6 passos para você planejar o orçamento de marketing da sua empresa
Se você quer que sua empresa comece bem o próximo ano, é preciso começar agora a pensar em quais são seus objetivos, traçar metas e definir as estratégias para alcançá-los. Sim, tudo isso envolve investimento. Por isso, você precisa saber como planejar o orçamento de marketing para executar todas as suas ações.
Mas, antes de mais nada, como você define o orçamento correto para investir? Para chegar a um valor assertivo é preciso seguir algumas etapas para um planejamento estratégico bem estruturado e, o mais importante, ideal para o seu negócio.
Então, se você precisa de ajuda para planejar o orçamento de marketing para o próximo ano, continue lendo este post.
Qual a importância de realizar um orçamento de marketing?
Primeiramente, se sua empresa não tem um planejamento de marketing, dificilmente conseguirá se destacar no mercado. Afinal, não há como negar a relevância dos mais diversos canais de divulgação e o impacto de cada um deles nas vendas.
Mas, o problema é que, se você não estrutura sua estratégia em dados e pesquisa, acaba realizando ações apenas pontuais, somente quando sente necessidade. Ou, quando encontra uma oportunidade. Ou ainda, quando “sobra” tempo.
Ou seja, dessa maneira você não consegue se organizar com antecedência para definir em quais momentos utilizar os recursos. Além disso, não conseguirá parar para analisar quais investimentos realmente dão retorno para o seu negócio.
Portanto, ao planejar um orçamento de marketing, você terá um guia definitivo de quando e quanto irá gastar, qual é o retorno esperado e quais os melhores lugares para investir. Tudo isso de acordo com as suas metas e realidade do financeiro da sua empresa. Então, ao final poderá medir os resultados, ao comparar o que foi planejado com o que foi, de fato, realizado.
Assim, você utilizará seus recursos com inteligência, e suas ações de marketing se tornam mais assertivas, garantindo mais retorno do investimento.
Mas, o que entra nesse orçamento de marketing?
À princípio, são inúmeras as possibilidades para alcançar potenciais clientes e divulgar sua marca. Porém, também são muitas as variáveis a se considerar para saber quais entregarão os melhores resultados de acordo com o seu negócio.
Então, para definir quais as melhores estratégias, você pode se basear em alguns critérios:
- Definir e conhecer bem o seu público-alvo e qual o material promocional ideal;
- Saber quais canais de comunicação seu público-alvo utiliza, por onde você pode se relacionar com ele;
- Quais são as metas do planejamento?
- Qual a meta do time de vendas?
- Quais serão as ações internas?
- Quanto você poderá investir?
Assim, o ideal é que você pense nesses critérios e trabalhe muito bem em cima deles, realizando testes para validar a estratégia que mais dará retorno.
No entanto, independente do seu recurso, o importante é encontrar a estratégia de marketing que trará resultados, nunca se esquecendo que você precisa trabalhar o marketing interno e externo, online e off-line.
Como planejar o orçamento de marketing para o próximo ano
1. Faça um diagnóstico
Em primeiro lugar, é recomendado que você faça uma análise para saber onde sua empresa tem acertado e quais são os pontos críticos. Para entender melhor o cenário da empresa, utilize a técnica de Análise SWOT, definindo as forças, oportunidades, fraquezas e ameaças do negócio.
Além disso, olhe para o histórico do ano atual. Pergunte-se o que foi feito, o que deu certo, o que não deu, o que deveria ter sido colocado em prática mas não foi. Assim, ficará mais fácil:
- Criar expectativas realistas;
- Identificar as possíveis melhorias;
- Verificar quais investimentos apresentaram melhor retorno.
2. Determine os principais objetivos
Inicialmente, para elaborar um bom planejamento, é necessário saber quais são os objetivos da sua empresa. Aliás, quanto mais específicos e definidos, melhor será para criar as estratégias e conquistar os resultados esperados.
Então, sabemos que toda empresa passa por processos. Desde o nascimento de uma marca, até o seu amadurecimento, passando pela captação de clientes, fidelização, expansão do negócio, lançamentos de produtos ou serviços, até ações para fortalecer a imagem da empresa, etc.
Portanto, é natural que, ao longo desse caminho, encontrem-se desafios. Assim, é preciso um processo de análise constante para que a empresa consiga sempre se reestruturar, identificar possíveis melhorias e corrigir a rota sempre que necessário.
Nada disso é construído de forma rápida, é preciso investimento de tempo e recursos. Por isso, de nada adianta uma empresa investir em captação de clientes e ter problemas para dar conta da demanda. Ou prometer soluções que ainda não pode entregar.
Portanto, com um passo de cada vez, determine objetivos claros. Para isso, apoie-se nos dados encontrados através do diagnóstico. Assim, encontre meios de validar as ações e seus resultados.
3. Planeje sua estratégia
Enfim, com base nos seus objetivos bem definidos, é a hora de pensar na estratégia. Então, realize uma extensa pesquisa para:
- Conhecer ferramentas de marketing que podem ser úteis, trazendo otimização de recursos;
- Identificar as tendências utilizadas no mercado;
- Reunir as melhores ideias utilizadas pelo seu concorrente que podem trazer melhorias;
- E, só então, determinar os custos de cada ação.
Antes de mais nada, elimine as estratégias e ações que não obtiveram o retorno esperado no ano que passou. Faça uma análise dos motivos que levaram ao fracasso, mas não se prenda a elas: seja criativo e aposte em alternativas.
Além disso, tenha uma visão ampla para identificar as opções com melhores resultados. Por exemplo, muitas empresas têm preferido investir em relacionamento e na presença da marca no dia-a-dia dos clientes e colaboradores. Tanto através de ações de marketing digital, como também com brindes personalizados.
Essas ações mais direcionadas podem trazer melhores resultados do que comerciais de tv e outdoors, que são muito mais caros e facilmente ignorados pelo público.
Confira dicas de Brindes para o dia a dia do cliente:
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Outro ponto importante é que um bom planejamento estratégico precisa estar alinhado com as metas do time de vendas da empresa e com o RH. Afinal, como já dito, o desempenho da equipe também é uma responsabilidade do marketing.
Leia também: Estratégias de comunicação interna para engajar seus colaboradores
4. Plano de Ação
No decorrer do ano, são muitas as possibilidades para atingir suas metas, por isso, é importante criar um plano de ação.
Então, para ter sucesso na implementação dos seus projetos, faça um cronograma anual, desdobrando a estratégia em diversas ações de marketing. Aqui você deve lembrar de incluir datas importantes para o seu setor, além de feiras, eventos, lançamentos de produtos, datas comemorativas para a empresa, etc.
Assim, organize tudo de forma que fique fácil de visualizar, acompanhar e se antecipar na condução de todas as ações. Em seguida, distribua os seus recursos entre essas ações de forma estratégica, sempre apostando nos canais que, comprovadamente, funcionam melhor com seu público-alvo.
Aqui no blog da Roar você encontra diversas dicas e ideias para implementar em cada evento e ação da sua estratégia, não deixe de navegar e conferir tudo!
5. Defina o orçamento
Em primeiro lugar, pesquise por fornecedores e faça cotações com base nas ações do seu planejamento.
Por exemplo, no decorrer do ano a empresa fará ações promocionais, lançamentos, divulgação, festas, convenções, eventos… Então, é importante desde já orçar quais brindes serão produzidos para cada ocasião, de maneira estratégica para a empresa.
E além dos brindes, o orçamento deve ser realizado para todas as outras ações. Assim você terá referências e estimativas dos valores, sendo possível definir um orçamento completo e mais próximo da realidade.
Além disso, outra forma de planejar o orçamento com eficiência, é analisar as ações do ano anterior. Dessa forma, com base em algumas métricas, projetar o futuro. Assim, veja alguns KPIs (Indicadores-chave de desempenho) que ajudam a avaliar o desempenho das ações e traçar metas:
- Retorno do Investimento (ROI), que é a relação entre a quantidade de dinheiro ganho como resultado de um investimento
- Custo de Aquisição de Clientes (CAC), que é uma fórmula que divide o valor total investido em marketing pelo número de clientes conquistados, resultando no valor de aquisição individual de cada cliente novo.
Sobretudo, considere uma margem de segurança de até 15% como reserva contra qualquer imprevisto, sejam eles positivos ou negativos. Hoje em dia, as tendências começam e passam de forma muito rápida, portanto, seu negócio deve estar preparado para aproveitar esses momentos inesperados e se destacar no mercado.
6. Acompanhe o desempenho
Por fim, após realizar todo o planejamento, plano de ação e definir o orçamento, não deixe de determinar um período para avaliar o desempenho das ações. Por exemplo, você pode fazer isso mensalmente, de 3 em 3 meses ou ao final do semestres.
Mas, não perca de vista que o acompanhamento é fundamental para que você possa avaliar os resultados, ajustar as ações, e fazer um remanejamento de recursos, sempre que for necessário.
Para realizar esse acompanhamento, a dica é sempre analisar os KPIs e conferir se todas as ações estão alinhadas aos critérios e objetivos definidos no início do ano.
Portanto, lembre-se de que as estratégias de marketing consistem em testar e avaliar resultados. Então, esteja sempre atento verificando se aquilo que foi realizado condiz com o esperado, e qual caminho seguir para melhorar os indicadores.
Conclusão
Planejar o orçamento de marketing irá elevar o nível estratégico da sua empresa. Além disso, vai garantir que suas ações sejam embasadas, seguindo os critérios e objetivos do negócio, além de garantir o bom uso dos recursos investidos.
Portanto, este é o momento ideal de começar a se planejar para o próximo ano. É a hora de realizar um diagnóstico das ações do ano que passou e determinar os próximos objetivos, planejando uma boa estratégia e um bom plano de ação.
Se você precisar de ajuda para realizar um orçamento para o próximo ano e definir as melhores estratégias de brindes para os próximos eventos e ações da sua empresa, fale com um consultor. Há mais de 20 anos auxiliamos no sucesso das ações de marketing, produzindo os melhores brindes personalizados de acordo com a estratégia de cada empresa.