Hoje, o câncer de próstata é o segundo tipo de câncer que mais mata homens no Brasil: cerca de 1 a cada 9 homens desenvolverá a doença durante a vida. Ainda assim, o problema é cercado de desinformações e tabus. Sobretudo, porque muitos homens cultivam a ideia de que realizar o exame de próstata significa colocar a “masculinidade” em cheque. De acordo com a Sociedade Brasileira de Urologia – SBU, 21% acreditam que o exame “não é coisa de homem”. Então, as ações de endomarketing Novembro Azul surgem sobretudo para vencer os preconceitos e estigmas envolvendo a doença.
Continue lendo e veja 6 dicas para trabalhar o Novembro Azul com criatividade e informação junto com os colaboradores. Também, confira uma lista de conteúdos para você utilizar na campanha!
Endomarketing Novembro Azul: por que abordar a campanha na empresa?
Sem dúvida, os principais objetivos do Novembro Azul são divulgar informações verdadeiras, promover ações de conscientização e incentivar o cuidado com a saúde masculina.
Nesse sentido, é dever de qualquer empresa abraçar a causa. A seguir, veja os principais motivos para trabalhar a campanha:
- Por meio da conscientização você estimula o conhecimento da causa e ainda educa sobre os exames e tratamentos da doença;
- Demonstra preocupação com a equipe, pois oferecer condições para saúde física e mental do funcionário é uma forma de reconhecimento;
- Fortalece a cultura organizacional e melhora a percepção de valor para a empresa.
Endomarketing Novembro Azul: o que podemos fazer na empresa?
Sem dúvida, existem inúmeras maneiras para criar um diálogo com os colaboradores e abordar o Novembro Azul na empresa com criatividade, mas sem perder o caráter informativo. Entretanto, lembre-se de que esse é um assunto delicado, que deve ser trabalhado com cautela e principalmente empatia. Portanto, é preciso evitar atividades constrangedoras ou que fujam do foco principal da campanha. Afinal, o objetivo é quebrar os tabus e conscientizar sobre a importância do assunto.
A seguir, veja 6 ideias sobre como abordar o Novembro Azul na empresa:
1. Materiais para informar sobre o tema
Aqui, você pode criar uma cartilha ou um folder contendo informações não apenas sobre o câncer de próstata, mas também sobre o Novembro Azul. Por exemplo, fale sobre a incidência, causas e a importância de prevenir a doença. Além disso, pode dar dicas para manter a saúde em dia, como os exames de rotina e a prática de atividades físicas.
A fim de reforçar a mensagem na equipe, você pode distribuir o material dentro de uma sacola personalizada com o tema da campanha e, claro, com informações da empresa. Dessa forma, você também mostrará para todos que a companhia apoia essa causa tão nobre.
2. Conscientizar de forma solidária
Certamente, a “conscientização solidária” é uma tendência que muitas empresas vêm adotando. Basicamente, o objetivo é conscientizar sobre o câncer de próstata e ao mesmo tempo organizar uma ação social.
Por exemplo, você pode promover um “Dia Azul” com palestras, brindes personalizados, coffee break e dinâmicas sobre o tema. Inclusive, é possível sugerir que os colaboradores doem produtos de higiene, peças de roupa masculina ou até mesmo alimentos não perecíveis como “entrada” para o evento. Em seguida, essas doações serão destinadas para instituições que acolham pacientes com câncer de próstata. Ou ainda, que realizam atividades sociais para apoiar a luta contra a doença.
3. Integrar para incentivar
Certamente, integrar a equipe a partir de ações criativas é uma excelente forma de falar sobre o câncer de próstata de maneira leve e empática.
Por exemplo, promover um café da manhã em um ambiente decorado especialmente para o Novembro Azul é uma excelente alternativa. A saber, essa atmosfera otimista reforça a importância da campanha e deixa os colaboradores mais propensos a entender a relevância da prevenção.
Aliás, você pode aproveitar a ocasião para distribuir laços azuis ou organizar uma roda de conversa com um especialista.
Integrando com atividades físicas
Outra forma de integrar a equipe é promovendo um evento esportivo a partir de atividades físicas em prol do Novembro Azul. Além do passeio ciclístico, pode ser também uma corrida ou caminhada com pets.
A fim de trazer mais visibilidade para a causa, você pode distribuir sacochilas ou pochetes personalizadas sobre o tema. Inclusive, pode-se colocar dentro água, suco e um lanche para serem consumidos durante o evento.
4. Desenvolver um novo hábito
Certamente, um dos objetivos mais importantes do Novembro Azul é incentivar o hábito das consultas e exames de rotina, como forma de prevenir o câncer de próstata.
Depois de informar com os materiais educativos, a empresa pode convidar um médico urologista para fazer um “check-up day” na companhia. Ou seja, a ideia é promover consultas em massa com os funcionários. Além de verificar se a saúde está em dia (a partir dos exames básicos), o profissional é a pessoa mais capacitada para tirar dúvidas e alertar sobre o câncer de próstata.
Enfim, deixe bem claro que os colaboradores não serão obrigados a fazer o exame de próstata. Apenas, que será uma oportunidade para verificar se está tudo OK com a saúde e se informar sobre a doença. Sem dúvida, isso pode ser o primeiro passo para criar um hábito de autocuidado entre os colaboradores.
5. E-book sobre o tema
Decerto, essa é a melhor alternativa para trabalhar o Novembro Azul no home office. Ou ainda, se você não quer fazer grandes investimentos durante a campanha. Afinal de contas, o e-book é um material didático, prático e com excelente custo-benefício. Ainda, é ideal para informar com segurança sobre a doença.
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A saber, esse e-book foi desenvolvido pelo Dr. Marco Nunes: médico urologista Especialista em Cirurgia Robótica e Cirurgia Minimamente Invasiva. Hoje, ele é referência no diagnóstico e tratamento da doença, e atende nos principais hospitais do Brasil.
6. Palestra com especialista
Claro, a palestra com especialista na área não poderia ficar de fora dessa lista.
Aqui, a ideia é convidar um médico urologista para divulgar informações seguras e relevantes sobre a doença. Afinal, esse profissional tem a expertise e conhecimento necessários para falar sobre o câncer de próstata. Não só a fim de informar e conscientizar, mas também alertar sobre o problema.
Além disso, que tal convidar também um psicólogo para palestrar? Afinal de contas, a maioria dos homens ainda vêem o câncer de próstata com tabus e preconceitos. Então, convidar alguém da área de saúde mental pode ser importante para combater esses fatores, assim como as inseguranças relacionadas à doença.
Endomarketing Novembro Azul: Como conscientizar as pessoas?
Certamente, essas ações são excelentes para conscientizar os colaboradores sobre o câncer de próstata. Contudo, lembre-se que para de fato fazer a diferença é importante que a campanha vá além do ambiente corporativo. Ou seja, que os amigos, familiares e todas as pessoas envolvidas com a companhia também sejam impactadas de alguma forma.
Então, a melhor alternativa para que a mensagem da campanha chegue cada vez mais longe, é investir em brindes personalizados. Afinal, é uma maneira criativa para sensibilizar as pessoas e mostrar que a empresa abraça essa causa, fortalecendo a imagem da marca.
Portanto, distribua brindes durante as ações de endomarketing Novembro Azul: seja durante a palestra, o passeio ciclístico ou o coffee break. De qualquer forma, os brindes serão utilizados em outras ocasiões, impactando outras pessoas e difundindo a importância da campanha.
Endomarketing Novembro Azul: conteúdos que você pode usar na campanha
Agora, veja uma lista de conteúdos informativos que você pode utilizar durante a campanha do Novembro Azul. Em geral, são textos que conscientizam sobre o assunto de maneira segura e com uma linguagem descomplicada. Assim, você pode enviar por e-mail, intranet ou a partir do aplicativo da empresa.
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Brindes para o Novembro Azul da sua empresa: conte com a Roar!
Enfim, os brindes complementam e deixam qualquer ação de endomarketing mais eficiente e memorável. Em especial no Novembro Azul, é muito importante sensibilizar os funcionários sobre a importância da prevenção e do cuidado com a saúde. Por isso, os brindes de fato tocam o coração e ajudam a reforçar a mensagem na mente da equipe.
Mas, não se esqueça de escolher brindes que, acima de tudo, sejam úteis e duráveis. Além de surpreender o pessoal, você consegue espalhar a causa em inúmeras ocasiões e por vários anos. Por exemplo, as sacolas, mochilas, térmicas ou sacochilas com certeza são as opções mais indicadas.
Então, conte com a Roar para criar um brinde para a campanha da sua empresa. Afinal, estamos há mais de 25 anos no setor promocional e trabalhamos com brindes costuráveis de alto padrão de qualidade.