Sem dúvida, o Brasil é conhecido pela riqueza cultural e dinamismo, e este ano está prestes a receber uma onda de acontecimentos que prometem movimentar o cenário nacional. De fato, os eventos de 2024 irão agitar o país e transformá-lo em um verdadeiro palco de oportunidades. No entanto, com tantas opções à vista, surge um desafio intrigante: Como as empresas podem fazer para aproveitar ao máximo essas ocasiões?
Certamente, a resposta para isso está em se planejar com antecedência. Afinal, mesmo com os eventos batendo à porta, ainda é possível entrar como colaborador, patrocinador ou parceiro. Assim, aproveitar cada oportunidade valiosa para criar conexão com os participantes e ainda expandir os horizontes.
Por isso, se você quer que o seu negócio se destaque nos eventos deste ano, a hora de começar a se programar é agora. Aqui, separamos os principais deles para te ajudar na escolha dos encontros que mais têm a ver com o seu público-alvo.
Por que se planejar para os eventos de 2024?
De fato, em um cenário movimentado como o dos eventos de 2024, a antecipação é a melhor forma das empresas alcançarem sucesso. Abaixo, veja os fatores que precisam ser abordados no planejamento para que ele seja assertivo:
1. Relevância para o público-alvo:
Antes de mais nada, ter um planejamento detalhado e com perspectiva de futuro, permite compreender a fundo o perfil do público-alvo. Afinal, é preciso identificar quais eventos são frequentados pelos consumidores dos produtos ou serviços que a sua marca oferece.
Sem dúvidas, essa é a chave para direcionar esforços e recursos com máxima eficácia. Ou seja, permitem que a estratégia de marketing seja certeira.
2. Estratégias personalizadas:
Sobretudo, o tempo dedicado ao planejamento possibilita o desenvolvimento de estratégias personalizadas para cada evento. Afinal, cada ocasião é única, e a empresa deve adaptar a abordagem para melhor se adequar às particularidades de cada ambiente.
Por exemplo, um evento corporativo requer uma perspectiva diferente do que um festival de música. Assim como um treinamento precisa de uma abordagem diferente de uma feira de exposição.
3. Cotação de fornecedores:
Inclusive, se planejar com antecedência significa economia de tempo e recursos. Afinal, haverá tempo hábil para comparar e escolher os melhores fornecedores.
Afinal, ao cotar produtos e serviços com antecedência, você poderá analisar os preços mais atrativos, a diferença de qualidade e as possibilidades de negociação.
4. Adequação da verba:
Por fim, conhecer com antecedência os eventos de 2024 permite escolher os eventos mais adequados e, assim, ter uma alocação eficiente da verba disponível. Dessa forma, não apenas evita-se gastos desnecessários, mas também maximiza-se o retorno sobre o investimento.
O que considerar na hora de planejar a participação da marca nos eventos de 2024?
Sem dúvida, participar de eventos é uma oportunidade única para as marcas. No entanto, escolher sabiamente em qual investir é o verdadeiro desafio. Por isso, a seguir estão alguns pontos essenciais a serem considerados ao planejar a presença nos eventos de 2024:
- Conheça seu público-alvo: antes de mais nada, você precisa entender quem são os frequentadores do evento: “Seu público-alvo está lá?” Se sim, é uma oportunidade de se conectar diretamente com quem mais importa.
- Posicionamento da marca: avalie se o evento condiz com o que a marca representa. Ou seja, a imagem que você quer transmitir está alinhada com o ambiente do evento? Caso contrário, poderá dar um “tiro no próprio pé”.
- Defina objetivos claros: outro ponto é estabelecer metas específicas, para que seja possível direcionar os esforços e, mais importante, mensurar os resultados ao final do evento. Então, quer aumentar as vendas, fortalecer a imagem de marca ou simplesmente criar networking? Seja claro em seus objetivos!
- Orçamento: considere o investimento necessário para participar e certifique-se de que a verba permita não apenas a participação, mas também ações de relacionamento. Por exemplo: brindes que serão utilizados depois do evento. Afinal, de nada adianta se fazer presente e não marcar de alguma forma o consumidor.
- Networking: considere as oportunidades de relacionamento dentro do evento. Seja entre a marca e os participantes ou com outras empresas. Sobretudo, porque esses ambientes podem ser ótimos para construir parcerias e laços valiosos.
Os 10 principais eventos de 2024 no Brasil
A seguir, destacamos os 10 principais eventos que irão impactar o País em 2024. Certamente, cada um deles irá oferecer uma plataforma única para empresas se posicionarem e cativarem o público-alvo:
- Fispal Tecnologia: Esse é o mais conhecido congresso de tecnologia para a indústria de alimentos e bebidas na América Latina, ideal para empresas apresentarem seus produtos e soluções para o setor.
- APAS: Se consolidando como a maior feira supermercadista do mundo, a APAS reúne players do varejo, oferecendo uma plataforma estratégica para negócios e networking.
- Gamescom Latam: O evento de games mais importante da América Latina reúne diversas marcas relacionadas à indústria de jogos, tecnologia e entretenimento digital.
- CCXP: A Comic Con Experience, um dos maiores eventos do Brasil, oferece uma oportunidade incrível para marcas se conectarem com o público jovem que se interessa por filmes, jogos e cultura pop.
- Febraban Tech: Voltado para inovações no setor bancário, esse evento é essencial para empresas que oferecem soluções tecnológicas para instituições financeiras.
- Web Summit Rio: Essa é uma versão regional do renomado evento de tecnologia Web Summit, o qual oferece insights valiosos e oportunidades de networking para empresas de diversos setores.
- CasaCor: O mais renomado evento de arquitetura, decoração e paisagismo da América Latina proporciona um destaque único para marcas associadas ao design e estilo de vida.
- Lollapalooza: Um dos maiores festivais de música do mundo é uma excelente oportunidade para marcas alcançarem um público jovem e antenado.
- Bienal: A Bienal Internacional do Livro é um evento cultural essencial para empresas no setor editorial e ligadas à educação.
- SPFW: A São Paulo Fashion Week, um dos mais prestigiados eventos de moda da América Latina, é um local que reúne as mais ilustres marcas e estilistas do país.
Então, se a sua marca deseja brilhar nos maiores eventos de 2024, é crucial começar a se programar desde já. Desta forma, você garantirá que a empresa seja lembrada e se destaque em meio à concorrência acirrada.
Os melhores brindes para eventos de 2024
Seja como for a participação da sua marca (como patrocinador, apoiador ou expositor), fato é que é preciso elaborar uma ativação dentro do evento. Ou seja, uma ação que visa criar relacionamento com os participantes. Caso contrário, a marca será deixada de lado em meio a tantas outras que estarão por lá disputando a atenção do público.
Nesse sentido, apostar em brindes personalizados é a estratégia de marketing ideal para esse tipo de ação. Afinal, ele irá contribuir para destacar a sua marca dentro e fora do evento. No entanto, para isso, é preciso que seja um item realmente útil e relevante para o público.
Então, separamos 5 opções de brindes para você escolher na hora de programar a ativação da empresa dentro dos melhores eventos de 2024, confira:
Sacochila
Em primeiro lugar, a sacochila é um brinde muito utilizado por jovens e adultos. Afinal, é uma aliada versátil no dia-a-dia. Sobretudo, faz sentido nos eventos esportivos ou de lazer. Então, se a sua marca deseja participar em ocasiões como essa, a sacochila é o presente ideal!
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Shoulder Bag
Por sua vez, a shoulder bag é o brinde ideal para festivais e eventos de moda. Aliás, em todo e qualquer evento para público jovem, ela faz sucesso! Sobretudo, quando é importante deixar os participantes com as mãos livres para se movimentar! Afinal, este é um acessório prático, funcional e muito estiloso.
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Pochete
Além de seguir as últimas tendências, a pochete é um brinde funcional para eventos descontraídos ou festivais. Também faz sucesso em encontros relacionados à moda, beleza e estilo. Sem dúvida, é um presente que os participantes irão receber e usar sempre na rotina.
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Pasta
Quando se trata de eventos corporativos, treinamentos ou conferências, a pasta é um clássico atemporal. Afinal, é um produto que está sempre presente na rotina dos executivos. Inclusive, é possível adicionar compartimentos e alças para melhor utilização e praticidade do brinde.
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Necessaire
Por fim, não poderia faltar a necessaire! Sem dúvida, esse é um brinde coringa para diversos tipos de eventos. Sobretudo, ocasiões ligadas à beleza, saúde e viagens possam ser mais a cara do público que não apenas precisa, mas gostaria de receber esse mimo. Logo, é uma forma de mostrar todo o cuidado e atenção que a empresa tem com os participantes.
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