“Senhores passageiros, decolagem autorizada”: quanto tempo ficamos sem ouvir essa chamada, não é? Sem dúvida, o turismo foi um dos setores mais afetados por causa da Covid-19. Inclusive, foi um dos primeiros a sentir os impactos das medidas de isolamento, cancelamento de viagens e fechamento de fronteiras. Mas como, depois disso tudo, o marketing para agências de viagem pode ajudar as empresas a voltarem a ter sucesso em suas operações? É isso que vamos te contar no post de hoje!
De acordo com uma pesquisa da Fecomércio, no Brasil o setor registrou uma queda de R$ 55,6 bilhões em 2020 na comparação com o ano anterior. Aliás, os dados revelaram que o setor de turismo como um todo, eliminou 110 mil postos de trabalho, desses quase 87 mil foram em hotéis e pousadas, operadoras turísticas e agências turísticas.
Portanto, frente a todos esses desafios e com a retomada gradual das atividades, muitas agências estão em busca de formas criativas para se reinventar e reverter essa situação registrada durante o cenário de pandemia. Por isso, vamos te mostrar 7 estratégias de marketing para agências de viagem. Vale a pena conferir!
Agências de viagem no pós-pandemia: como será esse retorno?
Com as medidas de flexibilização e a vacinação em massa, a esperança floresceu nos corações dos agentes de viagens. De fato, no cenário atual, é possível enxergar novas perspectivas para o setor de turismo. Assim, com o objetivo de movimentar o setor, ideias surgem a todo vapor, entre elas vale destacar a transformação digital (que agora está mais forte do que nunca).
A saber, o uso de tecnologias e ferramentas digitais exigiu que muitas empresas de pequeno e médio porte repensassem a forma de atuação no mercado. Nesse contexto, foi retomado o investimento em marketing para agências de viagem, assim como na presença digital.
Além disso, outra tendência para o setor no pós-pandemia são as viagens mais curtas. Em outras palavras, os clientes optam por roteiros mais breves a fim de diminuir a exposição ao vírus. Por exemplo, observa-se uma busca por locais mais ligados à natureza e afastados de aglomerações.
É preciso estar preparado para se reerguer depois do período de baixa!
Já sabemos que os viajantes estão mais cautelosos e têm como prioridade as medidas de distanciamento e higiene neste período de pós-pandemia. Portanto, é essencial que as empresas estejam preparadas para atender essa demanda, fornecendo aos clientes viagens seguras.
No entanto, para se recuperar depois do período de baixa, é essencial pensar além de apenas fornecer o pacote de viagem ideal. Ou seja, é preciso pensar em como recuperar a confiança dos clientes, de modo a ter consumidores fiéis e satisfeitos.
Então, o desafio nesta retomada em um “novo normal” é investir corretamente em estratégias digitais personalizadas e em ações de relacionamento. Mas, sem nunca perder de vista o objetivo maior, que é oferecer uma experiência memorável aos clientes.
Desafios do marketing para agências de viagem no mundo digital
Sem dúvida, quando falamos da transformação digital, um dos principais desafios para as agências de viagem de pequeno e médio porte, é competir com os grandes sites de reserva de hotéis e passagens.
Por exemplo, para se ter uma ideia, em 2018 50% das reservas de viagens no Brasil já eram feitas online. Então, apesar da pandemia ter estagnado o setor de turismo, o hábito de fazer reservas através do computador ou smartphone é uma tendência que já vinha há tempos crescendo no País.
Portanto, de uma coisa temos certeza: não dá mais para ignorar o digital nas estratégias de marketing para agências de viagem. Por exemplo, pensa só: quando você pretende fazer uma viagem, qual é o primeiro lugar que você busca informações sobre o roteiro, valores, hospedagem e atrações? Isso mesmo, na internet!
Então, esse é um canal poderoso para qualquer agência de viagem se recuperar depois das crises sanitária e econômica trazidas pela pandemia.
As melhores estratégias de marketing para agências de viagem
Sem dúvida, conhecer as principais estratégias de marketing para o setor é essencial para fazer um investimento assertivo e colher resultados reais. Então, veja a seguir quais são:
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Invista em presença digital
No cenário pós-pandemia a presença digital é condição essencial para que as agências consigam mais clientes. Afinal, quando o cliente buscar informações sobre a viagem que deseja, você quer aparecer entre os resultados, não é mesmo?
Então, antes de qualquer coisa, é preciso ter um site otimizado para os motores de busca. A saber, ele pode servir como um portfólio da empresa, mostrando todas as soluções e serviços oferecidos. Mas, não apenas isso: precisa ser estruturado adequadamente e disponibilizar aos potenciais clientes o conteúdo necessário para que, futuramente, eles realizem a compra.
Portanto, é preciso considerar a otimização SEO do site: um conjunto de técnicas que têm como objetivo ranquear o site nas melhores posições dos mecanismos de busca. Aqui, uma dica é contar com a ajuda de uma agência de marketing especializada em SEO, que tem experiência necessária para executar a tarefa com agilidade e eficiência.
02 . Marketing para agências de viagem: crie conteúdo relevante
Além disso, outra estratégia é manter um blog ativo para a agência de viagem. Então, você pode fazer uma pesquisa de palavras-chave que os clientes buscam antes de comprar a viagem e, a partir disso, criar conteúdo sobre o assunto.
A saber, esse canal é essencial para trazer visibilidade ao negócio no ambiente digital, aumentando as visitas orgânicas. Além disso, a partir de um post o cliente pode:
- Solicitar um orçamento;
- Entrar em contato para saber mais informações;
- Fechar um pacote de viagem.
Enfim, com um blog é possível entender e interagir com o consumidor de forma assertiva.
03 . Não se esqueça das redes sociais
A saber, as agências de viagem precisam estar onde os clientes e potenciais clientes estão. Com certeza, eles estão nas redes sociais, por isso a empresa também precisa estar lá.
Aliás, dentre alguns benefícios da presença nas redes sociais vale destacar:
- Aumento da visibilidade;
- Mais engajamento;
- Tráfego para outros canais;
- Melhora no posicionamento da marca.
No entanto, é importante que as redes sejam usadas de forma inteligente, a partir de um planejamento e aliadas a outras estratégias. Ou seja, não adianta apenas postar aleatoriamente. Mas, é preciso usar as redes sociais como um meio para direcionar o público para a próxima etapa. Por exemplo, ler mais sobre o destino no blog, solicitar um orçamento ou falar com um consultor.
04. Marketing para agências de viagem: ações de relacionamento
Como falamos anteriormente, um dos principais desafios das agências no pós-pandemia é recuperar a confiança dos clientes. Para isso, o marketing de relacionamento pode ser um aliado inteligente.
Aliás, vale lembrar que os consumidores estão cada vez mais atentos à postura das marcas. Ou seja, o desejo é de se relacionar com empresas que oferecem não somente produtos ou serviços, mas sim valores.
Portanto, algumas estratégias de relacionamento são:
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Parcerias exclusivas
Você já deve ter observado que muitas empresas estão enviando mimos para influenciadores digitais: aquelas pessoas com alto poder de persuasão, que possuem milhares de seguidores.
Então, nesse caso seria bacana enviar presentes personalizados para aqueles influenciadores que viajam com frequência, e sempre estão visitando lugares novos. Dessa forma, seria possível promover o nome da agência para milhões de pessoas nas redes sociais.
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Ação promocional
Além disso, outra forma de relacionamento são as ações promocionais. Por exemplo, a agência pode criar uma promoção especial para o Dia das Mães, Dia dos Pais ou de Férias.
Além disso, outra ideia é para o Dia dos Namorados: que tal, “um pacote de viagem para dois com um preço especial”? Enfim, existem várias oportunidades que podem ser exploradas.
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Brindes especiais
Aliás, para deixar a ação promocional ainda mais eficiente, usar os brindes é uma excelente opção. Por exemplo, você pode fazer uma ação do tipo, “feche um pacote de viagem e ganhe um kit de brindes personalizados para usar durante o passeio”.
Então, esse kit pode ser formado por:
- Uma mochila personalizada: para facilitar a mobilidade e garantir segurança durante a viagem;
- Necessaire personalizada para armazenar os pertences;
- E uma shoulder bag para carregar o celular, carteira e documentos com praticidade.
Aqui na Roar podemos criar um kit 100% personalizado ou brindes avulsos para você presentear os clientes. Acesse aqui e faça um orçamento agora mesmo!
05 . Marketing para agências de viagem: faça prova social
Como diz Philip Kotler, um dos “pais” do marketing, “A melhor propaganda é feita por clientes satisfeitos”. Então, uma estratégia eficiente é coletar depoimentos de clientes que já passaram pela agência e usar os argumentos como prova social para conquistar novos consumidores.
Afinal de contas, quando vamos viajar para um lugar que nunca fomos antes, sempre pedimos conselhos para amigos ou familiares, e o melhor: confiamos de olhos fechados nas indicações, dicas e informações que recebemos deles. Então, por que não praticar isso para alcançar novos clientes?
Por exemplo, uma alternativa é promover a satisfação dos turistas através de posts em redes sociais.
06. Anúncios no Google e Facebook
Um dos investimentos mais assertivos atualmente, é a publicidade paga. Ou seja, investir em anúncios no Facebook ou Google garante que a empresa fique em uma posição de destaque, além disso permite que o negócio consiga segmentar pelas pessoas que realmente estão interessadas nos serviços da agência.
Além disso, vale destacar que os anúncios geram tráfego, seja para o site, perfil do Instagram ou qualquer outro destino. Por fim, outro benefício é que as agências de pequeno e médio porte podem criar campanhas de anúncios promissores sem grandes investimentos.
Porém, vale lembrar que: assim como acontece com a estratégia de SEO, contar com a ajuda de uma agência de marketing especializada em anúncios pagos torna a estratégia muito mais eficiente!
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CONCLUSÃO
Sem dúvida, o setor de turismo como um todo foi um dos mais afetados com a pandemia. Afinal de contas, o isolamento social e o fechamento das fronteiras fez com que os turistas tivessem de reagendar ou até mesmo desistir das suas viagens.
No entanto, com as medidas de flexibilização e a imunização o setor vem se recuperando aos poucos. Mas, o desafio agora das agências de viagem, é se reinventar para usar a tecnologia a seu favor, já que todo o processo de busca e compras de viagens vem acontecendo na internet. Além disso, o marketing para agências de viagem tem o desafio de recuperar a confiança dos clientes e fazê-los se sentir seguros para viver experiências únicas.
Portanto, neste post te mostramos as 6 estratégias de marketing para agências de viagem mais indicadas para este “novo normal”. A saber, são ações simples, que não demandam grandes investimentos e podem ser promissoras para as agências de pequeno e médio porte.
Além disso, você percebeu também como os brindes personalizados podem ser eficientes em proporcionar uma experiência agradável aos clientes. Tanto para fidelizar quem já comprou os serviços, como para conquistar novos clientes e divulgar a marca da agência através dos acessórios.
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