De fato, a Medicina é uma das profissões mais desafiadoras, principalmente devido à rotina de trabalho. Além da carga horária extensiva, ser médico também implica em saber trabalhar sob pressão, estar em constante atualização e, sobretudo, enfrentar as responsabilidades. Por isso, esses profissionais dedicados merecem ser reconhecidos! Então, se você tem clientes médicos, não pode deixar passar as oportunidades de homenageá-los!
Com certeza, a rotina do médico é muito desafiadora, impactando diretamente na qualidade de vida do profissional. Aliás, cerca de 62% dos médicos no Brasil sofrem com a Síndrome de Burnout, caracterizada pelo esgotamento físico e mental. Por isso, lidar com clientes médicos exige um pouco mais de cautela. Não apenas porque é preciso fazer com que eles realmente se sintam especiais, mas também é essencial ficar atento às normas que regularizam a distribuição de presentes na área da saúde.
Hoje, vamos contar o que fazer de criativo para homenagear os clientes médicos e os pontos importantes para acertar nos brindes. Como bônus, você descobrirá dicas de acessórios certeiros no momento de surpreender essa classe de profissionais! Sem dúvida, vale a pena conferir!
Particularidades dos clientes médicos
Certamente, os clientes médicos possuem particularidades que os diferenciam dos demais públicos. Antes de tomar qualquer decisão a fim de homenagear esses profissionais, é fundamental analisar as suas características, pessoais e profissionais. Não apenas dos indivíduos, mas também do cenário em que atuam. Dessa maneira, será possível realizar ações que combinem com o perfil e com o dia a dia desse segmento.
Fique atento às normas da área!
Geralmente, sabemos que homenagear clientes é um ato que envolve a distribuição de presentes. E com os médicos não é diferente! Entretanto, distribuir brindes na área da saúde exige um pouco mais de atenção a fim de não cometer irregularidades, considerando as regras que normalizam a publicidade nesse setor.
De modo geral, é preciso seguir uma conduta ética, especialmente quando trata-se de indústrias farmacêuticas. Nesse caso, é preciso ficar atento a fatores como o valor dos brindes e evitar quaisquer tipos de favorecimentos a partir dos presentes.
Em nosso blog temos um texto que fala especificamente da legislação sobre brindes distribuídos por laboratórios farmacêuticos e afins: clique aqui para conferir!
Lembre-se que os médicos estão em constante atualização
Na maioria das vezes, os médicos são profissionais que participam com frequência de congressos, cursos de especialização ou feiras comerciais. Principalmente, para se atualizar sobre novos tratamentos ou medicamentos. Então, aproveitar eventos como esses para homenagear os clientes médicos com brindes é uma boa alternativa!
Aqui, uma ideia é distribuir presentes personalizados como forma de agradecer pela parceria ou pela participação. Mas, cabe estar atento à utilidade do brinde nesses momentos: proporcionar conforto e elegância para levar consigo os materiais recebidos na feira, palestra ou simpósio. Além de estreitar laços com o profissional, essa estratégia também aumenta a lembrança da marca.
É preciso presentear no mesmo patamar em que os médicos estão!
Outra particularidade do perfil dos médicos é a estabilidade. Principalmente emocional. Afinal de contas, eles precisam estar sempre firmes para encarar os desafios diários.
Naturalmente os médicos desenvolvem a habilidade da escuta ativa, a fim de realizar diagnósticos certeiros e prescrever tratamentos corretamente. Assim como, a capacidade de tomar decisões estratégicas rapidamente, em casos de urgência.
Portanto, para homenagear os clientes médicos é bacana escolher mensagens ou presentes mais autênticos e sofisticados. Assim, é fundamental que os brindes estejam no mesmo patamar dessa profissão tão nobre.
Por exemplo, brindes muito lúdicos ou mensagens divertidas demais não combinam com o perfil desses profissionais. Sobretudo, quando o objetivo da homenagem é sensibilizar sobre a importância da sua atuação em salvar vidas e cuidar das pessoas.

Como se diferenciar para atrair clientes médicos
De fato, atrair novos clientes é o objetivo de muitas empresas. E, para aquelas que possuem os médicos como público-alvo, não é diferente! Nesse caso, o desafio pode ser ainda maior. Além de ser um público bastante específico, os médicos geralmente já possuem parcerias sólidas e são mais exigentes no momento de comprar produtos ou serviços, visando a qualidade e a excelência.
Mas, a boa notícia é que o número de médicos formados no Brasil é cada vez maior. Por isso, investir em ações criativas para se diferenciar e atrair novos clientes médicos pode ser um bom investimento.
A seguir, veja algumas dicas de como se diferenciar:
Posicione-se como referência
Antes de mais nada, é importante que você mostre como a sua empresa é uma referência no mercado. Para isso, você pode investir em uma consultoria de Marketing Digital, para:
- Criar um site atraente e responsivo.
- Publicar conteúdo nas redes sociais;
- Produzir blog posts com assuntos que sejam interessantes para os médicos;
- Investir em anúncios pagos no Google ou nas redes sociais.
Enfim, o intuito é estar sempre presente no momento em que o médico estiver buscando pelos produtos ou serviços que você oferece. Lembre-se de que construir uma imagem sólida e de confiança é essencial para se tornar uma referência entre os concorrentes.
Estude a publicidade médica
Assim como falamos em outros momentos aqui no texto, a publicidade na área da saúde implica bastante atenção. Sobretudo, para que as ações sejam realizadas com ética e responsabilidade.
Afinal, realizar os atos de homenagem dentro das normas é imprescindível para evitar desperdício de tempo e dinheiro. Principalmente, para manter o nome da marca sempre íntegro.
Então, antes de fazer qualquer investimento, estude com calma o que é permitido e o que não é permitido em relação à publicidade e às ações promocionais na área da saúde.
Invista na fidelização
Enfim, lembre-se que o trabalho não para quando você conquistou o cliente médico. Agora, é necessário investir em ações para fidelizar o profissional, mantendo-o sempre por perto e garantindo uma parceria estável.
Então, uma alternativa criativa para reter clientes é distribuir brindes personalizados. De fato, esse é um diferencial competitivo! Além de proporcionar uma experiência de compra extremamente positiva, ainda faz com que o cliente lembre da sua marca com simpatia. Inclusive, indicando-a para os colegas de profissão.
Pontos importantes para escolher brindes personalizados para clientes médicos
Acontece que, os clientes médicos exigem brindes especiais. Em outras palavras, para de fato surpreendê-los, é preciso fugir dos presentes clichês e investir em produtos sofisticados. Sobretudo, que tenham qualidade superior, sejam úteis na rotina tão peculiar desses profissionais e, além de tudo, elegantes.
Nesse contexto, listamos os pontos mais importantes para considerar na hora de escolher os brindes para esses profissionais. A seguir, veja quais são:
Os médicos são clientes VIP
De fato, os médicos são profissionais que passaram muitos anos da vida se dedicando aos estudos. Além disso, são eles os responsáveis por cuidar da saúde de todas as pessoas, merecendo muito reconhecimento. Então, devem ser vistos como clientes VIP. Ou seja, clientes que são dignos de prestígio devido à importante profissão que exercem.
Por isso, a fim de acertar no presente para o cliente médico, opte por brindes mais nobres. Por exemplo, itens como caneta, calendário ou garrafinha de água são brindes que podem passar desapercebidos. Além de serem acessórios “genéricos”, normalmente utilizados em ações promocionais, são itens que não são úteis para a vida agitada desse profissional.
Algumas ideias de brindes mais apropriados para clientes VIP, como é caso dos médicos, são:
- Mochilas;
- Necessaire;
- Porta cabos;
- Mala de viagem;
- Bolsa térmica;
- Organizador.
Escolha presentes que sejam úteis para a rotina
Inclusive, os médicos possuem uma rotina de trabalho extremamente corrida. Normalmente, precisam atender no consultório particular e, no mesmo dia, realizar plantões em clínicas ou hospitais. Muitas vezes, vão de um ponto a outro sem ter tempo de passar em casa e precisam levar consigo itens pessoais, de higiene, materiais de trabalho e alimentação.
Sem contar que, em alguns casos, os médicos precisam se deslocar entre uma cidade e outra, durante a semana. Não só para realizar as consultas médicas, mas também para participar de congressos, conferências ou reuniões.
Portanto, os brindes personalizados devem ser acessórios que contribuam com a rotina do profissional. Por exemplo, uma mochila de rodinhas é uma ótima alternativa para facilitar o dia a dia do médico, trazendo mais praticidade para carregar os pertences de trabalho e, também, as roupas e itens pessoais.
Afinal de contas, as rodinhas garantem que a mochila seja usada sem muito esforço. Além disso, trata-se de um acessório compacto, que cabe no porta-malas do carro ou que pode ser utilizado como bagagem de mão no avião.
Praticidade para todas as horas
Outro fator importante para considerar na hora de escolher presentes para clientes médicos, é se certificar de optar por acessórios mais práticos. Dessa maneira, será possível garantir que os brindes sejam utilizados e que não fiquem esquecidos no fundo da gaveta ou do armário.
Por exemplo, um brindes bastante prático é a necessaire. Em primeiro lugar, esse acessório pode ser utilizado para armazenar diversos tipos de itens. Não apenas produtos de higiene pessoal, mas também:
- Remédios;
- Maquiagens;
- Documentos;
- Cabos.
Além disso, a necessaire é prática no momento de carregar. A saber, ela possui um tamanho pequeno, que cabe na bolsa, na mochila, na mala de viagens ou até mesmo no porta-luvas do carro. Inclusive, há modelos de necessaires mais elaborados, que podem ser pendurados no banheiro ou vestiário, facilitando o acesso aos itens!
Enfim, com a necessaire o médico pode carregar os seus itens pessoais e de trabalho em um só lugar, de maneira fácil e sem perder nada.
Encontre os melhores brindes para clientes médicos na Roar!
De fato, homenagear os clientes médicos exige bastante criatividade e cautela. Além de ser um público mais exclusivo, é necessário ficar atento às regras que normalizam a distribuição de presentes na área da saúde.
Mas, a Roar existe para te ajudar nesse desafio! Afinal, estamos há 28 anos no mercado promocional, atendendo grandes empresas do setor da saúde e desenvolvendo brindes de alto padrão, perfeitos para surpreender os clientes médicos. Além de serem acessórios 100% exclusivos e de excelente durabilidade, são brindes realmente úteis para a rotina.
Aqui você encontra mochila, mala de rodinhas, necessaire, bolsa térmica e vários outros brindes que podem ser um diferencial para a sua marca. Com certeza, são brindes capazes de encantar e fidelizar os profissionais, e que ainda promovem o nome da empresa de forma espontânea.
Clique aqui para fazer um orçamento agora mesmo!