A incerteza econômica devido ao cenário de pandemia afetou diretamente as vendas de veículos novos no Brasil. No entanto, com o pleno retorno das atividades econômicas, já em 2021 as vendas de automóveis leves, caminhões e ônibus apresentaram um crescimento de 3% acima do ano anterior. Então, com a recuperação do setor, é essencial que as revendedoras tenham diferenciais para se destacar da concorrência a fim de vender mais e fidelizar clientes. Por isso, hoje vamos te mostrar os melhores brindes para concessionárias.
A saber, entre as principais estratégias escolhidas para garantir a competitividade e manter as boas vendas, as ações de marketing de relacionamento ganham destaque. Afinal, quando falamos sobre a compra de um veículo, além de ser um ticket alto, a venda envolve fatores emocionais, como o sentimento de confiança entre a concessionária e o cliente. Assim, os brindes exercem um papel importante na tomada de decisão, fazendo com que o cliente se sinta mais seguro e otimista em realizar a compra.
Então, continue com a gente e veja as principais ações de marketing que podem ajudar nesse processo, incluindo os melhores brindes personalizados para o setor. Se você deseja vender mais veículos, vale a pena conferir!
O mercado automotivo no Brasil
Fazendo um panorama do cenário do setor automotivo no Brasil antes da pandemia, com certeza os resultados são animadores. Por exemplo, em 2019 o segmento teve o melhor resultado de vendas nos últimos cinco anos: foi um crescimento de 8,65%, somando 2,7 milhões de carros emplacados. E isso ocorreu devido à queda de juros e da inadimplência, estimulando a concessão de crédito para adquirir um carro novo.
No entanto, com a pandemia, a maioria das concessionárias foram obrigadas a fechar as portas. Então, isso afetou diretamente as vendas de veículos novos, que caíram 26% em relação ao ano anterior. Também vale ressaltar a mudança de comportamento do consumidor, que passou a ficar mais tempo em casa e a investir os recursos em itens considerados de “necessidade básica”.
Embora o cenário fosse de crise, ainda em dezembro do mesmo ano, os emplacamentos bateram um recorde: foram 214.260 veículos emplacados, representando uma alta de 8,66% em relação a novembro. De acordo com o presidente da Fenabrave, a alta ocorreu devido à manutenção de taxas de juros e ao auxílio emergencial.
Assim, o setor automotivo fechou 2020 representando uma fatia aproximada de 22% do PIB industrial.
Projeções para os próximos anos
Logo, seguindo o crescimento de 3% nas vendas dos veículos novos, e as 2,12 milhões de unidades emplacadas em 2021, a tendência é que o setor continue crescendo. Afinal, a Anfavea espera um crescimento de 8,5% nas vendas de veículos leves e pesados, nacionais e importados (2,3 milhões de unidades).
Mudança de comportamento dos clientes
De fato, a pandemia causou uma mudança de comportamento nos consumidores. Por exemplo, com o isolamento social as pessoas diminuíram as visitas presenciais nas lojas. Assim, embora as concessionárias estejam estruturalmente preparadas, com um espaço amplo, organizado e confortável, o desafio agora é atrair os clientes até o ponto de venda.
Aliás, geralmente os clientes utilizam a internet como principal fonte de pesquisa de veículos. Cerca de 95% dos compradores de carro usam o meio digital como fonte de buscas. Assim, desde a primeira busca até a compra há um espaço de em média 3 meses. Nesse período. são realizadas quase 900 interações, incluindo pesquisas, cliques e visitas.
Fatores que influenciam no momento de decisão
Com certeza, comprar um veículo vai muito além de chegar na loja e escolher pelo modelo mais bonito, com design mais sofisticado. Além de pesquisar muito, as pessoas fazem um planejamento financeiro, olham para suas demandas e a partir disso fazem uma série de questionamentos antes de tomar a decisão. Por exemplo, quando trata-se de automóvel, os clientes:
- Avaliam a marca do veículo;
- Consideram a manutenção;
- Analisam os valores de seguro, garantias e IPVA;
- Buscam a opinião de outros motoristas;
- Buscam informações sobre formas de pagamento e financiamento;
- Avaliam o design do veículo, como o espaço interno e o porta-malas;
- E levam em consideração a forma de atendimento.
Portanto, seja em uma venda online ou não, é fato que os clientes chegam até a concessionária munidos de informações encontradas na internet. Assim, é papel das concessionárias garantirem que o cliente se sinta seguro e confiante em relação à compra. Ou seja, além de ressaltar os benefícios do veículo, é preciso garantir um bom atendimento, assim como ter um diferencial em relação aos concorrentes para conquistar o consumidor.
Experiência híbrida: uma alternativa para vender mais!
Aliás, o setor automotivo ainda é um dos poucos segmentos onde o atendimento presencial predomina. Afinal de contas, como a compra de um veículo envolve transações mais demoradas e com valores mais altos, os clientes optam por conhecer o veículo na loja. Assim, o consumidor analisa todos os prós e contras, e faz o test-drive verificando na prática se o carro atende às suas demandas.
Embora esse momento seja crucial para a concessionária fechar a venda, é possível estreitar o relacionamento com o potencial cliente muito antes da visita. Por exemplo, através de ações de marketing! Dessa forma, a concessionária garante uma experiência híbrida ao consumidor: uma tendência que veio para ficar com a transformação digital.
Ações de marketing para concessionárias:
Embora algumas concessionárias ainda usem os meios tradicionais para anunciar, com a expansão do marketing digital essa divulgação se tornou muito mais assertiva. Afinal, nessa estratégia o investimento é menor, o retorno financeiro é maior e as métricas são mais precisas para monitorar cada canal.
Ou seja, estar na internet é um requisito fundamental para melhorar as vendas dos veículos. Por exemplo, a partir do momento que o cliente faz uma busca online, você sabe que ele pretende comprar um veículo. Logo, é possível fazer “remarketing” com ele através de anúncios pagos. Ou seja, impactar o cliente a fim de fortalecer a lembrança da marca e convencer sobre o benefício em fechar a compra.
Além disso, outra estratégia é o marketing de conteúdo. Assim, quando a concessionária produz conteúdo relevante por meio do blog, redes sociais ou e-books, a empresa se torna uma referência naquele assunto para o cliente. Ou seja, você ajuda ele em suas dúvidas e questionamentos de forma natural, e ainda gera mais tráfego para o site.
Mas não se esqueça do marketing de relacionamento!
Em especial quando falamos sobre concessionárias, proporcionar uma boa experiência na loja e surpreender o consumidor é fundamental! Assim, as ações de marketing de relacionamento visam criar e manter uma boa relação com os clientes. E para reforçar essa proximidade, nada melhor do que oferecer brindes personalizados!
Por isso, separamos uma lista com os melhores brindes para concessionárias, que são ideais para qualquer loja conquistar mais clientes, aumentar as vendas e melhorar os resultados como um todo.
Veja quais são os melhores brindes para concessionárias:
Investir nos melhores brindes para concessionárias é uma alternativa perfeita para incentivar a compra e ainda fidelizar o consumidor. No entanto, como se trata de uma venda com ticket médio maior, é essencial que o brinde esteja no mesmo patamar da negociação.
Em outras palavras, de nada adianta dar um brinde que ficará esquecido da gaveta: como garrafas, canetas e agendas. É preciso ser um brinde sofisticado, útil e de qualidade, que faça valer a pena o investimento e a confiança depositada pelo cliente na concessionária. Somente assim será possível proporcionar uma experiência positiva, e aumentar a percepção de valor para a empresa.
Melhores brindes para concessionárias: mochila como companheira para a rotina
De fato, todo mundo gosta de ganhar uma mochila personalizada. Afinal, o acessório pode ser usado em várias ocasiões. É um brinde que representa sofisticação, e mostra que a concessionária deseja proporcionar um benefício concreto para o cliente.
Por exemplo, você pode presentear com uma mochila para notebook. Assim, o cliente pode usar o seu carro novo, junto com a mochila nova para ir trabalhar. Tudo isso de forma segura e confortável.
Melhores brindes para concessionárias: bolsa térmica é indispensável para as viagens em família
Em especial quando falamos da venda de automóveis, esse processo envolve fatores emocionais. Por exemplo, geralmente o carro é associado a momentos de lazer, diversão e viagens em família. Então, receber uma bolsa térmica personalizada, acompanhada de uma mensagem de agradecimento, com certeza é uma ocasião memorável para o cliente.
Afinal, ao mostrar que a concessionária se preocupa com o bem-estar do consumidor, com certeza ele terá um carinho ainda mais especial pela empresa. Sem falar que lembrará dela em momentos agradáveis!
Melhores brindes para concessionárias: bolsa de viagem para promover a marca em todos os lugares
Outro brinde bastante útil é a bolsa de viagem personalizada. Com certeza, é uma forma criativa da concessionária promover a marca para outras pessoas, conquistando potenciais clientes e reforçando o posicionamento no mercado.
Melhores brindes para concessionárias: pasta personalizada é sinônimo de documentos em um só lugar
Sem dúvida, comprar um veículo ainda envolve bastante papelada e documentos que devem estar sempre guardados com segurança. Então, para facilitar a rotina do cliente, e garantir mais comodidade, a pasta personalizada é um excelente brinde.
Além de armazenar os documentos em um só lugar, ela facilita bastante quando o proprietário precisa se deslocar para outros lugares a fim de renovar o seguro ou contratar outros serviços. Dessa forma, ele consegue carregar os documentos com tranquilidade e segurança.
Aliás, aqui na Roar temos a pasta ecológica, da linha de brindes ecológicos. É uma pasta feita com tecido 100% sustentável, resistente e com design bastante atraente. Então, com esse brinde a concessionária mostra que respeita a natureza e o meio ambiente.
Melhores brindes para concessionárias: o Brinde Ideal para as lojas
Com certeza, há muitas opções de brindes que podem ser distribuídos para os clientes de concessionárias, pois trouxemos apenas algumas opções. Entretanto, se você acha que esses brindes ainda não são suficientes, não se preocupe porque a Roar pode encontrar o brinde ideal para a sua concessionária. Então, basta clicar aqui e responder um questionário que leva menos de 1 minuto. A partir disso, entramos em contato para te mostrar qual é o melhor projeto para suas demandas. Vamos lá?
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CONCLUSÃO
De fato, o setor automotivo enfrentou desafios devido ao surgimento da pandemia. No entanto, nos últimos anos o segmento vem apresentando crescimento e recuperação no número de vendas. Portanto, com a concorrência cada vez maior, é essencial que as concessionárias tenham diferenciais para se destacar no mercado e vender mais veículos.
Pensando nisso, trouxemos uma lista com os brindes mais indicados para o setor. Afinal, essa é uma das estratégias de marketing mais eficientes, que traz resultados reais. Além, é claro, de proporcionar uma experiência positiva ao cliente, fazendo com que ele fique satisfeito com a compra, e indique a concessionária para outras pessoas.
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