Descubra 5 ideias criativas de marketing promocional para você aproximar os clientes da sua marca, mesmo que no ambiente digital.
Você já percebeu como a era digital transformou a forma como as empresas comercializam produtos ou serviços? Afinal, o consumidor está em tempo integral nos vários canais digitais. Por isso, é essencial que qualquer marca que deseja aumentar as vendas, se consolidar no mercado ou conquistar novos clientes, se adapte às estratégias de marketing promocional alinhadas com as tecnologias atuais.
Além disso, percebemos também uma mudança no cenário das vendas a partir da pandemia da Covid-19. Esse evento acelerou um processo que vinha se consolidando e trouxe um novo cenário onde, por causa do isolamento, grande parte das vendas acontecem online.
Mudança de hábito de compra: o canal digital
De acordo com um estudo divulgado no ano passado pela NuvemShop, 46% dos brasileiros compraram mais pela internet do que em 2019. Não só isso, mas também 7% dos consumidores fizeram sua primeira compra online. E a tendência é que esse crescimento não pare por aí!
Assim, mesmo com um consumidor cada vez mais exigente e com novos hábitos de compra, as empresas precisam continuar vendendo. No entanto, agora precisam ter também foco no digital: um canal que tem as suas próprias características.
Quer saber mais como o marketing promocional pode impactar no crescimento da sua empresa na internet? Então continue a leitura e descubra 5 exemplos incríveis de ações de marketing promocional para você se inspirar e colocar em prática!
O que é marketing promocional?
Antes de mais nada, é importante que você entenda o que significa essa estratégia. Dessa forma, o marketing promocional, nada mais é que um conjunto de ações para incentivar a interação entre a empresa e clientes, abrindo portas para novas oportunidades. Assim, os principais objetivos do marketing promocional são:
- Fortalecer a marca;
- Conquistar novos clientes;
- Fidelizar os consumidores;
- Incentivar a compra;
- Diferenciar a empresa da concorrência.
Marketing promocional no contexto digital
De fato, podemos dizer que “propaganda” continua sendo a “alma do negócio”. Mas, as formas de divulgação atualmente mudaram bastante. Afinal, mudou o consumidor, mudaram os canais, os meios de pagamento, os concorrentes… Enfim!
Sem dúvida, a democratização da internet trouxe novos hábitos e criou uma revolução nas transações das empresas. Sem falar na forma de elas se relacionarem com os clientes, que hoje estão presentes em diversos ambientes digitais emitindo, a todo tempo, opiniões, sugestões, reclamações e indicações sobre marcas, produtos e serviços.
Portanto, no cenário atual, não dá para ignorar: é preciso que as marcas invistam no marketing promocional digital.
O que o marketing promocional digital tem de diferente do tradicional?
O marketing promocional digital engloba técnicas desenvolvidas no meio online. E o grande destaque vai para as diversas ferramentas digitais, que possibilitam o alcance dos resultados. Entre elas estão as ferramentas de automação, de captação de leads, site, redes sociais e publicidade online.
Assim sendo, veja o que diferencia a estratégia digital do marketing promocional tradicional:
Segmentação de clientes
As ferramentas de CRM e Automação possibilitam dividir os clientes em categorias específicas. Ou seja, você pode dividi-los por estado, por objetivo, por necessidade, por hábito… as possibilidades são infinitas!
Por exemplo, você pode segmentar todos os clientes de São Paulo, que tenham filhos, que esses filhos tenham de 0 a 4 anos e que costumam comprar brinquedos educativos 1x por mês. E aí enviar uma oferta bem específica para eles! Com certeza isso aumenta as chances de conversão, concorda?
Em resumo, você pode criar diversas segmentações para enviar mensagens personalizadas, de forma automatizada, que vão de encontro às demandas de cada segmento.
Mensuração de dados
No digital, há algo muito diferente: é fácil mensurar dados. Por exemplo, quantos visitaram seu site, quantos clicaram no e-mail, quantos converteram em um formulário, quantos clicaram no banner… enfim! Além disso, é possível saber o dia e horário dessas ações, por onde o cliente navegou antes e depois de realizá-la e qual o perfil de cada uma dessas conversões.
Sem dúvida, o marketing digital revolucionou a forma de acompanhar e medir o desempenho das ações de marketing. Afinal, com ele é possível verificar todos os resultados obtidos de forma precisa.
Relacionamento próximo com o consumidor
Além disso, no digital é mais fácil estar perto do consumidor e de fato se relacionar com ele continuamente.
Em primeiro lugar porque é fato que o mundo está conectado. Ou seja, a grande maioria da população do planeta acessa diariamente a internet. Então, seja através de e-mails, redes sociais, ferramentas de chat, e-commerces, anúncios, os consumidores estão constantemente se relacionando com as marcas no meio digital.
Em segundo lugar, por que agora o consumidor tem voz. Isto é, no digital ele tem um canal direto para escutar o que você tem a dizer e também falar com a sua marca. Portanto, é preciso utilizar isso a seu favor! Caso contrário, esse benefício pode virar contra você. Afinal, não há mais espaço para marcas que não ouvem o consumidor, não se relacionam com ele e não respondem às demandas, reclamações e até elogios no meio digital.
Economia de tempo e dinheiro
Por último, as ferramentas digitais permitem automatizar grande parte do processo. Por exemplo:
- E-mails podem ser enviados automaticamente;
- Mensagens por WhatsApp e SMS podem ser também automáticos;
- Meios de pagamento são integrados com o e-commerce, tornando muito mais eficiente o processo de venda na loja virtual;
- É possível segmentar os “leads” de forma automática, de acordo com o campo de um formulário;
- É possível enviar descontos automaticamente para os que preencherem uma Landing Page;
- Com a automação de marketing, ao executar um “gatilho” (por exemplo, comprar um valor acima de R$ 100,00 ou clicar em um e-mail promocional), seu cliente entra em um fluxo de e-mails automaticamente;
- É possível integrar o CRM (vendas) com a automação de marketing.
Enfim, as possibilidades são muitas. Sem dúvida, com as ferramentas digitais seu marketing promocional entra em um outro nível. Nesse cenário, com tudo automatizado, você não precisa mais que as ações sejam realizadas manualmente por uma pessoa (ou várias). Além disso, gastando menos energia você poderá atingir um número muito maior de clientes! Em outras palavras, você economiza tempo, energia e investimento.
Marketing promocional da era digital na prática
Como você pode perceber, o marketing promocional no dia a dia tem como objetivo valorizar a imagem da marca e estreitar o relacionamento com o cliente no ambiente digital. Dessa forma, a estratégia trabalha de uma maneira mais pessoal e específica, tratando o cliente como único.
Por isso, até mesmo a linguagem usada é mais descontraída, sempre com um tom de inovação. Também, geralmente é mais ampla, com intuito de cativar mais pessoas ao mesmo tempo.
Mas como isso é possível? Por exemplo, por meio da divulgação através de:
- Banners interativos;
- Hotsites / Landing pages;
- Indicação de amigos;
- E-mails promocionais;
- Influenciadores digitais;
- Anúncios no Google e Mídias Sociais (Facebook, Instagram);
- Cupons de desconto;
- Brindes personalizados;
- Teste grátis de serviços;
- Sorteios.
Assim, a marca chama a atenção dos seus clientes e com isso alcança melhores resultados. Por exemplo, pense em uma empresa de vestuário. Para incentivar a compra no e-commerce, pode dar desconto para o consumidor que fizer um cadastro, pedir indicações de amigos aos compradores ou, ainda, distribuir brindes a partir de um determinado valor de compra Assim, além de fidelizar o cliente e promover a marca para outras pessoas, a chance de recompra será muito maior.
5 exemplos de marketing promocional para você colocar em prática
1 amostra grátis
Essa é uma estratégia que pode ser praticada tanto no digital, como também no tradicional. Afinal, tenho certeza que você já experimentou aquele recém-lançado cafezinho no supermercado, não é mesmo? Então, no cenário digital isso também existe!
Por exemplo, se você oferece serviços em uma plataforma, pode disponibilizar o acesso por 30 dias grátis. Ou, se você lançou um novo shampoo, pode enviar uma amostra deles para todos os compradores da loja virtual em um determinado período. Ou, ainda, oferecer uma aula grátis do mesmo tema para todos os visitantes da página do seu curso.
Sem dúvida, a amostra grátis é bastante eficiente em captar leads, o que se torna um benefício e tanto para quem atua no digital! Afinal, ao oferecer uma vantagem em troca do contato, a pessoa demonstra claramente ser um potencial cliente para sua marca. Uma vez que a conversa com ela não para por ali. Pelo contrário, você pode continuar se relacionando através de e-mails ou anúncios, por exemplo.
2 descontos
Uma outra estratégia eficiente no digital são os descontos promocionais oferecidos a partir de alguma interação do consumidor. Além de aumentar as vendas, essa tática também resulta em novos clientes e resgata os antigos através da recompra.
Por exemplo, ofereça 20% de desconto para os compradores antigos que não compram de você há mais de 6 meses. Uma oferta como essa é irrecusável! Ou, ainda, um desconto de 10% na primeira compra, para que novos clientes comecem a se relacionar com a sua marca.
Além disso, uma outra alternativa é planejar um dia de descontos em produtos selecionados da sua loja virtual. Aqui você poderá enviar apenas para os contatos que você sabe que têm interesse naquele tipo de produto ou serviço. Afinal, com o marketing digital isso é perfeitamente possível!
Por fim, não esqueça de divulgar essas ações nas redes sociais, assim você também estará atraindo mais visitas para o seu site ou loja virtual.
3 fidelidade
Sem dúvida, clientes fiéis são essenciais não só porque compram de forma recorrente, mas também porque promovem a sua marca para outras pessoas. Mas, para que isso aconteça, a preocupação com a fidelização deve estar presente em todas as etapas do processo de compra. Ou seja, desde o atendimento até o pós-venda.
Afinal, a sua marca precisa ser tão especial e confiável a ponto de o consumidor escolhê-la diante de toda a concorrência. Em outras palavras, ele prefere comprar com você porque já conquistou a confiança dele. Parece um desafio e tanto, não é mesmo?
No entanto, uma ideia para alcançar esse objetivo é premiar os compradores frequentes. Por exemplo, se você vende um curso online, faça uma aula VIP para seus melhores alunos. Ou ainda, se você vende produtos em um e-commerce, distribua brindes para quem compra todo mês, por exemplo.
4 brindes personalizados
Assim como acontece na fidelização dos clientes, os brindes personalizados para clientes podem ser usados em diversas outras ocasiões no marketing promocional digital. Afinal, essa estratégia nunca sai de moda e sempre traz bons resultados para a empresa!
Inclusive, se você deseja aumentar o ticket médio das suas vendas, saiba que essa é a melhor alternativa! Por exemplo, ao oferecer um brinde personalizado em compras a partir de R$200, você está incentivando que o cliente faça compras com valores acima disso, mesmo que inicialmente ele não tenha planejado gastar esse valor.
Em outras palavras, além do brinde fidelizar os clientes e aumentar o ticket médio da sua empresa, ele ainda promove a sua marca no mercado! Veja alguns exemplos de brindes personalizados para clientes que já criamos aqui na Roar, para ações de marketing promocional de algumas empresas:
[bloco-produtos categoria=”sacolas” ordem=”ASC”]
5 sorteios ou concursos
Outra forma de marketing promocional digital eficiente em captar leads qualificados são os sorteios ou concursos. Sem dúvida, quando a pessoa se cadastra na promoção, no fundo ela está interessada em seu produto ou serviço, não é verdade?
A saber, uma alternativa para se diferenciar da concorrência são os concursos culturais. Por exemplo, você pode promover um concurso de fotografia nas redes sociais.
Outro exemplo: imagine que você atua vendendo alimentação saudável. Então, crie um concurso incentivando as pessoas a tirar uma foto da refeição usando os seus produtos, e peça que postem no Instagram com uma hashtag específica. Dessa forma, as fotos mais criativas ganharão brindes personalizados.
Porém, não se esqueça de criar um regulamento a fim de evitar problemas. Sendo assim, crie um documento que deixe bem claro:
- Início e término da ação;
- Detalhes sobre os prêmios;
- Como participar;
- Data de divulgação do vencedor;
- Onde resgatar o prêmio (ou como será entregue).
CONCLUSÃO
Nesse novo contexto atual é essencial investir em ações criativas de marketing promocional. Mas não se esqueça: é preciso planejar o que fazer e levar em consideração quais objetivos pretende alcançar. Sobretudo, é preciso considerar as características do meio em que a ação promocional será realizada.
Aqui na Roar temos um time completo de consultores especialistas que vão te ajudar nessa missão. Com certeza, vamos auxiliar você a encontrar o melhor brinde para sua ação de marketing promocional, de acordo com a sua demanda! Entre em contato ou baixe o nosso catálogo, nós podemos surpreender os seus clientes e fazer com que a sua ação promocional seja memorável!