Sua empresa tem se dedicado a promover boas experiências aos colaboradores?
Se a sua resposta foi “não”, pode ser hora de rever alguns velhos comportamentos. Afinal, estudos vêm indicando, de uns tempos para cá, que promover boas experiências aos colaboradores é essencial para tornar ainda mais alta a sua performance. Boas experiências também mantêm funcionários extremamente mais comprometidos com as metas da empresa.
Pensando no lado do consumidor, acredite, ele sentirá a melhora na qualidade do atendimento. Por isso a Customer Experience (CX) se tornou uma ferramenta tão necessária para negócios que pretendem alcançar o sucesso.
Mas, afinal, o que é Employee Experience (EX)?
Traduzindo do inglês para o português, Employee Experience significa “experiência do funcionário”. Com um conceito semelhante ao do Customer Experience (ou experiência do consumidor), esta estratégia tem o objetivo de proporcionar boas experiências ao público interno. Combinando um conjunto de interações que ocorrem ao longo da jornada do seu colaborador, é possível criar um ambiente positivo e propício ao crescimento profissional, melhorando assim, seu desempenho.
Qual é a importância de aplicar esta estratégia?
Uma vez que seu sucesso depende de atividades exercidas por cada profissional individualmente, quando a maioria deles está feliz no trabalho, a maioria rende mais. Além do aumento na produtividade, boas experiências garantem uma melhora no clima empresarial, reduz as faltas e beneficia a atração e retenção de bons funcionários, por exemplo.
“Como eu posso promover boas experiências aos colaboradores da minha empresa?”
Mais uma vez comparada à experiência do cliente, para melhorar o“EX” dos seus funcionários o segredo é conhecê-los bem. Desta forma, fica mais fácil de oferecer-lhes as melhores soluções.
Outra ideia bacana é mostrar o quanto um funcionário é importante para a empresa. E nada diz “você é importante para mim” do que os famosos brindes. Além de não gerarem muito custo para você e sua empresa, os brindes simbolizam tudo aquilo que você pensa do seu colaborador de uma forma sólida. Seja uma mochila, um estojo ou materiais para escritório, estes brindes servirão tanto como uma forma de recompensa, quanto lembrança.
[bloco-produtos categoria=”funcionarios” ordem=”ASC”]
Mas não se engane. Um bom ambiente de trabalho não se limita a um escritório lotado de pufes, videogames ou máquinas de expresso sem custo. A verdadeira experiência está relacionada com autonomia, reconhecimento e aprendizagem contínua.
O que você achou do post de hoje? Então não deixe de nos acompanhar nas redes sociais para saber quando será o próximo!