Hoje, o marketing com influenciadores virou uma tendência. Afinal, muitas marcas perceberam que essa é uma estratégia inteligente não apenas para humanizar a relação entre com o público-alvo, mas também para aumentar o reconhecimento e a autoridade da empresa nas redes sociais.
Aliás, cerca de 76% das pessoas já compraram algo por recomendação de um influencer. Isso mostra como essas personalidades têm um grande poder de influência na internet. Além disso, no Brasil a taxa de lembrança dos anúncios feitos por influencers é de 69%. Com certeza, é uma ótima opção para as marcas que desejam divulgar os produtos ou serviços e, ao mesmo tempo, melhorar o posicionamento em relação ao público.
Continue lendo para descobrir como ter sucesso nas campanhas de marketing com influenciadores e veja como os brindes podem deixar as ações ainda mais criativas e diferentes!
Quem são os influenciadores digitais?
Embora o termo “influenciador digital” seja cada vez mais utilizado, sobretudo com a expansão da internet, muitas pessoas ainda não sabem exatamente quem são essas figuras. Então, vamos lá: é isso que vamos te explicar!
Em primeiro lugar, é importante compreender o verbo “influenciar”. De modo geral, ele significa induzir alguém a se comportar ou a pensar de determinada maneira. Logo, o influenciador é o agente responsável por exercer a influência. Certo?!
Nesse sentido, os influenciadores digitais são pessoas que se expressam por meio das redes sociais, gerando conteúdo e impactando indivíduos e comunidades. Normalmente, eles são considerados figuras de influência porque têm um público numeroso, leal e engajado. Assim, tornam-se verdadeiras “autoridades” nos assuntos que abordam.
O que é o marketing de influência e como funciona?
Dessa maneira, o marketing de influência é uma estratégia que busca gerar valor para determinada marca, a partir do conteúdo criado por esses influenciadores. De acordo com um levantamento da QualiBest, os influenciadores digitais são a segunda fonte mais relevante para a tomada de decisões. Assim, ficam atrás apenas dos amigos ou familiares.
Principalmente, com os influencers é possível criar uma estratégia de divulgação mais humanizada e direta. Afinal de contas, eles utilizam técnicas de engajamento para criar uma relação de proximidade com o público.
Os influencers e as redes sociais
Ademais, os influenciadores ditam comportamentos, e até mesmo ideias e posicionamento nos seus seguidores, em relação aos temas que abordam. Por isso, são capazes de trazer autoridade para as marcas e servir como uma prova social, na medida em que mostram os produtos ou serviços na prática.
Hoje, existem influenciadores digitais que falam sobre praticamente todos os assuntos possíveis! Normalmente, eles utilizam o Instagram devido às ferramentas disponíveis e ao alcance, visto que o Brasil possui cerca de 99 milhões de pessoas usando a rede social diariamente. Porém, os influencers podem utilizar outras redes sociais, como:
- Facebook;
- YouTube;
- Twitter;
- TikTok.
Influenciadores digitais na prática
Comumente, nos deparamos com influenciadores da área de beleza. Por exemplo, pessoas que ensinam sobre maquiagem, através de vídeos e lives. Nesse caso, os influenciadores fazem “parcerias” com marcas de cosméticos e durante os vídeos utilizam os produtos ganhos (como base, sombra ou batom) sutilmente. Ou seja, deixando em destaque a embalagem ou comentando sobre os benefícios do produto.
Outro exemplo clássico, são os influencers fitness. Isto é, pessoas que têm um estilo de vida saudável. Na maioria das vezes, esses influenciadores digitais fecham parcerias com academias ou marcas de alimentação saudável. A partir disso, passam a documentar a rotina nos stories ou lives. Portanto, mostram os treinos, ensinam receitas de pratos fitness ou até mesmo exercícios para as pessoas fazerem em casa.
Enfim, basta dar uma navegada pelo “Explorar” do Instagram que você já encontrará inúmeros influencers digitais!
Por que usar influenciadores digitais nas ações de marketing?
De maneira geral, os influenciadores são importantes não apenas para gerar um aumento de visitas no perfil da empresa, mas também para adquirir novos clientes. Com isso, contribuir para o aumento das vendas.
Principalmente, através dos influenciadores digitais é possível chegar aos públicos estratégicos para a marca. Além disso, a visibilidade e o “poder de fala” do influencer no respectivo segmento gera para a empresa credibilidade e confiança.
A saber, os principais benefícios de utilizar os influencers digitais durante as estratégias de marketing, são:
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Maior alcance
Assim como dito anteriormente, as redes sociais possuem um poder de alcance significativo. Ou seja, permitem que um grande número de pessoas visualizem e interajam com os conteúdos criados pelos influencers. Ao contrário de painéis outdoor, por exemplo, nos quais propaganda fica limitada a uma região geográfica, com as redes sociais é possível alcançar um número bastante amplo de usuários, de diferentes lugares.
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Atração do público certo
A saber, os influenciadores digitais também são capazes de criar uma afinidade maior com o público-alvo da empresa. Assim, eles podem estreitar laços e desenvolver uma relação de confiança e amizade. Em outras palavras, agem como uma “ponte” para humanizar o contato entre a marca e os potenciais clientes.
Inclusive, esse contato é feito de forma mais assertiva. Afinal de contas, os usuários consomem conteúdo e acompanham apenas os influenciadores que eles se identificam. Com isso, as marcas têm uma possibilidade maior de atingir as pessoas certas, aquelas que podem ser potenciais consumidores da marca.
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Ampliação da imagem da marca
Por fim, as ações com influenciadores digitais ajudam a ampliar a divulgação da marca, especialmente no meio online. Afinal, os influencers possuem milhares (ou até mesmo milhões) de pessoas que os acompanham diariamente. Isso permite que o nome da empresa seja fixado na memória e chegue a um número cada vez maior de pessoas.
Como ter sucesso no marketing para influenciadores?
Entretanto, para conseguir ter sucesso nas ações de marketing com influenciadores, não basta apenas sair procurando qualquer pessoa que tenha bastante seguidores nas redes sociais. De maneira geral, é importante:
Ter objetivos claros:
Aqui é imprescindível pensar em quais resultados a marca pretende atingir a partir das ações com os influencers. Por exemplo, caso o intuito seja aumentar as vendas, é bacana que a empresa opte por influenciadores que saibam “vender o peixe”. Ou seja, que saibam promover os produtos ou serviços adequadamente.
Conhecer o público-alvo:
Sem dúvida, é fundamental que a marca conheça em detalhes o público-alvo da ação que será realizada. Diante disso, será possível encontrar os influenciadores que os potenciais clientes tenham uma afinidade e identificação maior.
Encontre bons influenciadores:
Sem dúvida, é imprescindível encontrar bons influenciadores para que a parceria tenha sucesso. Além da afinidade com o público-alvo, é importante se certificar que o influencer seja carismático, comunicativo e, certamente, responsável. Afinal de contas, ele estará representando o nome da empresa.
Mensurar os resultados:
Por fim, é fundamental analisar o desempenho das ações, a fim de conferir o que está dando certo e o que precisa ser melhorado. Essa conferência é importante não apenas para encontrar melhorias nas ações atuais, mas também para a marca ter conhecimento sobre o que pode ser feito para que as parcerias futuras sejam um sucesso.
Os brindes como ação de marketing para influenciadores
Com certeza, utilizar brindes personalizados a fim de potencializar as ações de marketing com os influenciadores digitais pode trazer diversos benefícios para a marca.
Em primeiro lugar, é importante destacar o excelente custo-benefício. Afinal de contas, os brindes geralmente não exigem altos investimentos. Ainda assim, são acessórios duráveis, que serão utilizados por muitos anos, promovendo o nome da marca para diferentes pessoas e em vários lugares.
Além disso, outras vantagens dos brindes no marketing com influencers, são:
- Humaniza a marca nas redes sociais;
- Divulga a empresa de forma espontânea;
- Ajuda a aumentar as vendas;
- Melhora o posicionamento (lembrança) da marca;
- Conquista novos clientes;
- Associa a marca à modernidade e criatividade;
- Diferencia a empresa dos concorrentes.
Cases da Roar de marketing para influenciadores.
Aqui na Roar, frequentemente criamos brindes para grandes marcas distribuírem durante as ações de marketing com influenciadores. A seguir, veja os projetos que mais fizeram sucesso e inspire-se nesses mimos personalizados!
Sacola para a marca Natura
Este brinde foi desenvolvido para a marca Natura, em parceria com a Agência Tração. Assim, o presente seria distribuído aos influenciadores digitais durante um evento.
No geral, a sacola conta com a logomarca da Natura e com uma identidade visual divertida, cativante e sofisticada. Além disso, o acessório possui alças reforçadas, garantindo maior praticidade e segurança no transporte dos produtos. Enfim, é um brinde que motiva os influenciadores a compartilharem os itens da marca com seus seguidores.
Mochila para a marca Campari
A saber, esta mochila foi criada a fim de que a marca melhorasse o engajamento com o público nas redes sociais. Inclusive, a Campari é conhecida por estimular os sentidos a partir de uma experiência visual e de sabor cativante. Portanto, nosso objetivo era criar um acessório que conversasse com esses valores. Como resultado, desenvolvemos uma mochila que ficou a cara da marca: sofisticada, contemporânea e marcante.
Dessa maneira, o brinde se tornou uma ótima opção para os influencers comporem os looks para as viagens ou passeios. De modo que a divulgação da marca ultrapasse o virtual e também seja feita no meio físico.
Kit de brindes para a marca Michelob
A agência que atendia a Michelob nos procurou porque precisava de um brinde que fosse distribuído aos influenciadores digitais do Instagram. Então, como a divulgação da marca seria bastante ampla, nosso desafio era criar um brinde impactante. Diante disso, desenvolvemos um kit de brindes super exclusivo, composto por uma sacola e uma mala de viagem.
Assim, o resultado foi um kit totalmente autêntico. Primeiro, as cores podem ser facilmente associadas à identidade visual da cerveja. Logo, reforçam a lembrança da marca na mente dos consumidores. Além disso, tratam-se de acessórios extremamente úteis. Inclusive, eles se complementam, tornando o kit indispensável para os momentos de lazer e descanso.
Shoulder Bag para a marca Polenghi
Nesse caso, o desafio que recebemos da agência responsável por atender a marca Polenghi era criar um brinde moderno mas que, ao mesmo tempo, representasse a tradição da marca.
Então, optamos por desenvolver uma shoulder bag. Além de ser um brinde sinônimo de modernidade e criatividade, o acessório também promoveria a marca no meio físico. Ou
Sem contar que utilizamos uma tipografia delicada e sofisticada, que representa acima de tudo segurança. Além disso, o azul no tom pastel traz uma sensação de jovialidade e afeto.

Kit de brindes para a marca Cheetos
De modo geral, a proposta desse kit de brindes que criamos para a marca Cheetos era encantar, despertar o desejo e se conectar com o público, nas redes sociais. Então, optamos por desenvolver um kit composto por uma sacola e uma pochete com estampa em animal print. Sobretudo, em alusão ao mascote da marca e por ser uma super tendência entre o público-alvo da empresa.
Assim, os influenciadores selecionados pela marca receberam os brindes em casa. Sem dúvida, os acessórios se destacaram bastante no momento das fotos e vídeos, despertando o interesse e fortalecendo a imagem da marca na mente dos potenciais clientes.
Brindes para marketing com influenciadores é com a Roar!
Há mais de 25 anos a Roar atua no setor promocional desenvolvendo brindes modernos, de qualidade e principalmente úteis, para marcas conhecidas nacional e internacionalmente. Aqui, trabalhamos apenas com brindes 100% costuráveis e totalmente personalizáveis.
Atualmente, somos considerados uma referência quando o assunto é brindes para marketing com influenciadores. Principalmente porque criamos itens autênticos, que se destacam nas redes sociais, melhorando o posicionamento da marca no meio online e contribuindo para o aumento das vendas. Enfim, são brindes criativos, que cativam a atenção dos seguidores e que promovem o nome da empresa também no meio físico.
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