dinâmicas previsíveis e que não façam os participantes pensarem. Afinal de contas, dinâmicas sem conteúdo podem SIM causar a sensação de perda de tempo.
Além de seguir o que deve ser feito, tente adaptar a dinâmica de acordo com as preferências e a realidade dos colaboradores. Nesse sentido, com criatividade é possível promover atividades que gerem reflexão e que, ao mesmo tempo, sejam lúdicas e divertidas.
Por exemplo, você pode estimular o espírito empreendedor dos colaboradores, a partir de uma dinâmica em que eles devem criar um novo negócio, uma nova técnica, um novo produto. Enfim, o objetivo é fazer com que eles pensem fora da caixa.
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Ideias de dinâmicas de grupo para empresas
Agora que você já entendeu como elaborar uma dinâmica que funcione, veja algumas ideias de dinâmicas diferentes para colocar em prática com a equipe:
01 – Continue / Comece / Pare
A saber, essa dinâmica tem como intuito gerar feedbacks úteis para os colaboradores. De maneira geral, ela acontece da seguinte forma:
- Primeiro, as pessoas devem se sentar em roda, formando grupos de 5 a 10 pessoas.
- Assim, cada pessoa deve ter um papel em branco, com o seu nome atrás e dividi-lo em 3 colunas: continue, comece e pare.
- Depois disso, ela deve passar para a direita. Cada participante terá 2 minutos para escrever feedbacks para a pessoa cujo nome está no papel, sobre o que ela precisaria continuar, começar e parar de fazer.
- Desse modo, a folha deve passar por todos, até chegar na mão do dono novamente.
Enfim, as respostas não precisam ser compartilhadas com todos. Afinal, o objetivo é fazer com que cada colaborador reflita sobre as suas características. Especialmente, visando melhorar os traços não tão positivos.
02 – Masterchef
Nesse caso, a dinâmica tem como objetivo aprimorar a comunicação entre os colaboradores. Assim como, fomentar o trabalho em equipe.
- Em primeiro lugar, é preciso dividir os participantes em grupos de 5 pessoas.
- Em cada grupo, uma deverá ser escolhida como o masterchef e outra como cliente. Esse por sua vez, terá 3 minutos para criar um “prato” com macarrão, feijões, milhos e demais grãos, que devem ser disponibilizados para a dinâmica.
- Do outro lado da sala, estará o masterchef, com os olhos vendados, pois ele será o responsável por reproduzir o prato o mais parecido possível.
- Os demais integrantes do grupo serão os responsáveis por orientar o masterchef sobre como ele deverá criar o prato: quais grãos utilizar, em qual disposição colocar, em qual quantidade etc. Mas, sem ajudar com as mãos.
- Assim, a equipe vencedora será aquela que reproduzir o prato de forma mais similar.
Com certeza, é uma dinâmica que proporciona boas risadas e um momento de interação entre a equipe, deixando o ambiente de trabalho mais leve.
03 – Juntos venceremos
De fato, essa é uma dinâmica bastante simples de aplicar, e que pode virar rotina na empresa. Por exemplo, pode ser realizada mensalmente.
Em especial é voltada para a equipe de vendas, pois ela pode gerar excelentes resultados. De maneira geral, o intuito é estar constantemente renovando o conhecimento dos vendedores e gerando insights para melhorar as negociações.
- Então, a ideia é escolher um vendedor a cada mês, o que pode ser feito por meio de sorteio. Este, será responsável por trazer e apresentar um tema, uma técnica, uma notícia, uma estatística ou qualquer outra coisa que ele acredite que possa ajudar o time a vender mais. Enfim, o objetivo é que seja algo simples e de fácil assimilação, para que seja aplicado na prática.
- Depois da apresentação, pode ser liberado um tempo para que o time discuta sobre a ideia. Por exemplo, se ela é viável para ser colocada em prática na empresa. Aqui, pode ser servido um coffee break para a equipe, visando a interação entre todos.
Aliás, para motivar os colaboradores a sempre trazer novos insights, as ideias que mais funcionaram podem ser premiadas com brindes personalizados no final do ano. Assim, a empresa incentiva os funcionários, de modo que eles colaborem constantemetne no alcance das metas.
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Mas, por que investir em brindes para dinâmicas de grupo?
Com certeza, os brindes são fundamentais para as dinâmicas de grupo para empresas. Além de deixar o momento inesquecível, eles fazem com que o colaborador tenha ainda mais interesse em participar das atividades propostas.
Dessa maneira, o brinde serve como um incentivo para que a equipe coloque em prática os aprendizados. Além disso, estreita os laços entre os funcionários e a empresa, de modo que eles desenvolvam um sentimento de carinho ainda maior pela marca.
Brindes para dinâmicas de grupo é com a Roar!
Há mais de 27 anos a Roar atua no setor de brindes. A saber, trabalhamos com itens costuráveis e 100% personalizados. Assim, você fica livre para escolher tamanho, cor, estampa, compartimentos e tudo mais que a sua mente imaginar.
De fato, são brindes que podem deixar as dinâmicas da empresa ainda mais eficientes. Afinal, tratam-se de acessórios que todo mundo gosta de ganhar – e usar -, como sacola, mochila, bolsa térmica, pochete, necessaire e vários outros brindes que não ficarão esquecidos no fundo da gaveta.
Enfim, são brindes sofisticados. Sem dúvida, despertam a motivação da equipe na hora da dinâmica, e estimulam a prática dos aprendizados visando a conquista dos objetivos da empresa.
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