De fato, com a pandemia da Covid-19 trazendo medidas de restrição e isolamento, o setor hoteleiro sofreu grandes prejuízos. Afinal, nesse ambiente de constante mudança, todos os hotéis e pousadas tiveram de evoluir e se adaptar ao “novo normal”. Assim, o setor aderiu a novos protocolos e acelerou a utilização de ferramentas tecnológicas. Nesse sentido, o marketing digital para hotéis se tornou um forte aliado na recuperação dessas empresas.
Embora a pandemia ainda não tenha acabado, o avanço da vacinação e as festas de final de ano reaqueceram o setor hoteleiro no Brasil. Por exemplo, no Réveillon de 2022, alguns destinos registraram taxas de ocupação superiores a 80%, como em Recife (PE), e com 95% para os hotéis em Santa Catarina. De acordo com o Ministério do Turismo, 6,7 milhões de pessoas passaram pelos principais aeroportos do País, um número 55% maior do que o registrado em 2020.
Mas, apesar dos números serem altos, o desafio é manter esses índices no período pós-pandemia. Ou seja, além de continuar seguindo os protocolos de segurança, é preciso investir cada vez mais no marketing digital, que será um forte aliado em criar ações criativas e agregar valor às experiências do hóspede.
Então, continue com a gente e descubra quais são as principais ferramentas e estratégias de marketing digital para hotéis, que são uma tendência. Vamos lá?
Poder de escolha na palma da mão
Sem dúvida, vivemos em um momento de transformações tecnológicas que mudaram o comportamento do turista brasileiro. Se em décadas atrás o planejamento de uma viagem começava dentro de uma agência e podia levar até meses para ser concluído, hoje o cenário é totalmente diferente. Afinal, o hóspede pode planejar a viagem e comprar as reservas, de casa, da rua, a qualquer momento e de várias formas.
De acordo com dados do Sebrae, a faixa etária que mais cresce no mercado de compra online de viagens e acomodações é a de 16 a 30 anos. Além disso, 84% deles consultam mais de dez fontes, antes de decidir sobre o destino ou hospedagem. Por fim, a pesquisa também revela que 47% dos turistas pesquisam nos sites das companhias aéreas e hotéis.
Os grandes players do mercado
Diante desse novo hábito de consumo, a reserva de hospedagem online é cada vez mais comum. Ou seja, existem sites especializados em buscar não somente os melhores hotéis e pousadas, mas também os melhores preços e diferenciais que podem tornar a experiência do turismo ainda mais completa.
Então, listamos as plataformas de reserva preferidas pelos brasileiros, por oferecerem um bom custo-benefício e serviços adicionais. Vale a pena ficar de olho, e anunciar o seu hotel ou pousada nesses locais!
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Booking
Aqui está um dos portais mais usados em todo o mundo. Afinal, ele apresenta diversas opções, desde locais luxuosos até hospedagem com quartos compartilhados, em mais de 200 países. Além de segura, a plataforma é de fácil navegação.
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Hotel Urbano
Além de oferecer hospedagens, a plataforma também disponibiliza aos clientes serviços de passagens, aluguéis de carros e pacotes de viagem completos.
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Kayak
A empresa norte-americana está presente no Brasil desde 2014, e serve como intermediária auxiliando o viajante na procura de hospedagem. Também oferece uma ampla gama de comparações de preços e serviços.
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Trivago
Basicamente, o Trivago serve como um comparador de preços de hotéis. Ou seja, o turista digita o nome de alguma hospedagem ou da cidade para onde quer viajar, e em seguida aparecem opções baseadas em preço, avaliação e distância. Dessa forma, o usuário é direcionado ao site de reserva de fato.
Estratégias e ferramentas de marketing digital para hotéis e pousadas
Mas, reservar hospedagens de forma online é apenas um dos comportamentos que se tornaram comuns com a transformação digital. Sobretudo o alto consumo de conteúdo na internet justifica a migração massiva da comunicação das empresas para o digital. Afinal, online tudo fica mais rápido, simples e acessível.
A saber, o mercado hoteleiro investe altas cifras em marketing digital, justamente pela eficiência das estratégias. Por exemplo, o inbound marketing se tornou essencial para criar uma comunicação atraente, fazendo toda a diferença na construção da presença digital dos hotéis e pousadas.
Mas não apenas isso, veja mais estratégias de marketing digital para hotéis que podem ajudar o seu negócio a se destacar no mercado e conseguir cada vez mais clientes:
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Marketing digital para hotéis: Criação de site
“Minha pousada é pequena, por que ter um site?” “Já tenho uma página no Facebook para o meu hotel, não preciso de um site”. Ao contrário do que muitos pensam, as funcionalidades de um site vão muito além de somente servir como um “cartão de visitas” virtual para a empresa. Ou seja, o site é a presença digital mínima que qualquer hotel ou pousada deve ter.
Então, entre as principais vantagens de ter um site, vale destacar:
- O site é a forma mais simples de fazer com que uma empresa seja encontrada na internet;
- Ter um site confere autoridade para o hotel ou pousada;
- O site também permite que o negócio possa expandir, alcançando potenciais clientes em outros locais;
- Por fim, o site também aumenta o número de reservas de diárias e acomodações.
Otimização de site
No entanto, de nada adianta ter um site se ele não está otimizado para aparecer nas primeiras posições dos buscadores de forma orgânica. Assim, otimizar um site ou blog de acordo com as boas práticas de SEO contribui para que o site do hotel ou pousada tenha mais visitantes. Logo, o número de hospedagens passa a ser maior.
Então, a fim de melhorar a experiência dos usuários, algumas otimizações de Yoast SEO são:
- Alt text nas imagens;
- Uso adequado da palavra-chave;
- Links externos e internos;
- Subdivisão de títulos;
- Meta descrição.
Enfim, por se tratar de um trabalho minucioso é essencial contar com ajuda de uma agência especializada em otimizar o site, para melhorar o website do seu hotel.
02 . Marketing digital para hotéis: Marketing de conteúdo
Ao contrário dos comerciais ou anúncios promocionais, o marketing de conteúdo promove uma marca de forma indireta. Ou seja, o objetivo é atrair clientes através de conteúdo relevante, como:
- E-books;
- Vídeos;
- Blog posts;
- Redes sociais.
Assim, o hotel ou pousada atrai, envolve e gera valor para os possíveis hóspedes, através de informações úteis (e que ele está procurando). Com certeza, isso aumenta as chances deles concluírem uma reserva no estabelecimento.
Etapas do marketing de conteúdo
Porém, é importante ressaltar que não basta apenas criar qualquer tipo de conteúdo, distribuindo em qualquer lugar e sem analisar os resultados. Pelo contrário! O marketing de conteúdo é uma estratégia que somente funciona se colocar a mão na massa de forma eficiente. Assim, as principais etapas, são:
- Planejamento: consideração de metas e responsáveis;
- Persona: definição do cliente ideal. Isso é essencial para o conteúdo ser assertivo;
- Conteúdo: criação de materiais de diferentes formatos, mas que sejam valiosos para o público;
- Distribuição: promoção nos canais certos, considerando onde a persona está;
- Mensuração: analisar os resultados e identificar melhorias.
Dessa forma, além de aumentar o tráfego para o site, o marketing de conteúdo também gera engajamento com o hotel, educa o mercado, reduz custo com aquisição de clientes e ainda gera mais reservas.
03. Marketing digital para hotéis: Ações de relacionamento
Em especial depois da pandemia, se tornou ainda mais necessário recuperar a confiança e fortalecer os laços com os hóspedes. Afinal, não basta apenas conquistar o cliente, é fundamental nutrir o relacionamento com ele. Dessa forma, o objetivo é garantir que o estabelecimento seja lembrado como primeira opção sempre que ele pensar em fazer uma viagem.
Aliás, vale lembrar que o relacionamento com o cliente não acontece da noite para o dia, pois é preciso ter estratégias a fim de fortalecer essa relação a longo prazo. Por exemplo, algumas ideias são:
Uso da tecnologia:
Com algumas ferramentas é possível atender o cliente com mais personalização e de maneira mais certeira. Afinal, a partir de dados e informações o hotel tem conhecimento do público que está conversando. Inclusive, o uso de CRM pode ser uma excelente alternativa, não só para melhorar o relacionamento com cliente, mas também para otimizar os resultados do time de vendas!
Treinamento do pessoal:
Além disso, não esqueça que para ter um bom relacionamento com o cliente é preciso capacitar a equipe de atendimento. Afinal, somente assim é possível solucionar os problemas e as necessidades do consumidor.
Brindes personalizados:
Com certeza, os brindes personalizados são as melhores opções para fidelizar os hóspedes. Além de surpreender, os brindes deixam a experiência ainda mais completa e memorável, fazendo com que o hotel ou pousada esteja sempre presente na mente, no coração e na rotina dele. Afinal, os brindes reforçam a lembrança da marca, através da personalização dos acessórios.
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Os melhores brindes para hotéis e pousadas
Então, por serem estratégias que trazem resultados reais, listamos os brindes preferidos pelo setor hoteleiro. Confira a seguir:
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Necessaire
De fato, com a pandemia, a necessaire se tornou um brinde ainda mais essencial. Por exemplo, você pode criar um kit de “cuidado e segurança”, composto por uma necessaire, com álcool gel, máscara personalizada e lenços para ser entregue logo no check-in. Assim, o hotel mostra que se preocupa com a saúde dos hóspedes.
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Mochila
Também a mochila é um item versátil, que todo mundo gosta de ganhar. Então, ela pode ser utilizada em uma promoção de vendas a fim de aumentar o número de reservas para o hotel ou pousada.
Por exemplo, você pode criar um pacote promocional em períodos de baixa temporada, oferecendo um “passeio turístico + uma mochila personalizada”. Assim, além de despertar o interesse daqueles clientes que pretendem ter um final de semana de lazer, ainda promove o nome do hotel para uma infinidade de potenciais clientes através da mochila.
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Mochila com rodinhas
A gente sabe que os hotéis recebem muitos vendedores, executivos e empresários. Então, que tal fidelizar esse público com um brinde sofisticado e útil, como a mochila com rodinhas? Afinal, conquistar a preferência desses hóspedes recorrentes é fundamental para garantir que eles escolham o seu hotel quando precisarem viajar a trabalho (e até mesmo nos momentos de lazer).
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Sacola ecológica
Por fim, caso o hotel ou pousada tenha um posicionamento ecológico, as sacolas ecológicas são ideais para transmitir essa mensagem aos hóspedes. Portanto, você pode distribuir a sacola como brinde junto com materiais impressos que informem as práticas de cuidado com o meio ambiente adotadas pelo estabelecimento.
Além disso, outra opção é usar as sacolas em ocasiões especiais. Afinal, a gente sabe que os hotéis ou pousadas são os destinos preferidos em datas comemorativas. Então, você pode personalizar uma sacola para o Carnaval, Dia das Mães ou Réveillon. Enfim, existem várias oportunidades para encantar os hóspedes com esse brinde.
CONCLUSÃO
Hoje o marketing digital para hotéis deixou de ser uma opção para se tornar um investimento fundamental de qualquer empresa do setor. Em especial depois da pandemia, que exigiu ainda mais o uso de ferramentas digitais para destacar o hotel ou pousada onde os hóspedes realmente estão: na internet.
No entanto, além de considerar o uso dessas estratégias é essencial investir no relacionamento com os cliente, de modo a recuperar a confiança e fidelizar os hóspedes. Como você percebeu, os brindes personalizados são as melhores alternativas! Além de permitirem uma experiência memorável aos hóspedes, ainda promovem a marca para potenciais clientes.
Então, venha criar aqui com a Roar um brinde bonito e útil para encantar os seus hóspedes, e destacar o estabelecimento no mercado. Basta clicar aqui para baixar o nosso catálogo e conhecer todos os produtos disponíveis.