O final de ano chegou, e já está passando da hora de elaborar o planejamento de marketing 2022. Mas você sabe o que é importante considerar nesse momento, de modo que ele traga os resultados esperados para o próximo ano?
Hoje vamos mostrar o que você precisa levar em consideração para criar um plano eficiente e os 9 passos a serem seguidos. Então, fique com a gente e aprenda a desenvolver um documento que funciona na prática, de forma a atrair mais clientes, gerar mais vendas e fazer a empresa crescer. Vamos lá?
Para que serve o planejamento de marketing?
Em suma, o plano de marketing é um arquivo que sintetiza as estratégias de marketing para serem realizadas por uma empresa durante um período de tempo. Em outras palavras, o planejamento reúne, dentre outras informações importantes para orientar as decisões da empresa:
- Objetivos;
- Prazos;
- Estratégias;
- Orçamentos;
- Indicadores.
Então, trata-se de uma importante ferramenta de gestão de marketing, fundamental para orientar as estratégias e ações para cumprir os objetivos de forma eficiente. Dessa forma, contribuindo para o crescimento da empresa.
Porém, vale lembrar que não deve ser mais um papel esquecido no fundo da gaveta. Pelo contrário, para alcançar os resultados esperados é preciso agir!
Tendências de marketing para 2022
Mas afinal, como será o marketing em 2022? Foi essa questão que o evento Web Summit de 2021 buscou responder. A saber, os participantes do evento vão desde empresas Fortune 500 até pequenas empresas de tecnologia.
Para eles, o horizonte do marketing é promissor, e alguns motivos nos ajudam a entender o porquê:
01 – Setores cada vez mais híbridos
Contratar uma agência de marketing? Ou apostar no formato in house? Fidelizar os fornecedores ao redor do mundo? Certamente a resposta será “de tudo um pouco”. Em outras palavras, quando se trata de marketing e comunicação, as empresas devem adotar a posição de que não importa de onde as ideias vêm, mas diversidade e integração são essenciais.
02 – Dinheiro gasto de um jeito diferente
A tendência para os próximos meses é que o marketing se torne mais eficiente, em especial com o crescimento do PIB global, que possibilitará maiores investimentos. No entanto, “onde investir” será mais importante do que “quanto investir”. Então, isso significa que é essencial saber alocar os recursos nas estratégias certas, que de fato promovam a empresa e fidelizem o público.
03 – Crescimento reinventado
Certamente “sustentabilidade” e “propósito” serão os termos que mais aparecerão nos próximos meses, quando se trata do posicionamento das empresas. Portanto, o setor de marketing será responsável por construir marcas que tenham um significado e causem impacto na sociedade, tendo em vista as crises climáticas e mudanças sociais pós-pandemia.
04 – Visão de longo prazo
Sem dúvida, o mundo moderno é muito rápido. Mas, será que o caminho não é diminuir a velocidade e pensar no futuro? Para os especialistas, o marketing será responsável por remodelar prioridades, tendo a visão de longo prazo a fim de consolidar as marcas no setor que atuam.
Dicas para fazer um bom planejamento de marketing
Para muitos gestores, dedicar tempo ao planejamento de marketing pode dar a falsa sensação de que “coisas mais importantes e urgentes” estão ficando de lado. Mas, pense que fazer isso agora é essencial para ter eficiência e eficácia em todas as ações ao longo do ano.
Com certeza, é esse plano que vai melhorar a gestão e garantir que as atividades da empresa estejam alinhadas. Por isso, fazer o planejamento de marketing 2022 não é um tempo perdido. Pelo contrário, é um investimento para o futuro!
Então, algumas dicas são:
- Pesquise o mercado: analise a própria empresa e o cenário que atua, isso pode embasar decisões mais certeiras;
- Alinhe ao planejamento estratégico da empresa: em especial à missão, visão, valores e objetivos a longo prazo;.
- Envolva os colaboradores: são eles que vivem a rotina da empresa. Então, podem trazer informações importantes e ainda se sentirão motivados em participar da construção do plano;
- Integre os setores: também é importante envolver o time comercial, compras ou RH. Por exemplo, para criar estratégias que resultem em vendas ou na delegação de tarefas.
Etapas do planejamento de marketing 2022
Essa estrutura será apenas uma sugestão para a construção do planejamento de marketing, mas elas podem ser adaptadas de acordo com a realidade de cada empresa. Então, vamos lá:
1 . Diagnóstico
O planejamento começa olhando para dentro do negócio. Ou seja, faça um resumo analisando:
- A estrutura do negócio;
- O número de colaboradores;
- Volume de vendas;
- Recursos;
- Posicionamento atual.
Além disso, nessa etapa inicial é importante fazer a análise SWOT da empresa, considerando as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças.
2. Análise da concorrência
Nesse momento, busque informações sobre a atuação dos concorrentes: o público que estão atendendo, como se comunicam com os clientes e como divulgam seus produtos ou serviços. A saber, veja o que os concorrentes fizeram ao longo do ano anterior ao do planejamento. Assim, você consegue insights valiosos sobre vantagens competitivas.
Aliás, existem ferramentas que permitem espionar a concorrência e monitorar o que estão fazendo. Por exemplo o SEMrush e o SimilarWeb.
3 . Definição de público
Para definir o público, é preciso fatiar o mercado em segmentos com características em comum e identificar os consumidores cujas necessidades o negócio atende. Dessa forma, a proposta das estratégias do planejamento de marketing, serão direcionadas a esse segmento de forma assertiva.
Sendo assim, após isso é possível desenvolver também a jornada de compra do cliente. Dessa forma, você conseguirá mapear os conteúdos, canais e abordagens mais adequados para cada estágio. Além disso, será mais fácil definir as estratégias do planejamento.
4. Indicação de objetivos
As etapas anteriores são essenciais para que os objetivos definidos estejam alinhados à realidade do negócio e do mercado, e mirem no público certo.
Porém, de nada adianta que esses objetivos sejam amplos, como “vender mais” ou “aumentar o engajamento nas redes sociais”. É preciso que eles sejam específicos, claros e mensuráveis. Por exemplo, “gerar 3000 pedidos no e-commerce durante o próximo ano.”
5. Definição de KPI’s
Definidos os objetivos, é essencial usar métricas para acompanhar o desempenho das ações, e assim atingir os resultados esperados. Dessa forma, os KPI ‘s dizem se você está no caminho certo e se atingiu as metas traçadas no plano. Ou seja, são responsáveis por indicar o sucesso do planejamento de marketing.
Por exemplo, se você tem um negócio físico, podem ser:
- Custo de produção;
- Tempo gasto;
- Quantidade de produtos disponíveis;
- Entregas feitas e entregas pendentes.
06. Escolha das estratégias
Aqui, entramos na parte tática do plano. Em outras palavras, é preciso pensar nas estratégias e definir como serão operacionalizadas. Por exemplo, se o objetivo para o próximo ano é “gerar 4000 leads”, você precisará de estratégias como:
- Inbound Marketing;
- Marketing de conteúdo;
- SEO;
- Automação de marketing.
No entanto, se o objetivo é “conquistar 300 novos clientes no próximo ano”, você pode pensar em estratégias de relacionamento, como:
- E-mail marketing;
- Brindes personalizados;
- Software de CRM.
07. Orçamentos e recursos
Nessa etapa, é preciso pensar nas ferramentas e ações que serão usadas para executar o plano. Além disso, é importante pensar quanto será gasto em cada estratégia. Então, entre os custos estão:
- Treinamentos de funcionários;
- Campanhas de anúncios pagos;
- Contratação de serviços;
- Aquisição de ferramentas.
Enfim, o importante é que os investimentos sejam bem pensados e alocados de forma correta, considerando os objetivos da empresa.
08. Cronograma
Aqui, você precisa definir um cronograma para viabilizar a execução do plano, assim como os responsáveis por cada estratégia. Afinal, isso é importante para verificar se os prazos são plausíveis e mostrar aos envolvidos suas responsabilidades.
09. Elaboração do planejamento de marketing
Agora que você já possui todas as informações necessárias, chegou o momento de criar o documento final. A saber, os tópicos podem seguir as etapas que falamos até agora. Afinal, o importante é que os textos do planejamento sejam claros, objetivos e priorize as informações principais.
Também, não esqueça de caprichar no design, pois o plano deve ser atrativo e agradável.
O que considerar no planejamento de marketing para 2022?
Dentre as estratégias, existem algumas que não podem passar em branco no planejamento e precisam ser exploradas no próximo ano. Por exemplo:
- Ações de relacionamento com clientes, colaboradores e fornecedores;
- Eventos corporativos;
- Datas comemorativas como o Dia das Mães, Dia dos Pais, Outubro Rosa ou Natal;
- Ações para fidelizar os clientes.
Enfim, são várias oportunidades a serem exploradas de modo a destacar a empresa. Para isso, os brindes personalizados. Afinal de contas, eles enriquecem o planejamento de marketing e facilitam o alcance dos resultados esperados.
Então, não esqueça de incluir os brindes na etapa de recursos do planejamento. Afinal, é importante orçar com antecedência para garantir a entrega dos acessórios dentro do prazo desejado. Aliás, se você gostou da estratégia, clique aqui e baixe o catálogo da Roar: uma empresa que está há mais de 20 anos ajudando grandes marcas e eventos a se destacarem no mercado!
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CONCLUSÃO
Embora o ano esteja acabando, ainda dá tempo de criar o planejamento de marketing para 2022. Afinal de contas, esse documento é essencial para organizar as ações e guiar o setor sobre as melhores estratégias a serem adotadas no próximo ano. Aliás, ter esse plano é fundamental para a empresa alcançar os resultados esperados, sejam eles relacionados às vendas, relacionamento com o público ou reconhecimento no mercado.
Aliás, uma das estratégias com melhor custo-benefício e que traz resultados reais para o negócio, são os brindes personalizados. Ou seja, eles podem deixar qualquer plano de marketing ainda mais eficiente, sem abrir mão de grandes investimentos. Pensando nisso, a Roar te ajuda a criar o brinde ideal para a sua empresa: clique aqui e retornaremos com opções incríveis!