Praticamente todas as empresas que buscam a excelência convivem todos os dias com os mesmos desafios. Sobretudo, podemos citar: aumento da visibilidade da marca, vendas dos produtos ou serviços e garantia de uma boa experiência ao cliente. Mas, para isso é preciso ser criativo. Então, foi pensando nisso que hoje vamos te mostrar as 7 melhores ideias de promoção de vendas para colocar em prática agora mesmo, independente se a loja for física ou virtual!
Continue lendo e veja como alcançar melhores resultados através de táticas criativas de promoção. Vamos juntos?
O que é promoção de vendas?
Antes de tudo, é importante entender esse conceito. A saber, a promoção de vendas é uma estratégia de marketing destinada a estimular a demanda em determinado produto ou serviço e com isso aumentar o conhecimento da marca. Dessa forma, são criadas campanhas de curto prazo que:
- Criem um senso de urgência;
- Gerem novos leads;
- Aumentem as vendas;
- Promovam a marca;
- E ainda mantenham os clientes atuais engajados.
No entanto, essas técnicas de promoção de vendas estão ao alcance de qualquer empreendedor, seja ele iniciante ou mais experiente. Sem dúvida, com ideias criativas é possível adotar a estratégia em empresas de qualquer segmento, tamanho ou localidade.
Inclusive, na maioria das vezes a promoção de vendas não depende de grandes investimentos. Mas sim, de estratégias assertivas, que trazem resultados para a empresa e geram benefícios para o cliente.
E quando colocar em prática as ideias para promoção de vendas?
De maneira geral, podemos dizer que o objetivo principal é aumentar o faturamento da empresa e potencializar a participação de mercado. Em outras palavras, vender mais e imediatamente.
Mas ao contrário do que muitos pensam, a promoção de vendas não é uma estratégia usada somente para “desencalhar” aqueles produtos do estoque. Pelo contrário! Ela pode ser usada nas seguintes situações:
- Pesquisar pontos importantes sobre o consumo do produto ou serviço;
- Fortalecer a relação entre empresa e clientes;
- Testar lançamentos;
- Em eventos sazonais;
- Para demonstração de uso dos produtos (ou serviços).
Porém, o importante é entender que elas não devem acontecer a todo instante. Nesse caso, corre-se o risco de se tornarem banais e assim perdem o sentido de “promoção” em si. De fato, quando essa estratégia é usada com muita frequência o interesse do consumidor desaparece.
Será que a promoção de vendas vale a pena?
Implementar uma promoção de vendas pode ajudar a criar lealdade para a marca, assim como aumentar as vendas. Para isso, avaliar os prós e contras é fundamental antes de colocar uma promoção de vendas em prática. Veja os principais pontos que separamos:
Vantagens da promoção de vendas:
- Fideliza os clientes atuais;
- Engaja os consumidores, inclusive nas redes sociais;
- Prospecta novos clientes para a marca;
- Gera tráfego, seja de clientes no interior da loja ou visitas no site;
- Promove a marca e a consolida na mente dos clientes;
- Chama atenção para o produto ou serviço que está sendo promovido;
- E gera fluidez no estoque.
Possíveis desvantagens da promoção de vendas:
- Redução das margens, quando usada com muita frequência;
- Queda nas vendas de outros produtos se não for bem aplicada;
- Possibilidade de diminuir a receita no período seguinte.
A saber, quando bem planejada e executada com cautela, a promoção de vendas é uma estratégia que traz mais benefícios em relação às desvantagens.
7 ideias de promoção de vendas
Depois de entender todo o conceito da promoção de vendas, chegou o momento de conhecer as possibilidades para colocar a estratégia em prática. Mas, embora exista uma variedade de técnicas à disposição, não há uma fórmula mágica. Ou seja, a promoção ideal será aquela que melhor se encaixa com as necessidades, objetivos e público da empresa.
A seguir, veja as principais ideias de promoção de vendas para colocar em prática agora mesmo:
01 – Demonstração ou teste grátis
As avaliações gratuitas são uma ótima maneira de levar um lead a testar o produto ou serviço sem nenhum compromisso por parte dele. Na prática, as lojas podem oferecer amostras grátis no ponto de venda (um sachê de shampoo, por exemplo, ou ainda uma versão menor do item original).
Além disso, é possível oferecer essa promoção também para serviços do meio digital. Isto é, dar ao cliente o acesso à solução por determinado tempo, com o objetivo de despertar nele o desejo de ter aquele serviço em tempo integral. Por exemplo, os serviços de streaming fazem isso muito bem: o primeiro mês é grátis ou com custo bem reduzido.
E aqui vai uma dica extra: para aumentar a chance de conversão, considere oferecer o benefício por tempo limitado. Isso faz com que a pessoa tenha menos tempo para decidir se vai ou não finalizar a compra e acabe adquirindo por impulso!
02 – Cupons
O cupom de desconto é uma estratégia bastante eficiente em acelerar a decisão de compra por parte do lead. Afinal, quem já não comprou algo apenas para aproveitar aquele cupom que chegou no e-mail? Ou, ainda, que comprou pela primeira vez em um site por que tinha desconto na primeira compra?
Aliás, a fim de obter melhores resultados, uma alternativa é limitar a validade do desconto. Por isso, campanhas como “Só hoje”, “Dia da Informática” e até mesmo a famosa “Black Friday” fazem grande sucesso.
Assim, além dos e-mails, também é possível distribuir os cupons através de:
- Banners no site;
- Redes sociais;
- Ou até mesmo impresso na embalagem do produto.
Seja como for, os cupons de desconto são uma ótima maneira de fidelizar os clientes atuais ou, ainda, incentivar os clientes novos a comprarem novamente!
03 – Frete grátis
Para quem trabalha no e-commerce o frete grátis é uma das melhores estratégias de promoção de vendas. Inclusive, um estudo da empresa britânica Moosend revelou que em todo o mundo 60% dos carrinhos abandonados acontecem por causa do valor do frete.
Nesse contexto, sabemos que fatores como peso e região de entrega podem pesar no bolso do lojista. No entanto, existem alternativas para esse impasse. Por exemplo, serviços que comparam preços de diferentes transportadoras, como o Melhor Envio.
Além disso, oferecer frete grátis apenas acima de determinado valor é uma boa alternativa para equilibrar a receita da loja. Dessa maneira, também estimula o aumento do ticket médio. Afinal de contas, quem nunca colocou mais um produto no carrinho para ter o frete grátis não é mesmo?
04 – Compre um, ganhe outro
Táticas de promoção de vendas usadas com frequência são “compre um e leve outro”, ou ainda “compre dois e leve o terceiro grátis”. Sem dúvida, são ofertas tentadoras para qualquer consumidor. Além do mais, são campanhas assertivas para quem pretende minimizar o estoque de produtos ou vender vários de uma vez.
Porém, o mais bacana é que esse tipo de ação aumenta o reconhecimento da marca, uma vez que os itens extras são compartilhados com amigos ou familiares.
Por fim, aqui também é possível usar um brinde personalizado a fim de dar aquele empurrãozinho para que o cliente finalize a compra. Por exemplo, “compre um notebook e ganhe uma mochila personalizada para transportá-lo”. Com certeza, essa é uma estratégia que aumentará a venda dos acessórios!
05 – Promoção relâmpago
A promoção relâmpago é quando a marca oferece um abatimento no preço de um ou vários produtos ou serviços apenas por um curto período de tempo, variando entre algumas horas ou alguns dias. Portanto, essa estratégia funciona bem para criar um senso de urgência na mente do cliente, estimulando ele a tomar a decisão de compra.
A saber, mesmo que a promoção seja curta, os profissionais da agência de marketing ou de publicidade podem antecipar a ação e criar uma expectativa, divulgando quando ela acontecerá. E isso pode ocorrer de diferentes formas:
- Redes sociais;
- E-mail marketing;
- Material impresso;
- Comercial na TV ou rádio.
Dessa maneira, a promoção relâmpago pode ser adotada tanto por lojas físicas, quanto virtuais. Sem dúvida, funciona muito para dar visibilidade à marca e aumentar vendas naquele período.
06 – Pacotes de produtos ou serviços
Dentre as maiores vantagens dessa estratégia está o aumento do ticket médio das vendas. Além disso, outro benefício é a satisfação do cliente, pois a proposta dessa estratégia é oferecer itens ou soluções relacionadas entre si que facilitem a vida dele. Com isso, a experiência do cliente em relação à marca é ainda melhor!
07 – Brindes personalizados
Como sempre falamos aqui em nosso blog, os brindes personalizados são ferramentas eficientes em melhorar os resultados de uma empresa. Seja na produtividade dos colaboradores, na fidelização de clientes ou ainda no aumento das vendas.
Aliás, o brinde pode ser destinado a apenas um produto ou serviço, ou ainda para aumentar as vendas da loja como um todo. Além disso, a estratégia pode ser usada tanto em comércios físicos, como também virtuais. Seja como for, o segredo é escolher o acessório mais adequado para a ocasião e perfil do público.
Por exemplo, é possível estabelecer um prazo para a promoção acontecer, e nesse espaço de tempo os brindes serão distribuídos como um presente para compras em toda a loja, acima de determinado valor. Mas, a ação com brindes pode ser restrita a um determinado produto. Além do exemplo da mochila para notebook, outra ideia seria dar uma sacochila personalizada para quem comprar um tênis de corrida.
Enfim, as possibilidades são inúmeras! Basta colocar a criatividade em prática!
Ideias de promoção de vendas: veja os melhores brindes para sua estratégia
[bloco-produtos categoria=”térmica” ordem=”ASC”]
CONCLUSÃO
Não importa qual seja o método utilizado, o canal ou o objetivo final, as promoções de vendas são estratégias eficientes para aumentar as vendas dos produtos ou serviços. Mas não esqueça de tomar cuidado com o tempo e a frequência das promoções, pois caso não sejam bem planejadas, podem não trazer o resultado esperado.
De qualquer forma, ao usar ideias de promoção de vendas que envolvam a urgência ou exclusividade é possível aumentar a receita e ainda promover uma experiência memorável aos clientes. Assim, aumentando a percepção de valor para a marca.
E se você pretende destacar sua empresa entre a concorrência, investir em brindes personalizados é a melhor alternativa! Dentre todas, essa é uma das ideias de promoção de vendas que mais traz resultado em relação ao custo-benefício que apresenta. Por isso, baixe o nosso catálogo e veja todas as opções de brindes que podemos criar para a sua estratégia!