Geralmente, as empresas destinam uma época do ano para realizar uma convenção de vendas com o time comercial. De maneira geral, esse evento tem como objetivo analisar resultados, alinhar estratégias e definir novas metas. Sobretudo, as convenções são feitas por companhias que possuem várias unidades, de modo que são reunidos representantes de cada lugar durante a ocasião. Acontece que, planejar convenção de vendas vai muito além de apenas escolher um bom local e boas palestras. Na verdade, essa atividade exige organização e atenção para que nenhum detalhe passe despercebido.
Então, continue lendo para descobrir dicas valiosas de como planejar uma convenção de vendas na prática. E como bônus, descubra ações descontraídas envolvendo brindes personalizados para você realizar durante o evento.
O que é uma convenção de vendas?
Assim como dito anteriormente, a convenção de vendas tem como intuito alinhar resultados e criar metas para o futuro, de maneira leve e descontraída. Na maioria das vezes, o evento é realizado em grandes espaços, como hotéis e auditórios, de modo que pode durar um ou mais dias.
Outro objetivo da convenção de vendas é repassar informações, estratégias e insights às pessoas. Por isso, essa ocasião também funciona como uma ferramenta estratégica para impulsionar os negócios da empresa.
Aliás, é importante destacar que a ideia do evento é repassar essas informações de forma mais dinâmica e receptiva. Além disso, permitir a socialização da equipe fora do ambiente de trabalho. Por isso, durante as convenções são realizadas não apenas palestras, mas também atividades como coffee break, premiações, dinâmicas e treinamentos.
Qual é o objetivo de uma convenção de vendas?
Portanto, os principais objetivos de uma convenção de vendas, são:
- Gerar foco;
- Propor melhorias;
- Corrigir falhas;
- Propor desafios;
- Alinhar estratégias;
- Traçar metas e objetivos;
- Capacitar os funcionários;
- Compartilhar informações;
- Integrar os vendedores;
- Motivar os colaboradores;
- Fortalecer a cultura organizacional;
- Impulsionar as vendas.
O que não pode faltar em uma convenção de vendas?
Diante da importância da convenção de vendas para a empresa, é preciso ter atenção na hora de fazer o planejamento do evento. Principalmente, a fim de não deixar nenhum fator importante passar despercebido. Por exemplo, veja só o que não pode faltar para a ocasião ser um sucesso:
- Recepção motivacional: isso pode ser feito com coquetéis, coffee break ou kit de brindes para os participantes utilizarem durante o evento. Também, você pode organizar um hall de entrada com uma decoração bonita e um espaço para as pessoas tirarem fotos.
- Atividades de lazer: são essenciais para evitar que o evento se torne chato ou desinteressante. Geralmente, são destinados cerca de 30% do tempo da convenção para atividades de descontração, como dinâmicas, jogos ou atividades culturais.
- Reconhecimento dos destaques: sempre é bom homenagear os profissionais que se destacaram e contribuíram de alguma forma à empresa. Isso serve não apenas para exaltar os esforços dos profissionais, mas também para estimular o restante da equipe.
- Compartilhamento de resultados e metas: enfim, é importante reservar um momento para compartilhar as metas, resultados e desafios alcançados com todos os colaboradores. Isso é importante para engajar as equipes, motivando-as a alcançar os objetivos futuros.
[bloco-produtos categoria=”mochila” ordem=”DSC”]
Mas, como planejar convenção de vendas? Veja o passo a passo!
A seguir, veja a sugestão de um passo a passo para planejar convenção de vendas, a fim de tirar todas as ideias do papel e transformá-las em realidade:
1. Defina o objetivo do evento
Em primeiro lugar, é importante pensar por que você está organizando uma convenção e o que espera alcançar como resultado do evento. Para isso, é importante ter em mente os objetivos gerais da empresa para os próximos meses, assim como as metas da área comercial.
Enfim, o objetivo da convenção é bastante singular para cada negócio.
2. Escolha um bom local
Inclusive, uma dica no momento de escolher o local, é realizar a convenção fora da empresa. Isso oferece aos vendedores um momento de descontração e integração, de modo que eles consigam renovar as energias e sair do evento motivados a alcançar os novos objetivos propostos.
Normalmente, as empresas escolhem locais como hotel ou resort para fazer a convenção, visto que o evento dura de 2 a 3 dias. Assim, o lugar já conta com a infraestrutura necessária para acomodar os vendedores. Ou ainda, outra opção é realizar em centro de eventos ou auditórios, principalmente por serem espaços amplos e equipados.
3. Monte a programação de atividades
Depois disso, chegou o momento de definir a programação da convenção de vendas. Ou seja, as atividades que serão realizadas durante o evento. Por exemplo, essa programação pode incluir:
- Palestras motivacionais;
- Discurso do CEO da empresa;
- Capacitações;
- Dinâmicas;
- Apresentação de resultados;
- Premiações;
- Refeições;
- Atividades ao ar livre;
- Lançamento de novos produtos ou serviços;
- Apresentação musical.
Aqui, é importante lembrar que provavelmente será necessário realizar orçamento para essas atividades. Por exemplo, para as comidas, brindes e atrações.
4. Encontre bons palestrantes
Aliás, as palestras são um item fundamental em qualquer convenção de vendas. Afinal, elas são responsáveis não apenas por capacitar, mas também por engajar e motivar os vendedores.
Nesse sentido, encontrar os palestrantes certos é fundamental. Mas, você não precisa ir atrás apenas de grandes nomes! A saber, se a empresa não tiver orçamento para isso, uma dica é convidar especialistas da área, como gestores de vendas ou profissionais que atingiram bons resultados.
Ou ainda, é possível convidar especialistas de outras áreas. Por exemplo, quando a palestra tiver caráter motivacional, você pode convidar psicólogos.
5. Capriche na divulgação
Ao contrário do que muitos gestores pensam, mesmo que a convenção seja um evento interno, é interessante divulgá-la a fim de despertar o interesse das equipes. Para isso, é sempre válido contar com a ajuda do time de marketing, RH ou comunicação da empresa.
Por exemplo, algumas dicas para acertar na divulgação, são:
- Criar uma identidade visual para o evento;
- Enviar convite por meio de e-mail marketing;
- Publicar o evento nas redes sociais oficiais da empresa;
- Divulgar na intranet ou canais de comunicação internos;
- Criar brindes personalizados para serem enviados antes do evento.
6. Analise os resultados e recolha feedbacks
Por fim, é fundamental analisar os resultados da convenção de vendas. Principalmente, para verificar o que deu certo e o que precisa ser melhorado nas próximas edições. Isso pode ser realizado a partir de uma pesquisa de satisfação com os participantes. Por exemplo, a partir de formulários ou landing pages para que eles preencham os seus feedbacks.
Como engajar a equipe na convenção de vendas?
Entretanto, lembre-se que de nada adianta ter um planejamento completo, palestrantes de alto nível e um local fora de série, se os vendedores não estiverem motivados a participar. Portanto, é essencial realizar ações que despertem o interesse dos vendedores.
E para deixar essas atividades ainda mais atrativas, você pode utilizar brindes personalizados! Por exemplo, veja só essas sugestões para realizar durante a convenção de vendas:
[bloco-produtos categoria=”necessaire” ordem=”DSC”]
Dinâmicas
A saber, as dinâmicas são essenciais para integrar os participantes, proporcionando momentos de descontração e aprendizado. Aqui, os brindes podem ser utilizados como recompensa para os ganhadores.
Happy hours
Outra forma de deixar a convenção mais atrativa é organizar um happy hour ao final de cada dia de evento. Aliás, você pode planejar diferentes temas para as comemorações. Nesse caso, os brindes podem ser distribuídos como uma forma de deixar a ocasião memorável. Por exemplo, a empresa pode distribuir mochila, pasta ou mala de viagem como um presente aos participantes da convenção.
Coffee Breaks
Já os coffee breaks são ótimos para dar uma pausa na programação. Inclusive, esses momentos podem ser oportunos para os participantes se conhecerem melhor e trocarem experiências.
Jogos corporativos
Enfim, os jogos corporativos são ótimos para deixar a convenção ainda mais leve e divertida. Aqui, a ideia é organizar competições saudáveis entre os participantes. Por exemplo, é possível organizar torneios de futebol, jogos de vôlei e demais atividades ao ar livre. Também, os brindes podem ser utilizados como recompensa aos ganhadores. Por exemplo, você pode distribuir sacolas, necessaires ou sacochilas para as equipes vencedoras.
[bloco-produtos categoria=”sacomochila” ordem=”DSC”]
Brindes para convenção de vendas é com a Roar!
Há mais de 25 anos a Roar atua no setor promocional fabricando brindes 100% customizados e de alto padrão de qualidade. Sem dúvida, são acessórios que podem deixar a convenção de vendas da sua empresa ainda mais impactante e interessante!
Afinal de contas, trabalhamos apenas com brindes que todo mundo gosta de ganhar (e de usar). A saber, são acessórios bonitos, resistentes, diferentes e acima de tudo úteis. Dessa forma, deixarão o nome da empresa em evidência, mesmo após o evento ter acabado. De maneira geral, são presentes que combinam bastante com o cenário corporativo. Além de motivarem os participantes, contribuem para os resultados da ocasião.
Clique aqui para baixar o maior catálogo de brindes costuráveis do Brasil e organize uma convenção de vendas surpreendente para o seu negócio!