Que a pandemia afetou drasticamente o setor de varejo brasileiro, não é novidade para ninguém! No entanto, um estudo feito pelo IBGE mostra que as vendas do setor subiram 16% ainda em maio de 2021, na comparação com o mesmo período no ano anterior. Principalmente se destacam as categorias de vestuário e calçados, artigos farmacêuticos, móveis e eletrodomésticos. Mas será que o marketing promocional para lojas de varejo pode ajudar o setor a crescer ainda mais?
Afinal, apesar dos altos e baixos com o cenário atípico, é esperado que o setor varejista cresça 3,8% somente neste ano. Sobretudo, as tendências que se esperam para o segmento é a digitalização das empresas, as vendas omnichannel e a sustentabilidade como diferencial para as marcas.
Então, no post de hoje vamos ajudar o seu negócio a se destacar neste cenário de oportunidades. Ou seja, você vai descobrir tudo que precisa saber sobre o marketing promocional para lojas de varejo e ver dicas práticas para vender mais. Vale a pena continuar com a gente!
Mas antes, vamos relembrar o que é o marketing promocional?
De maneira geral, o marketing promocional é um conjunto de estratégias com foco em melhorar o relacionamento entre empresa e consumidor. Também tem como finalidade deixar a marca em destaque e aumentar a receita do negócio. Para isso, busca proporcionar experiências de valor, que trazem algum tipo de benefício ao cliente e proporcionam o fortalecimento da marca.
Aliás, as estratégias mais comuns são:
- Distribuição de brindes personalizados;
- Amostras grátis;
- Ofertas exclusivas;
- Ou promoções especiais.
Quando falamos sobre o marketing promocional aplicado ao varejo, pode-se dizer que ele tem como intuito destacar a marca da concorrência aos olhos de um consumidor cada vez mais exigente. Assim, fazer com que a empresa venda mais, a partir de uma vantagem proporcionada aos consumidores!
Marketing promocional para lojas de varejo: como acontece na prática?
A saber, é importante destacarmos os principais objetivos do marketing promocional para lojas de varejo:
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Atrair novos clientes para a loja
De fato, conquistar novos clientes é uma busca constante das lojas de varejo. Por isso, é comum muitas adotarem ações de marketing promocional que sejam capazes de atrair a atenção e o desejo de compra do público.
Por isso, as promoções ainda são alternativas eficientes. Por exemplo, se uma loja de móveis deseja atrair mais clientes, uma opção seria organizar um evento, como um coffee break. Assim, somente neste dia deixar a linha completa de eletrodomésticos com “10% de desconto”. Assim, a loja estará atraindo novos clientes que estejam interessados em comprar esses produtos, e ainda proporciona uma experiência positiva aos consumidores.
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Fidelizar quem já é cliente
Mas, além dessa busca incessante por novos clientes, não se esqueça que o mais importante é manter os clientes atuais! Então, o marketing promocional também é um importante aliado em fidelizar os consumidores.
Por exemplo, se uma rede de farmácias deseja agradecer a preferência dos clientes que compram com frequência, a marca pode criar brindes personalizados e distribuir a esses consumidores. Assim, além de proporcionar uma experiência memorável, faz com que o cliente continue comprando ainda mais da empresa. E, claro, ganhando um brinde o consumidor estará muito mais propenso a indicar a farmácia para amigos e familiares!
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Vender mais produtos
A saber, não podemos esquecer também que o marketing promocional tem como objetivo fazer com que as lojas do varejo vendam mais produtos, através de promoções e campanhas. Afinal, tem o poder de gerar compras por impulso (para aproveitar o benefício) ou aumentar o ticket médio (comprar um valor maior para poder ganhar).
Por exemplo, se uma livraria quer vender mais, ela pode criar uma promoção de vendas no “Dia Mundial do Livro”. Ou seja, aproveitar uma data comemorativa para colocar a empresa em evidência e atrair a atenção dos clientes. Portanto, essa livraria pode distribuir cupons de desconto através de campanhas de e-mail marketing alguns dias antes. Além disso, presentear com uma mochila as compras acima de R$ 300,00! Assim, com certeza o negócio vai conseguir aumentar as vendas dos livros, e ainda atrair novos clientes para a loja.
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Destacar a marca da concorrência
O marketing promocional também é bastante eficiente em destacar uma marca em meio às concorrentes. Afinal, diante de tantas empresas que oferecem produtos e serviços muito parecidos, é a experiência que vai fazer com que o cliente escolha uma marca em detrimento da outra.
Por exemplo, digamos que a marca Café Farmer não está vendendo tão bem quanto queria. Então, ela pretende ganhar mais a atenção dos consumidores. Ou seja, ao invés de apenas deixar o pacote de café na prateleira ao lado de todas as outras, a marca começa a distribuir degustação grátis para os clientes que vão ao supermercado. Além disso, montou um Kit promocional com 3 pacotes de café e mais uma bolsa térmica. O resultado? O Café Farmer tem um aumento significativo nas vendas, e ainda ganha a preferência dos consumidores (muitos desses, que ainda não tinham experimentado o produto).
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Lançar um novo produto
Além disso, uma empresa pode aplicar as ações de marketing promocional no momento em que ela for lançar um novo produto. Afinal de contas, como o público-alvo ainda não conhece a mercadoria, é preciso despertar o interesse do consumidor.
Nesse caso, se pensarmos no exemplo de uma empresa de cosméticos, que vai lançar um novo perfume, ela pode criar uma promoção com caráter de “edição limitada”. Assim, além da empresa conseguir vender mais por ser um produto “inédito”, também pode fazer um teste da aceitação dos consumidores. Em outras palavras, caso o perfume caia no “gosto popular” e as pessoas de fato tenham gostado da fragrância, a marca pode tornar um produto fixo em seu portfólio.
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Liquidar estoque
Sabe aquelas roupas que já estão caindo de moda e você não sabe mais o que fazer para evitar que elas tragam prejuízo para a loja? Então, nesse caso as ações de marketing promocional podem ser estratégias inteligentes e salvar a empresa desse problema.
Afinal, com descontos ou promoções no estilo “compre e ganhe outra peça” você consegue movimentar o estoque e ainda não sai no prejuízo. Aliás, preços e promoções especiais podem ser aplicadas em qualquer loja do setor varejista, não somente no setor de vestuário e calçados.
Portanto, está com produtos que não tiveram uma saída desejada? Não perca tempo e organize uma “queima de estoque” o quanto antes!
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Fortalecer a imagem da marca
Por fim, o marketing promocional também tem como finalidade fortalecer a imagem de uma marca no mercado, assim como aumentar a percepção de valor frente os consumidores.
Por exemplo, digamos que a loja de materiais de construção Cimento e Cia lançou um produto inédito: trata-se de um tijolo ecológico, diferente dos modelos disponíveis no mercado. Então, a fim de chamar a atenção para esse fato, a loja pode criar uma ação promocional colocando em evidência a imagem sustentável que pretende passar.
Nesse caso, a Cimento e Cia pode distribuir ecobags personalizadas aos clientes que fizerem compras em determinado período de tempo. Assim, esse novo produto estará sendo promovido no mercado através das sacolas, e a empresa ainda estará passando uma imagem de responsabilidade ambiental.
Ideias de marketing promocional para lojas de varejo
Enfim, como você percebeu existem várias estratégias que as lojas varejistas podem utilizar a fim de melhorar o relacionamento com os clientes e ainda vender mais. Em resumo, as ideias práticas de marketing promocional mais assertivas, são:
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Marketing promocional para lojas de varejo: Promoções de indicação
Essa estratégia é fundamental para tornar os clientes verdadeiros advogados da marca. Afinal, a ideia principal é incentivar os consumidores já conquistados, a convidar outras pessoas para também conhecerem a empresa.
Sem dúvida, as indicações geram um ciclo de indicação simultâneo e contínuo. Por exemplo, você pode oferecer um pacote de produtos ou serviços, para quem indica a loja para um amigo. Digamos que você tem uma loja de móveis, nesse caso você pode oferecer um desconto do tipo “Compre uma mesa e leve as cadeiras grátis”.
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Marketing promocional para lojas de varejo: Cupons de desconto
De fato, um dos benefícios principais dos cupons é gerar recorrência de compra e fidelizar os clientes. Assim, o intuito da estratégia é disponibilizar um benefício adicional para atrair consumidores.
Um exemplo clássico pode ser: “Cupom de 30% de desconto para você gastar no Dia do Consumidor aqui na Varejo Bacana”.
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Marketing promocional para lojas de varejo: Cartões de fidelidade
Como o próprio nome já diz, o cartão fidelidade é um programa de recompensa que tem como objetivo fidelizar os clientes. Afinal, a ideia é incentivar os consumidores a comprarem mais e que, mais tarde, sejam premiados por isso.
Por exemplo, um incentivo bastante comum é: “A cada 5 compras, leve para casa uma peça de roupa totalmente grátis”. Ou ainda: “Complete seu cartão e ganhe um brinde especial”.
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Marketing promocional para lojas de varejo: Brindes personalizados
Sem dúvida, os brindes personalizados trazem inúmeros benefícios para a empresa, mas também geram uma experiência memorável aos clientes.
Por exemplo, além de fidelizar os consumidores, os brindes também promovem a marca no mercado, reforçando o nome da empresa na mente dos consumidores, ou conquistando novos compradores.
Então, os brindes podem ser utilizados em promoções do tipo: “Em compras acima de R$200 em chocolates você ganha um brinde totalmente exclusivo de Páscoa”
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Marketing promocional para lojas de varejo: Degustação
Decerto, a degustação, além de servir como uma experiência agradável ao público, também ajuda a aumentar as vendas do produto exposto. Aliás, em especial para aquelas marcas ou produtos novos, promover uma degustação no ponto de venda pode fazer com que ela ganhe o coração do consumidor.
Afinal, as chances da pessoa levar o produto para casa são bem maiores do que se o item estivesse apenas exposto na prateleira.
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Marketing promocional para lojas de varejo: Sorteios promocionais
Os sorteios são bastante comuns como estratégia para divulgação de produtos, marcas, serviços ou para gerar engajamento com o público. Ou seja, são estratégias ideais para reter clientes, e ainda conquistar novos consumidores. Afinal, a marca estará em destaque, gerando impulsionamento e interatividade com o público.
Por exemplo, você pode realizar sorteios de cupons, vouchers, produtos ou outros benefícios. Enfim, o importante é considerar o prêmio a ser utilizado, de acordo com a finalidade do sorteio e o perfil do consumidor da empresa.
CONCLUSÃO
De fato, as expectativas é que as vendas do setor varejista continuem crescendo neste ano. Embora seja um cenário de oportunidades para as empresas aumentarem suas receitas, esse também é um ambiente de forte concorrência. Por isso, é essencial que as lojas saibam como se destacar no mercado, e conquistar a preferência dos consumidores.
Então, no post de hoje você conheceu os principais objetivos do marketing promocional para lojas de varejo. Além disso, descobriu dicas práticas para qualquer negócio melhorar o relacionamento com os clientes atuais, e ainda conquistar novos consumidores. Ou seja, ideias como cupons, degustação, cartões fidelidade, sorteio e, claro, os brindes (que não poderiam ficar de fora dessa lista).
Aliás, distribuir brindes é a ação de marketing promocional com melhor retorno sobre o investimento, e que pode trazer resultados reais para a empresa. Então, essa pode ser uma oportunidade para o seu negócio fidelizar a preferência dos clientes atuais, e ao mesmo tempo, divulgar os produtos da marca para novos compradores. Acesse aqui para baixar o catálogo de brindes da Roar e conheça todos os produtos que podemos criar para a sua marca!