Confira a importância de valorizar seu cliente e como escolher os melhores brindes B2B
Em primeiro lugar, talvez você esteja pensando, será que vale a pena investir em brindes B2B? Ou então, qual o real impacto que essa estratégia pode gerar no meu negócio? De fato, essa é uma estratégia de relacionamento que, quando bem realizada, pode sim fazer toda diferença.
Antes de mais nada, é comum pensar que oferecer um excelente produto ou serviço é o que garante o sucesso da companhia. Porém, mais do que isso, a forma que a empresa se relaciona com seus clientes é tão importante quanto.
Nesse sentido, seja um cliente interno ou externo, B2B ou B2C, eles estão em contato direto com sua marca, e por isso, você precisa passar uma boa impressão. Afinal, ela não só garante mais vendas e maior retenção de clientes, mas também é como as pessoas irão enxergar e falar sobre o seu negócio.
Por isso, se você quer saber como a estratégia de Brindes B2B pode impactar positivamente a forma de se relacionar e fortalecer seus negócios, continue lendo este artigo!
Clientes B2B e B2C: Quais são as diferenças?
Em síntese, B2B significa “Business to business”, ou seja, “empresa para empresa”. Por outro lado, B2C é uma abreviação para “Business to consumer”, que significa “empresa para consumidor”.
Quando falamos em B2C, nos referimos ao varejo, que é quando uma empresa vende o seu produto para o consumidor final. Já as vendas B2B são as relações comerciais entre empresas, tais como um comprador e um fornecedor.
De fato, a diferença não está apenas no nome, como também na forma de fazer negócios. Afinal, o cliente B2B tende a comprar volumes maiores e precisa suprir demandas específicas dentro de um prazo.
Então, toda a rotina, desde o planejamento até o fechamento da venda, tem suas diferenças do cenário B2C. Acima de tudo, existem algumas etapas neste processo B2B que você deve compreender. Por exemplo:
- Pesquisa de fornecedores;
- Comparação de preços, qualidade e prazos;
- Análise de orçamentos;
- Tomada de decisão em conjunto com os departamentos;
- Elaboração de contrato para garantir maior segurança.
A importância de valorizar o seu cliente B2B
Antes de mais nada, seja você um comprador ou um fornecedor, tenha em mente que essa relação se reflete no desenvolvimento do produto que será vendido ao cliente final. Logo, ela é a chave que pode indicar o sucesso ou o fracasso dessa negociação.
Além disso, são inúmeros os transtornos gerados em um negócio com problemas com fornecedores. Entre eles, a instabilidade, seja ela financeira, nos processos logísticos ou nas rotinas comerciais.
Por isso, a confiança de fazer a escolha certa é muito importante e eleva o nível da empresa, que passa a transmitir uma imagem cada vez mais positiva e sólida. Consequentemente impactando nas negociações, seja com o mesmo ou com novos clientes.
Portanto, se você quer se destacar entre as etapas no processo de compra e planejamento, a proximidade é o que pode gerar a confiança. Sem dúvida, é ela que fará toda a diferença na hora da decisão de fechar com você.
Como os Brindes B2B são uma boa estratégia?
A fim de entender como a estratégia de brindes B2B é eficaz para melhorar este relacionamento, precisamos falar um pouco de psicologia, e como ela pode ser aplicada em seu planejamento de marketing.
De acordo com o autor Best Seller Neil Patel, existem alguns impulsos automáticos que fazemos para evitar a reflexão sobre cada decisão tomada. Por exemplo, escovar os dentes ou caminhar são algumas ações do dia a dia que fazemos naturalmente, sem precisar refletir.
Nesse sentido, existem outros fatores que influenciam nossas decisões automáticas, tais como a cultura, educação, vivências, etc. Assim, no marketing, são utilizados os gatilhos mentais, que são uma forma de ativar esses fatores e facilitar a tomada de decisões do comprador.
O Gatilho Mental da Reciprocidade na estratégia de Brindes B2B
Existem muitos gatilhos mentais, mas um dos mais poderosos é o da reciprocidade. Ou seja, quando você dá um presente, isso incita a pessoa a retribuir essa atitude, na forma de agradecimento.
Sobretudo, essa atitude não é consciente. Isto é, se você dá um brinde para seu cliente, ele não se sente forçado a comprar com você. Pelo contrário, ele se sentirá satisfeito em poder retribuir o seu gesto e afirmar essa parceria.
Entretanto, é interessante que você pense em um brinde que realmente irá agradá-lo, e não entregue apenas esperando algo em troca. Afinal, investir em relações apenas por interesse pode causar um efeito contrário.
Portanto, utilize essa estratégia para gerar aproximação. Além disso, aproveite para criar e reforçar uma memória positiva do cliente com a sua marca, além de outros benefícios, que falaremos a seguir.
Brindes B2B: 5 motivos para utilizar essa estratégia
1. Fortalece a imagem da marca
Sem dúvida, quando você desenvolve um brinde personalizado com design atraente, boa qualidade e usabilidade, automaticamente esses pontos positivos são associados a sua marca e seu produto, fortalecendo essa imagem.
Confira alguns brindes sustentáveis que criamos para empresas fortalecerem sua marca:
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2. Fica na memória
Em segundo lugar, quanto mais útil for este brinde, mais presente a marca estará no dia a dia deste cliente. Assim, quando ele precisar, facilmente se lembrará da sua empresa e serviço.
3. Estreita os relacionamentos
Outro ponto positivo é que, quando você acerta no brinde e dá exatamente o que seu cliente precisa, gosta e irá usar, ele sente que você o conhece bem. Não apenas isso, mas também que se preocupou em fazer a melhor escolha. Logo, isso gera maior conexão e proximidade.
4. Mais oportunidades
Ao utilizar o seu brinde no dia a dia, o seu cliente carrega sua marca junto com ele. Assim, mais pessoas podem conhecê-la. Consequentemente, isso desperta interesse das pessoas para conhecerem o seu negócio.
5. Indicações
Como já falamos, transmitir confiança nas relações B2B é essencial. Afinal, se você transmite confiança, os clientes não irão medir esforços para indicar os seus serviços ou produtos para outras empresas que precisam dessa mesma confiança.
3 princípios básicos para escolher os melhores Brindes B2B
Acima de tudo, você já deve ter percebido que a estratégia de brindes B2B precisa ser bem elaborada, já que as relações e a imagem da marca estão em jogo. Portanto, para não errar na hora de escolher o seu brinde, siga esses 3 princípios básicos:
1. Utilidade
Em primeiro lugar, um dos principais erros na hora de personalizar um brinde é criar aquela “lembrancinha”, que acaba esquecida no fundo de algum armário. Logo, para sua estratégia ser um sucesso, o brinde precisa ser útil para quem irá receber.
Mas, para acertar nessa escolha, você precisa conhecer os seus clientes. Para isso, se pergunte: quais são características e demandas de cada um? Se precisar de ajuda, fale com um consultor que tem experiência em selecionar as melhores opções.
2. Qualidade
Assim como falamos sobre a confiança entre fornecedor e comprador, a empresa que personaliza o seu brinde não é exceção. Mais do que isso, personalizar um brinde sem qualidade pode prejudicar toda sua estratégia.
Portanto, conte com uma empresa estabelecida no mercado, que não deixa dúvidas sobre a qualidade do que é produzido. Há mais de 20 anos, a Roar ajuda empresas de todos os segmentos a ter sucesso em suas ações. Confira nossos cases.
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3. Design Atraente
Por fim, do que adianta criar um brinde útil e de qualidade, mas com um design pouco atraente, ou até mesmo feio? De fato, a estética também é muito importante.
Afinal, não há nada mais animador do que ganhar um presente que além de útil, é de bom gosto! Isso faz com que as pessoas o utilizem ainda mais.
Conclusão – Aposte em Brindes B2B para fortalecer seus negócios
Portanto, negócios consistentes tem como princípio gerar bons relacionamentos e firmar parcerias duradouras. Logo, se você deseja ser reconhecido como um parceiro de confiança, não ignore essa estratégia.
Além de ser um gatilho de reciprocidade, a estratégia de brindes B2B também traz muitos benefícios para sua empresa e sua marca. Entretanto, elaborar brindes não é tão simples quanto parece, pois demanda planejamento e conhecimento estratégico.
Portanto, se você quer acertar na hora de criar seus brindes, conte com quem entende do assunto. Aqui na Roar, nós criamos os melhores brindes para suas ações, sempre com atenção no melhor para o seu objetivo. Para nos conhecer melhor, baixe nosso catálogo.