Sem dúvida, manter a satisfação da equipe é uma meta para qualquer negócio. Afinal, o comprometimento dos colaboradores interfere diretamente no desempenho da empresa em diversos níveis, assim como no clima organizacional. De acordo com uma pesquisa realizada pela Sodexo, as pequenas e médias empresas que investem na qualidade de vida dos funcionários, visando a satisfação destes, são 70% mais produtivas, 76% mais atrativas e 86% mais rentáveis. Mas, como saber de fato se o funcionário está satisfeito?
Com certeza, esse é um verdadeiro desafio para os líderes e gestores. A saber, o nível de satisfação é bastante subjetivo e sofre variáveis. Por exemplo, remuneração, benefícios, reconhecimento profissional e condições de trabalho são alguns fatores que interferem na motivação da equipe.
Então, continue lendo e veja como avaliar se o funcionário da empresa está satisfeito, assim como dicas para deixar a equipe mais engajada!
As vantagens de ter uma equipe satisfeita
De fato, a satisfação do colaborador pode trazer benefícios não apenas para a empresa, mas também para o próprio funcionário e para o ambiente corporativo. A seguir, confira as vantagens de ter uma equipe satisfeita:
- Aumenta a produtividade e rendimento no local de trabalho;
- Melhora a dedicação do funcionário para cumprir as metas;
- Reduz a rotatividade (e consequentemente os custos com demissões, contratações, treinamentos, etc);
- Melhora a satisfação do consumidor final (que será bem atendido);
- Diminui o absenteísmo;
- Melhora o relacionamento entre a equipe;
- Ajuda na atração e retenção de talentos.
Aliás, a satisfação do funcionário também interfere no modo como a empresa será vista pelos investidores, acionistas e clientes. Uma vez que o colaborador satisfeito falará de maneira positiva e mostrará estar feliz em trabalhar naquele lugar.
Por que é importante saber se o funcionário está satisfeito?
Sem dúvida, a satisfação é o principal indicador de que a empresa é capaz de atender aos desejos e necessidades dos colaboradores. Não apenas as aspirações profissionais, mas também de bem-estar físico e mental.
Aliás, os colaboradores investem tempo, competências e energia na empresa. Por isso, eles esperam em troca não só a remuneração, mas também boas experiências e reconhecimento.
Então, avaliar se os funcionários estão satisfeitos é essencial para que eles continuem motivados e produtivos. De acordo com uma pesquisa da Universidade da Califórnia, há uma alta de 37% nas vendas e 3 vezes mais criatividade por parte dos funcionários que encontram-se satisfeitos com o ambiente de trabalho.
Entretanto, caso exista alguma insatisfação, esse desempenho pode ser prejudicado. Por exemplo, um cenário negativo faz com que haja queda na produção e no rendimento profissional. Logo, pode haver implicações no negócio, como:
- Atrasos no prazo de entrega;
- Insatisfação do cliente final;
- Queda nas vendas;
- Problema na credibilidade da imagem da empresa.
Como avaliar se o funcionário está satisfeito?
A seguir, descubra algumas formas utilizadas para medir a satisfação do funcionário:
Caixa de sugestões
Primeiramente, uma forma simples para coletar informações dos colaboradores são as caixas de sugestões. De maneira geral, basta deixar uma caixa em um local estratégico para que os funcionários possam depositar dúvidas, reclamações ou comentários.
Mas, antes não esqueça de conversar com as equipes para explicar a finalidade dessa estratégia. Inclusive, deixe bem claro que será preservado o sigilo de todos e que a ideia é apenas avaliar o ambiente de trabalho a fim de encontrar possíveis melhorias.
Pesquisa de clima organizacional
Outra forma simples para avaliar a satisfação dos funcionários é por meio da pesquisa de clima organizacional. Basicamente, a ideia é aplicar um questionário, dividido em categorias. Por exemplo, faça perguntas relacionadas a:
- Relação do colaborador com os líderes;
- Satisfação com os benefícios;
- Projeção para carreira profissional;
- Satisfação com o ambiente de trabalho atual.
Assim, você terá em mãos informações que poderão ajudar não apenas a ter um panorama sobre o nível de satisfação dos colaboradores. Mas, também a encontrar oportunidades de melhorias na empresa.
Pesquisa NPS
Basicamente, o Net Promoter Score – NPS é uma ferramenta que busca avaliar a satisfação dos colaboradores a partir de uma pontuação. Há muitas dicas sobre como fazer uma pesquisa NPS. Mas, geralmente, esse índice é obtido a partir de perguntas específicas, como:
- Em uma escala de 0 a 10 quanto você está satisfeito em trabalhar na (nome da empresa)?
- O que motivou essa avaliação?
Em seguida, os resultados são agrupados em três categorias:
- Detratores: 0 a 6 (funcionários insatisfeitos, que podem ter passado por experiências ruins na empresa)
- Neutros: 7 e 8 (funcionários que não estão totalmente insatisfeitos, mas também não estão entusiasmados com a empresa)
- Promotores: 9 e 10 (funcionários que estão satisfeitos, são leais e entendem a como a empresa gera valor na vida deles)
Por fim, para calcular o NPS basta seguir a seguinte fórmula:
NPS: (promotores-detratores) / total de entrevistados
Dessa forma, quanto maior o índice de NPS, melhor será o nível de satisfação da equipe com a empresa.
O que fazer para deixar um funcionário satisfeito?
Mas o que fazer para deixar o funcionário satisfeito? A seguir, veja dicas práticas para manter os colaboradores motivados e melhorar o clima organizacional:
Ofereça oportunidades de crescimento
Além de garantir a motivação dos funcionários atuais, as oportunidades de crescimento podem atrair novos talentos para a empresa.
Por exemplo, você pode criar um plano de carreira a partir de metas e performance. Dessa forma, os colaboradores trabalharão mais motivados para subir de degrau na vida profissional.
Estabeleça metas e objetivos claros
Outra forma de manter a equipe satisfeita é evitar as metas que são inalcançáveis. Além de diminuir a motivação dos colaboradores, traçar objetivos difíceis também reduz o desempenho da empresa, pois os colaboradores percebem de início que será impossível alcançá-los.
Então, trabalhe com metas e objetivos claros, que incentivem os colaboradores dedicarem esforço para alcançá-los.
Reconheça o esforço individualmente
Com certeza, trabalhar duro e não ter o esforço reconhecido é a fórmula para a desmotivação. Portanto, encontre maneiras para recompensar a dedicação dos funcionários e mostrar como eles são importantes para o negócio.
Aqui, apostar em brindes personalizados não tem erro! Além de reconhecer o esforço, também motiva e incentiva para que eles sejam ainda mais produtivos. Portanto, os brindes contribuem não apenas para o crescimento pessoal, mas também da empresa como um todo.
Cuide da saúde dos funcionários
Hoje, mais do que nunca, é preciso investir na saúde física e mental dos funcionários. Afinal, momentos de estresse podem desmotivar e interferir na produtividade do colaborador.
Então, manter o corpo e a mente saudáveis pode trazer mais entusiasmo, dedicação e engajamento com o ambiente de trabalho. Por exemplo, você pode organizar momentos de ginástica laboral, ou ainda investir em campanhas de conscientização: como o Outubro Rosa ou Novembro Azul. Ou ainda, incentivar a alimentação saudável a partir da parceria com restaurantes ou da distribuição de térmicas personalizadas, para que a equipe possa carregar a marmita durante a rotina.
Enfim, o objetivo é que o clima da empresa seja de qualidade e que de fato faça a diferença na vida dos funcionários.
Proporcione momentos agradáveis
Nesse sentido, proporcionar momentos agradáveis e diferentes também contribui na motivação do colaborador. Por exemplo, você pode organizar o Dia da Família na empresa, e convidar os familiares dos funcionários para um dia com brincadeiras, lanche e dinâmicas.
Além disso, você pode organizar uma festa de aniversário da empresa ou de confraternização de final de ano. Aliás, para deixar o momento memorável, também vale a pena investir nos brindes personalizados, visto que são ocasiões que exigem um presente especial.
Por exemplo, as mochilas personalizadas são brindes que todo mundo usa e gosta de ganhar. Com certeza, esse presente aumenta a motivação e melhora o relacionamento entre os funcionários e a empresa. Visto que, o colaborador percebe como ele é querido e valorizado.
Brinde personalizado: uma importante ferramenta na missão de deixar o funcionário satisfeito!
Assim como você já percebeu, os brindes são aliados importantes para deixar os funcionários mais satisfeitos. Afinal, quem não gosta de ser surpreendido com um presente especial?
De fato, eles melhoram o clima organizacional e servem como um incentivo para a equipe. Dessa forma, os colaboradores ficam mais produtivos, engajados e felizes.
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