Hoje, existe uma verdadeira guerra entre as marcas a fim de conquistar a atenção dos consumidores. Dessa forma, a vitória depende principalmente das ações de posicionamento de marca adotadas. Aliás, toda empresa tem um posicionamento de marca, mesmo que não invista nisso. Afinal, o posicionamento diz respeito à forma como a marca é reconhecida e lembrada. Ou seja, a imagem que ela ocupa na memória do público.
Então, vamos te mostrar a importância de ter um posicionamento de marca bem definido, de modo que a empresa seja lembrada a partir de uma imagem positiva. Assim como, dar dicas de ações de posicionamento de marca que podem ser adotadas na prática. Continue lendo e descubra!
Afinal, o que são ações de posicionamento de marca?
Antes de verificarmos a relevância do posicionamento, é preciso compreender o que de fato essa estratégia significa. De modo geral, posicionamento de marca nada mais é do que o processo em que uma empresa busca colocar a marca em destaque na mente do público-alvo. Ou seja, dos clientes, funcionários ou fornecedores.
Geralmente, as pessoas acreditam que as ações de posicionamento de marca estão relacionadas a grandes mudanças. Por exemplo, com a escolha de um novo fornecedor ou com o lançamento de um novo produto. Porém, o foco dessa estratégia não está na mercadoria em si, mas sim na percepção que o consumidor tem em relação à companhia.
Portanto, o posicionamento é o que ocorre com a imagem da marca na memória das pessoas. Logo, é muito importante planejar com cautela a forma como a empresa se apresenta visualmente e como se comunica com o público. Isso inclui não apenas fatores relacionados à identidade visual, mas também ações promocionais, de incentivo e demais estratégias de engajamento, como veremos adiante.
Por que se preocupar com ações de posicionamento?
Sem dúvida, se preocupar com o posicionamento é essencial para qualquer marca. Sobretudo, porque essa é uma estratégia de branding que realiza ações para que a empresa seja lembrada pelo público em um momento crucial: da escolha. Então, o posicionamento correto também contribui, indiretamente, para o sucesso da empresa.
Além disso, vale destacar que o posicionamento é fundamental para qualquer negócio que deseja conquistar o consumidor a ponto de ele fixar a marca na memória. Afinal de contas, quando isso acontece, o posicionamento pode mobilizar os valores da marca, os sentimentos que ela gera, as memórias afetivas e tudo aquilo que faz a empresa ser única e especial.
Enfim, o posicionamento busca passar uma imagem positiva da marca para os clientes. Caso contrário, a companhia pode acabar ocupando um lugar indesejado não só na mente do consumidor, mas também no mercado. Ou seja, as ações de posicionamento inadequadas podem afetar a reputação da empresa em relação aos fornecedores, acionistas e demais públicos.
Então… Cuidado para o posicionamento não prejudicar a imagem da empresa!
Como o posicionamento é importante para aumentar o reconhecimento da marca perante o mercado, é essencial tomar cuidado durante a elaboração das estratégias, a fim de evitar que aconteçam falhas. Além disso, a interpretação incoerente desse fato pode interferir negativamente na imagem da empresa.
Nesse sentido, um case de posicionamento de marca bastante conhecido no Brasil, mas que não deu tão certo assim, é da marca Bombril. A saber, em 2012, durante um programa televisivo a marca lançou a campanha “Mulheres que brilham”. Esta, trazia no logotipo a estampa de uma mulher com cabelos crespos.
Entretanto, o posicionamento da marca durante a campanha foi interpretado erroneamente, de modo que a ação causou uma reação negativa entre as pessoas, principalmente nas redes sociais. Afinal, a empresa foi acusada de associar a palha de aço ao cabelo crespo. Diante disso, a empresa publicou um pedido de desculpas oficial, esclarecendo que não tinha a intenção de ofender. Por fim, a empresa também realizou a alteração da imagem utilizada na campanha.
E quais são as estratégias para ações de posicionamento?
Isto posto, vamos conhecer brevemente os principais tipos de ações de posicionamento de marca que normalmente são adotados pelas marcas? A seguir, confira quais são:
Posicionamento específico:
Aqui, as estratégicas estabelecidas têm como objetivo evidenciar algum benefício exclusivo do produto ou serviço. Por exemplo, o melhor preço do mercado, a tecnologia de ponta ou o atendimento exclusivo. Enfim, é a maneira específica de como a marca quer ser lembrada pelos clientes.
Posicionamento contra concorrentes:
Basicamente, é quando a marca busca evidenciar que o produto ou serviço oferecido é melhor que o dos concorrentes. Em outras palavras, é quando a empresa traça estratégias a fim de se diferenciar e se destacar das outras companhias que atuam no mesmo mercado.
Posicionamento de categorias:
Neste caso, imagine que você tem uma marca de cosméticos e possui diferentes categorias de produtos: para pele, cabelo, maquiagens, perfumes… Então, você resolve adotar um posicionamento de categorias. Para isso, busca executar ações com o intuito de ressaltar uma categoria do seu negócio, de modo que a marca seja lembrada com facilidade devido aos produtos daquele grupo em questão.
5 ações de posicionamento de marca para você se inspirar
A fim de entendermos melhor como funciona o posicionamento de marca na prática, separamos algumas dicas de estratégias que podem ser adotadas por praticamente qualquer tipo de negócio. A seguir, veja quais são:
1. Mostre-se como referência em produção de conteúdo
Principalmente, o objetivo da produção de conteúdo é fazer com que a marca se torne uma autoridade no segmento em que atua. Afinal de contas, nessa estratégia são oferecidos materiais, em diferentes formatos e plataformas, que são úteis e relevantes para o público-alvo. Desse modo, o posicionamento da empresa é que ela passa a ser vista como uma referência na área.
Também, a marca assume uma posição de empatia. Uma vez que o cliente enxerga a empresa como uma aliada; como alguém que ajudou em um momento de dificuldade.
Portanto, a produção de conteúdo é uma ótima opção de posicionamento para as marcas que desejam reforçar a confiança com os clientes e, ao mesmo tempo, aumentar as conversões.
2. Promova os valores da empresa junto aos públicos
Antes de mais nada, quando um consumidor escolhe uma marca em relação à outra, ele está escolhendo a que melhor reflete a sua personalidade. Em outras palavras, a marca que está de acordo com as suas crenças, pensamentos, posicionamentos, entre outros. Portanto, definir e promover os valores da companhia é fundamental para a marca realmente se conectar com os consumidores.
De maneira geral, adotar um posicionamento que ressalta os valores da empresa traz diversos benefícios. Por exemplo:
- Permite criar um vínculo emocional com o público-alvo. Além de criar engajamento com os consumidores, isso aumenta a probabilidade de que eles se tornem promotores da empresa.
- Também, é uma maneira de oferecer aos clientes uma experiência de compra única e personalizada.
- Outra vantagem é que, promover os valores da marca ajuda a dinamizar as estratégias de comunicação do negócio. Assim, a marca pode assumir diferentes tipos de posicionamento, de acordo com a missão, visão e valores estabelecidos.
3. Cuide do engajamento dos colaboradores
A saber, a empresa também pode adotar ações de posicionamento voltadas para o público interno. Ou seja, para os colaboradores. Além de contribuir para a melhora do clima organizacional e da produtividade, isso também impacta na forma com a marca é vista pelo mercado.
Por exemplo, promover ações de engajamento com o time é fundamental para fazer com que o pessoal se sinta pertencente à cultura organizacional. Dessa forma, a empresa assume uma posição de parceria, estreitando os laços de confiança e motivando a equipe para todos trabalharem em busca de objetivos em comum.
4. Aproveite as tendências
Atualmente, percebemos inúmeras tendências de marketing e comunicação que surgiram e que podem ser aproveitadas no momento de estabelecer o posicionamento da empresa. Principalmente, essa é uma ótima opção para as marcas que desejam assumir um novo posicionamento: mais atual e moderno, transformando a maneira como são vistas pelo público.
Por exemplo, muitas marcas vêm assumindo um posicionamento de sustentabilidade, praticando ações com base nos “valores verdes” e adotando posturas mais ecológicas. Porém, é importante ressaltar que estamos falando de ações que vão muito além das iniciativas óbvias, como diminuir o consumo de água e separar o lixo. Na verdade, diz respeito a práticas como adotar embalagens recicladas, fabricar produtos veganos ou utilizar as matérias-primas de forma consciente.
Outra tendência é em relação aos influenciadores digitais. Hoje, fechar parcerias com os influencers é uma excelente alternativa para aumentar a visibilidade e ainda fortalecer os posicionamentos da marca no meio online. Aliás, essa é uma estratégia que permite alcançar o maior número de pessoas possível, a partir de um investimento acessível.
5. Distribua brindes personalizados
Finalmente, os brindes personalizados são excelentes não apenas para contribuir com a imagem positiva da marca, mas também ampliar a visibilidade dos posicionamentos adotados pela empresa.
Por exemplo, distribuir brindes para os colaboradores durante ações de endomarketing ou datas comemorativas (como Páscoa, Natal ou Ano Novo) permite que a companhia se posicione como uma marca que valoriza o capital humano. Isso aumenta a percepção de valor, criando uma imagem positiva em relação aos próprios colaboradores e também aos demais públicos.
Nesse sentido, os brindes também ajudam a ampliar a visibilidade das ações de posicionamento da marca. Por exemplo, imagine que você é gerente de uma marca de cosméticos e deseja ressaltar os valores ecológicos, mostrando para o mercado que a empresa é amiga do meio ambiente. Nesse caso, uma excelente alternativa seria criar ecobags personalizadas e distribuir como presente para os clientes. Uma vez que esse acessório é extremamente útil, os clientes estarão promovendo o posicionamento ecológico da marca de forma espontânea.
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Case da Roar: brinde fabricado para a marca Liv Up
Aqui na Roar temos diversos projetos de brindes para ações de posicionamento, que fazem bastante sucesso. Recentemente, desenvolvemos uma mochila personalizada para a Liv Up posicionar a marca perante o time de colaboradores. Portanto, criamos um brinde que, por si só, foi capaz de alinhar e ressaltar o posicionamento da marca não só entre os funcionários, mas também perante os demais públicos da empresa.
Então, o resultado foi uma mochila moderna e extremamente exclusiva, com um design sofisticado. Assim, a mochila conseguiu reforçar o posicionamento de uma marca atual, prática e segura.
Enfim, esse acessório concretiza os valores e o posicionamento da marca, principalmente de forma criativa e diferente.
Crie brindes para ações de posicionamento exclusivos com a Roar!
Assim como você percebeu, os brindes personalizados são ótimas opções para fortalecer e ampliar as ações de posicionamento de pela marca. Sobretudo, eles deixam as ações mais criativas e exclusivas, fixando o nome da empresa na mente dos colaboradores, clientes ou parceiros de negócios. Mas, é importante escolher brindes de qualidade, bonitos e úteis, principalmente para evitar que a marca seja associada a uma experiência negativa. Afinal, ninguém quer ganhar um presente que ficará esquecido no fundo da gaveta. Não é mesmo?!
Aqui na Roar criamos brindes 100% costuráveis e totalmente personalizados. Portanto, você pode criar um acessório criativo, capaz de posicionar a empresa como uma marca moderna e que é referência no mercado.
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