De fato, um dos setores que mais movimenta a economia brasileira é o de feiras e eventos. De acordo com a Associação Brasileira dos Promotores de Eventos (Abrape), o segmento garante uma movimentação anual de R$ 270 bilhões, nas mais de 590 mil atividades que promove a cada ano. No entanto, 97% desse setor, que é responsável por 4,32% do PIB brasileiro, foi afetado com as medidas de segurança contra a pandemia. Por isso, surge a dúvida: como será a retomada dos eventos e a recuperação do setor em 2022?
Embora o cenário epidemiológico brasileiro ainda seja de incertezas, os representantes do setor estão otimistas e apostam na retomada de 100% da programação durante o ano. Por exemplo, ainda segundo a Abrape, a expectativa é que sejam promovidos 590 mil eventos em todo o Brasil até o final de 2022. Isso inclui festivais, shows, congressos, eventos esportivos, sociais e corporativos.
Então, neste cenário de recuperação, é muito importante que as empresas estejam preparadas para a retomada dos eventos, a fim de recuperar os bons resultados. Por isso, continue com a gente e descubra as perspectivas de futuro para o setor, além de dicas práticas para que os eventos da sua empresa sejam um sucesso. Vamos lá?
Impactos da pandemia no setor de eventos no Brasil
A saber, durante o ano de 2020 cerca de 350 mil eventos foram cancelados, e o setor deixou de faturar pelo menos R$90 bilhões. Depois, em 2021, o segmento que antes da pandemia gerava 23 milhões de empregos, perdeu cerca de 450 mil postos de trabalho, e deixou de gerar aproximadamente R$140 bilhões para a economia do País. Afinal, mais de 530 mil eventos deixaram de ser realizados no mesmo ano.
Além disso, segundo o presidente da Ubrafe, ao longo de 18 meses de paralisação, mais de R$1,5 trilhão não foram gerados em vendas e negócios, sem a programação das feiras e eventos. Ou seja, o cancelamento dos eventos afetou diretamente os resultados da maioria dos outros setores e negociações do mercado.
Adaptações e novas formas de relacionamento
Diante desse cenário, a maioria dos eventos foram realizados de forma online. Inclusive, na retomada gradual do setor, alguns profissionais optaram pelos eventos híbridos como uma adaptação aos eventos presenciais.
Assim, ambas as modalidades ganharam destaque nos últimos anos, e se tornaram importantes aliadas a fim de manter a estratégia de branding e promoção da marca.
Em outras palavras, muitas conferências, simpósios, congressos e grandes eventos foram realizados, pela primeira vez, em formatos virtuais. Dessa forma, foi possível reunir empresas, palestrantes e participantes de diferentes partes do Brasil e do mundo, fortalecendo o relacionamento da empresa com o público.
Retomada dos eventos no pós-pandemia
Assim, devido às flexibilizações em todo o Brasil, a maioria das entidades do setor avaliam que a programação de feiras e eventos já começou a apresentar sinais positivos. Em outras palavras, há uma projeção de retomada de todas as atividades, mesmo que seja com restrição de público e outras regras.
Por exemplo, algumas medidas que vêm sendo adotadas na realização dos eventos a fim de garantir a segurança dos participantes, são:
- Comprovante de imunização: todos devem estar com o esquema vacinal completo da vacina contra Covid-19;
- Teste PCR: ou então, para quem não tiver se vacinado, é necessário apresentar o exame com resultado negativo, feito nas 48 horas anteriores ao evento;
- Teste de detecção da Covid-19 na portaria do evento;
- Uso de máscara: sendo obrigatório no caso de eventos em ambientes fechados;
- Lotação de espaço reduzida;
- Protocolos sanitários: todas as atividades realizadas devem respeitar os protocolos estabelecidos pelo estado em que o evento está sendo promovido.
Aliás, além dessas regras, há outros protocolos de acordo com cada região. Por exemplo, Santa Catarina criou em 2021 o protocolo “Evento Seguro”. Além das regras citadas acima, o decreto também prevê outras, como para os ambientes climatizados, que devem garantir a boa qualidade do ar.
Eventos teste: garantindo a segurança dos participantes
Inclusive, muitos eventos já vêm ocorrendo no País, considerando essas novas regras e protocolos de segurança. Por exemplo, ainda em 2021 aconteceu a Expo Retomada: evento teste realizado pelo governo do estado de São Paulo, que reuniu 1.492 pessoas, em Santos. Assim, o objetivo do evento era estudar a retomada dos eventos e feiras de negócios após a pandemia.
Portanto, a ocasião seguiu rígidos protocolos de segurança, entre eles a realização de testes para Covid-19 logo na entrada. Aliás, foram cedidos 1,5 mil antígenos para que a circulação das pessoas no evento fosse permitida somente após o resultado negativo. A saber, entre todos os participantes apenas 1 testou positivo e foi impedido de ingressar na área de expositores.
Além disso, durante as duas semanas seguintes ao término do evento, os participantes continuaram sendo monitorados pelos organizadores para identificar possíveis sintomas e contágios.
Perspectivas de futuro para a retomada dos eventos
Com o avanço da vacinação novos horizontes se abrem no setor de eventos no Brasil. Assim, o futuro do mercado é visto com readaptações e novas tendências que chegaram após a pandemia.
Por exemplo, uma dessas tendências são os eventos bianuais: que são propensos a buscar formatos mais disruptivos de inovação. Além disso, o híbrido também permanecerá na mira das empresas durante os próximos anos. Ou seja, muitos especialistas veem o virtual como um complemento do presencial.
Por fim, quando falamos sobre as marcas, a maioria delas estão comprometidas em promover experiências, mas sem abrir mão da segurança e bem-estar do público. Ou seja, os anunciantes estão propensos a retornar com as estratégias de marketing e relacionamento durante feiras e eventos, desde que a ocasião garanta segurança aos participantes.
Novos desafios na retomada dos eventos
No entanto, o setor vai precisar lidar com alguns problemas durante o retorno da programação. Por exemplo, por conta da quantidade de eventos e feiras acumulados, algumas organizações precisarão reduzir o número de dias planejados.
Além disso, outro desafio será encontrar mão de obra qualificada, visto que grande parte dos profissionais migraram para outros setores.
Por fim, uma dificuldade que as marcas encontrarão, será na forma de se relacionar com o público participante da feira ou evento, sem perder a criatividade, inovação e, claro, de forma segura.
Ideias para colocar em prática na retomada dos eventos:
Por isso, diante desse cenário de desafios, separamos algumas dicas para você colocar em prática e fazer um evento de sucesso durante essa retomada do setor. Então, veja a seguir:
01. Retomada dos eventos: Transmita o evento de forma virtual
Sem dúvida, uma resposta bastante positiva do setor de eventos foram as lives, pois em diferentes tipos e setores do mercado as transmissões ao vivo fizeram sucesso.
Afinal, essa estratégia possui vários benefícios, como:
- Expandir o evento para outras pessoas que não conseguiram participar de forma presencial;
- Não ter limite de convidados;
- Evitar aglomeração;
- Criar visibilidade para a empresa no ambiente virtual;
- E ter possibilidade de ficar gravado (para uso posterior).
Assim, você promove um evento híbrido, pois terá os participantes no local de realização do evento, mas também outros acompanhando de forma remota.
02 . Retomada dos eventos: Opte pelo convite eletrônico
Seguindo o mesmo panorama da transmissão online, outra dica criativa para os eventos corporativos é distribuir convites eletrônicos. Dessa forma, você pode criar e-mails personalizados, e através de uma plataforma de automação enviar somente para pessoas selecionadas.
Além disso, é possível acompanhar o interesse dos convidados. Por exemplo, verificar o número de aberturas dos e-mails, e de presenças confirmadas. Além disso, outro benefício é que a empresa pode continuar conversando com os participantes mesmo após o término do evento. Ou seja, oferecendo os produtos ou serviços da marca.
03. Retomada dos eventos: Faça o participante se sentir seguro
No entanto, é preciso ficar atento sobretudo às medidas de segurança no local. Então, espalhe álcool gel em todos os locais e delimite os espaços, mantendo sempre limpos e seguros. Aliás, fique atento às áreas de banheiros, e onde serão dispostos buffets e coquetéis: nesses locais é preciso que a atenção à higiene seja redobrada!
04. Retomada dos eventos: Garanta uma experiência positiva ao participante
Com certeza, além de se preocupar com a segurança do local, é preciso de ações criativas para recuperar o entusiasmo e a confiança dos participantes nesta retomada. Afinal de contas, a pandemia trouxe muitos desafios pessoais para todos. Logo, é preciso que as marcas sejam empáticas, proporcionando uma experiência memorável e cativante.
Então, independente se o evento seja corporativo, musical ou social, os brindes personalizados são um importante aliado em cativar o público. São acessórios que garantem exclusividade ao evento, colocando a marca em destaque e reforçando a imagem na mente e no coração dos participantes.
Em outras palavras, o brinde é uma excelente forma de estreitar novamente os laços entre a empresa e o público, pois aumenta a percepção de valor do evento. Assim, as pessoas se sentem valorizadas e confiantes com a marca que está promovendo ou patrocinando a ocasião. Sem contar que é uma excelente ferramenta para divulgar a empresa para potenciais clientes, mesmo após o término no evento!
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Retomada dos eventos: principais programações em 2022
A partir de março, teremos um calendário com grandes eventos em todo o Brasil. Confira a seguir os principais:
Abril
Maio
Junho
Julho
Agosto
- Feira Construsul
- LABACE
- FEBRABAN TECH
Setembro
Outubro
Novembro
Dezembro
CONCLUSÃO
Sem dúvida, o setor de feiras e eventos é essencial para as vendas e negociações de todos os outros setores do mercado, assim como é de extrema importância para o PIB brasileiro. Embora tenha sofrido impactos com as medidas de isolamento por causa da pandemia, o setor vem se recuperando e apresenta boas projeções para as atividades em 2022.
No entanto, além de considerar as novas regras de segurança, o principal desafio dos organizadores ou patrocinadores é reconquistar a confiança e o entusiasmo dos participantes. Ou seja, fazer com que eles se sintam seguros e otimistas em participar da ocasião.
Então, entre as dicas citadas anteriormente, com certeza os brindes são as melhores opções para colocar o evento em destaque! Além de proporcionar uma experiência memorável e cativante ao participante, os brindes promovem a marca durante muito tempo após o término do evento. Ou seja, além de criar uma imagem simpática para a ocasião, é também um investimento a longo prazo, ideal para fortalecer os laços da empresa com os consumidores.
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