Assim como as demais estratégias de marketing, distribuir brindes é uma ação que também requer investimento e muito planejamento. Afinal, para que seja certeira é preciso analisar não apenas o custo-benefício dos acessórios, mas também o perfil do público, os motivos para presentear e a ocasião mais adequada para colocar a estratégia em prática. Por isso, muitos gestores ficam na dúvida se realmente vale a pena dar brindes, seja para clientes, colaboradores ou parceiros. Então, se você é um deles, junte-se a nós e venha descobrir a resposta para esse dilema no texto de hoje!
Por que oferecer brindes aos clientes e funcionários?
Antes de mais nada é importante entender que os brindes são ferramentas de marketing poderosas, que podem ser utilizadas para diversas finalidades. A saber, muito além de apenas fazer parte da decoração na inauguração da loja, os brindes realmente são capazes de potencializar as ações de relacionamento e vendas da empresa.
Mas, por que oferecer brindes? A seguir, veja os principais motivos:
Porque fideliza os clientes
A saber, os brindes são fundamentais para humanizar a relação entre marca e cliente. Além disso, eles têm a capacidade de fidelizar a preferência do público, de modo que os consumidores comprem mais vezes e se tornem verdadeiros defensores da marca. Ou seja, pessoas que defendem os produtos e serviços nas conversas com os amigos ou familiares. Por fim, os brindes também ajudam a aumentar as vendas, no caso das ações promocionais.
Além das promoções (do tipo compre e ganhe), os brindes para clientes também podem ser utilizados em ações como:
- Convenção de vendas;
- Feiras;
- Sorteios;
- Eventos;
- Festivais;
- Ações de patrocínio.
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Porque melhora o relacionamento com a equipe
Nesse sentido, os brindes são eficientes para agradar os funcionários. Afinal, esse mimo concretiza o reconhecimento que a companhia deve à cada colaborador. Dessa forma, melhora o clima no ambiente de trabalho e ainda aumenta a satisfação da equipe. De acordo com a empresa Right Management, profissionais motivados são 50% mais produtivos. Então, os brindes podem ajudar nessa missão!
Especialmente no final de ano, os brindes servem para agradecer o colaborador pelo ciclo que se encerra e, ao mesmo tempo, comemorar as metas alcançadas. Também, esse presente gera uma sensação de pertencimento no time. Em outras palavras, é uma forma carinhosa de dizer “obrigado pela parceria, você é importante para a nossa empresa”.
Nesse sentido, além de reconhecer o empenho de forma individual, um brinde personalizado incentiva para começar o novo ciclo com ânimo e coragem.
Enfim, os brindes para colaboradores podem ser utilizados em atividade como:
- Premiações;
- Reconhecimento;
- Integração;
- Capacitação;
- Treinamentos;
- Boas-vindas.
Em ambos os casos, quando os brindes são bonitos e úteis, eles ainda divulgam a marca de maneira espontânea. Portanto, são excelentes opções para deixar o negócio em evidência no mercado, de forma criativa e diferenciando-se dos tradicionais anúncios impressos.
Quando vale a pena dar brindes?
Então, como você percebeu, os brindes podem ser utilizados não apenas como ferramenta de marketing de relacionamento (no caso de presentear os funcionários), mas também como marketing promocional (em ações envolvendo os clientes). Mas, quando de fato vale a pena dar brindes? Em seguida, descubra quais são as ocasiões mais oportunas para você distribuir brindes, de acordo com cada público:
Quando vale a pena dar brindes para funcionários?
Normalmente, os brindes para os colaboradores são distribuídos durante ações internas da empresa ou em datas comemorativas. Por exemplo:
- Durante a SIPAT;
- Na confraternização com a equipe;
- Como prêmio para as dinâmicas de integração;
- Na comemoração do Dia dos Pais ou Dia das Mães;
- Para receber os funcionários no início do ano;
- No Dia da Família na empresa;
- Durante as capacitações;
- Em ações de onboarding de novos colaboradores;
Dentre outras atividades que possam utilizar os brindes como um benefício ou incentivo.
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Quando vale a pena dar brindes para clientes?
Já, quando falamos dos consumidores, os brindes são fundamentais para criar uma experiência de compra positiva, manter esse público tão importante sempre por perto e, claro, promover a marca gerando mais vendas. Na maioria das vezes, vale a pena distribuir brindes para clientes em ocasiões como:
- Ações do Novembro Azul ou Outubro Rosa;
- Estratégias de marketing B2B;
- Durante promoções de venda;
- Em ações de marketing promocional digital;
- Durante evento online (lives);
- Como presente de final de ano;
- Em compras na loja virtual;
- Ações para aumentar o ticket médio da empresa;
- Durante lançamento de produto;
- Em eventos empresariais.
Enfim, os brindes são alternativas criativas para conquistar até mesmo os clientes mais exigentes.
E quando NÃO vale a pena dar brindes?
Depois de tantas vantagens, será que existem ocasiões em que NÃO vale a pena dar brindes? Embora não pareça, em alguns casos SIM: é melhor você evitar a distribuição de brindes. Principalmente, quando tratam-se de brindes de qualidade ruim e que frustram quem recebe.
Por exemplo, imagine que você pretende conquistar novos investidores para a empresa, durante uma feira. Então, você decide presentear esses potenciais parceiros com canetas personalizadas. Com certeza, será uma frustração total! Afinal, um público estratégico como esse, espera (e merece) ganhar brindes mais sofisticados.
Inclusive, os brindes têm a capacidade de causar uma impressão para a marca: seja ela boa ou ruim. Por isso, é muito importante ter cuidado na hora de escolher os brindes que vai distribuir. Caso sejam itens que sequer serão usados e acabarão no fundo da gaveta, é melhor nem desperdiçar tempo e dinheiro.
Enfim, lembre-se que os brindes devem ser muito mais do que bonitos. Sobretudo eles devem ser de qualidade, sofisticados e úteis.
Exemplos de brindes que valem a pena
Aqui na Roar trabalhamos apenas com brindes que cumprem todos esses requisitos. Afinal, são costuráveis, 100% personalizados e feitos com tecido resistente e de qualidade. Portanto, são brindes diferentes, atrativos e modernos. Com certeza, são presentes que qualquer pessoa gostaria de ganhar. Ao invés de ficar esquecido no armário, são brindes que as pessoas sentirão orgulho de usar, de modo que o nome da empresa estará desfilando por aí em diversas ocasiões.
Brindes que vale a pena dar para clientes
Então, os brindes mais indicados para presentear clientes, são:
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Brindes que vale a pena dar para funcionários
Sem dúvida, os brindes preferidos pelos colaboradores, são:
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“Vale a pena dar brindes?” Se eles forem da Roar, com certeza!
Então, se você pretende dar brindes para o seu público, seja no final do ano ou em qualquer outra ocasião, conte com a Roar! Afinal, somos uma empresa referência no setor promocional, já trabalhamos com marcas reconhecidas nacionalmente e temos o compromisso de entregar brindes que realmente surpreendem. Não apenas porque são bonitos, mas principalmente por serem acessórios úteis, modernos e de excepcional qualidade. Além de serem brindes 100% customizáveis, entregamos dentro do prazo e em todo o Brasil.
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