8 Ideias para fazer com que sua loja se destaque e venda muito mais
Ter um negócio online possui muitas vantagens, entre elas: vitrine aberta 24h por dia, alcance maior de pessoas e investimento mais baixo em relação a um estabelecimento presencial. Mas para se destacar, é preciso estar sempre atualizado com ideias para vender mais, conquistando cada vez mais clientes.
Em síntese, para estar à frente de seus concorrentes, não basta apenas ter os melhores preços e produtos, é preciso surpreender e fidelizar clientes. Por isso, neste artigo você encontrará 8 dicas para vender mais em sua loja virtual e conquistar seus clientes.
4 Passos básicos para começar a vender
Ao realizar uma compra, seu cliente precisa se sentir seguro e confiante de que está tomando a decisão certa, e qualquer problema que encontre ao longo do processo poderá fazê-lo desistir.
Por isso, em primeiro lugar, é preciso assegurar de que sua loja seja profissional, para então começar a aplicar ideias para vender mais. Fique atento a estes passos básicos para começar a vender:
Tenha fotos de qualidade
A foto é a primeira coisa que seu cliente irá ver, por isso, ela precisa atrair o olhar e gerar interesse, curiosidade e encantamento.
Invista em criar fotos de qualidade, que ilustrem bem todas as funcionalidades do produto, com riqueza de detalhes. Faça também fotos criativas que demonstrem como as peças são utilizadas do dia-a-dia.
Capriche nas descrições dos seus produtos
Do mesmo modo, o título e a descrição do produto são os dois próximos elementos que o cliente irá olhar. Portanto, descreva em detalhes as qualidades do produto e responda de antemão as principais dúvidas que seu cliente possa ter.
Igualmente, o título do anúncio deve ser chamativo e claro. Logo, Para elaborar um bom título, utilize a ferramenta Google Trends para pesquisar quais termos são mais procurados na hora de pesquisar sobre aquele determinado produto.
Tenha uma Interface adaptável
Pesquisas recentes feitas pelo Ipsos, apontam que 80% dos consumidores realizam suas compras via smartphone. Por isso, se o seu site não for adaptável para dispositivos móveis, mais da metade das suas vendas ficam comprometidas.
Portanto, certifique-se de que o seu site funciona perfeitamente pelo celular, e caso não, invista em formas de melhorar essa experiência.
Tenha um site seguro
Se você quer atrair mais clientes, é muito importante inspirar confiança. Pois, para que seu cliente realize suas compras, ele precisa se sentir confortável de que não terá problemas, afinal, são seus dados pessoais que ele irá preencher para realizar o pagamento.
Inclua em seu site os logotipos de certificação, tenha um suporte online de pré-vendas para tirar todas as dúvidas e crie um espaço com depoimentos de clientes que já compraram e aprovaram a experiência.
Ideias para vender mais e conquistar seus clientes
Se você já conferiu que seu site está pronto para fechar ótimas vendas, é hora de alcançar seus potenciais compradores e começar a pensar em ideias para vender mais e fidelizar os seus clientes.
1. Personalize a experiência de compra
Há várias formas de personalizar a experiência de compra, como por exemplo, tendo um site seguro e com atendimento personalizado, que tire todas suas dúvidas. Além disso, você pode criar uma vitrine inteligente, por exemplo.
Você sabe o que é uma vitrine inteligente? É uma forma de indicar produtos com base em compras anteriores, criando categorias em comum, como por exemplo, produtos mais vendidos, compras relacionadas, etc.
Essa é uma excelente forma de fazer com que seu cliente navegar pelo seu site, além de aumentar a chances de encontrar produtos que despertem seu interesse. O cliente irá se identificar mais com os produtos ofertados pela loja, o que pode influenciar inclusive no aumento do ticket final da compra.
2. Crie Landing Pages
Simultaneamente, distribua Landing Pages pela sua loja virtual, pois elas são responsáveis por guiar os interesses do cliente, persuadindo-o a fechar a compra, ou adicionando produtos relacionados, geralmente oferecendo um cupom ou uma oferta relâmpago.
Você deve usá-las de maneira estratégica, pois o excesso delas ou até mesmo como aparecem na tela podem desagradar o cliente. Porém, utilizando de maneira inteligente, você aumentará as conversões.
3. Faça Unboxing Experience
Do mesmo modo, a experiência de compra não acaba quando o cliente fecha o carrinho e realiza o pagamento, ou seja, a experiência deve ser continuada. Além de estar à disposição para tirar dúvidas sobre a entrega, você pode surpreendê-lo com o Unboxing Experience.
Em síntese, o Unboxing Experience consiste em colocar elementos que surpreendam seu cliente ao receber o produto em casa e abrir a caixa. Como por exemplo, adicionar cartões, adesivos e brindes personalizados, tornando a simples experiência de abrir o produto um momento especial.
Como criar um Unboxing Experience gastando pouco?
Ao invés de entregar seus produtos em uma caixa cheia de isopor, por que não substituir o isopor por uma necessaire personalizada sob medida, com uma cor bonita?
Confira alguns modelos de Necessaires da Roar
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Seu cliente se sentirá tão surpreso, que irá gravar vídeos e tirar fotos mostrando o capricho do envio, e indicará para pessoas próximas ou até em suas redes sociais. E mais pessoas irão querer experimentar essa surpresa.
4. Tenha um blog e aplique técnicas de SEO
Como encontrar clientes interessados no que você vende? Você pode criar um blog sobre o assunto do seu nicho e começar a escrever artigos relacionados aos problemas que seu produto soluciona.
Mas para que seus clientes encontrem seus artigos, é preciso aplicar técnicas de SEO, elas otimizam o seu site para que ele seja encontrado no topo das buscas do Google. E através das pesquisas, muitas pessoas chegarão até os seus produtos.
5. Monte Kits Personalizados
Montar kits é como sugerir uma combinação de produtos que juntos possam ser mais interessantes. Como por exemplo, um kit de acessórios que combinem entre si, um kit de produtos para levar a praia, ou kits de maquiagem para presentear.
Os kits são opções práticas que você oferece ao seu cliente, dando uma nova visão sobre aqueles produtos separados, que juntos compõem uma ótima combinação. Por esse motivo, os kits são ótimas ideias para vender mais.
Para se tornar ainda mais atrativo, ofereça vantagens ou um diferencial especial no kit, como uma embalagem para presente, uma necessaire personalizada para armazenar, sacochilas para carregar, ou até mesmo uma bolsa sob medida para armazenar.
Gostou da ideia? Confira aqui um caso de sucesso de nosso cliente O Boticário, que desenvolvemos uma bolsa com bolsos sob medida, acomodando cada item do kit promocional.
6. Invista na sua Presença Digital
Outra forma de atrair mais clientes, é estando nos lugares que seus clientes mais passam o seu tempo. Por isso, tenha uma presença digital, ou seja, esteja presente nas redes sociais que seu público mais acessa.
Crie um perfil para sua marca, porém não utilize apenas para postar fotos dos produtos, afinal, você já tem a sua loja virtual para isso. Por outro lado, utilize para dar dicas, tirar dúvidas, mostrar detalhes da sua produção e trazer novidades.
Afinal, estar presente é uma forma de ser lembrado. Portanto, invista na criação de e-mail marketing e faça anúncios para atrair ainda mais clientes.
7. Lançamentos e Promoções
Uma loja virtual precisa sempre estar aquecida com novidades que interessem seus clientes. Por isso, programe os lançamentos e campanhas que aninem seus compradores a adquirir os produtos.
Entre as ideias para vender mais, ofereça um brinde para os primeiros clientes que adquirem seu lançamento. Por exemplo, as primeiras 50 pessoas que comprarem uma peça da nova coleção, ganham uma carteira personalizada.
Da mesma forma, ofereça brindes para compras acima de determinado valor: uma pessoa que comprar R$200,00 em roupas de academia, ganha uma bolsa térmica exclusiva. Ou seja, os brindes precisam ser uteis para o cliente, por isso procure relacionar com o que está sendo vendido.
Confira os modelos de Bolsas Térmicas desenvolvidas para Clientes da Roar
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Ao criar essas promoções, as pessoas vão passar a acompanhar mais os lançamentos, esperando pelas vantagens. Com essa atenção, trabalhe para gerar cada vez mais o desejo de compra.
8. Fidelize clientes com Pós venda
Para finalizar, não se esqueça de se relacionar com seus clientes para que eles voltem a comprar na sua loja. Envie e-mails agradecendo a nova aquisição, pergunte como foi a experiência, peça sugestões de como pode melhorar e sempre informe sobre promoções e novidades.
Ainda gerando uma experiência personalizada, envie sugestões de compra similares aos itens que ele tenha adquirido. Além de aumentar a chance de que ele se interesse pelos produtos, também faz com que ele se sinta especial.
Além disso, para fazer com que seu cliente retorne, ofereça cupons de desconto, faça um programa de fidelidade e ofereça cashback. É uma ótima forma de demonstrar o quanto você é grato por ter aquele cliente fiel.
Conclusão
Portanto, vender online é uma tendência, e o ano de 2020 veio para acelerar a necessidade de estar no ambiente virtual. E para estar sempre a frente, é preciso criar experiências incríveis, estar onde o seu cliente está, facilitar sua compra, tirar dúvidas, inovar, surpreender e sempre buscar ideias para vender mais, só assim você irá conquistar e ser inesquecível para seu cliente.
Há mais de 20 anos, a Roar tem contribuído para gerar experiências únicas em lojas virtuais com itens personalizados e de qualidade. Por isso, se precisar de ajuda para decidir a melhor ideia para a sua loja, fale com um consultor.