Em primeiro lugar, a sigla SIPAT é a abreviação de Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho. Logo, o objetivo desse acontecimento é conscientizar os colaboradores sobre a importância da prevenção aos acidentes no ambiente laboral. Para isso, são desenvolvidas atividades como palestras, treinamentos, dinâmicas e gincanas. Entretanto, saber como engajar a equipe na Sipat é um verdadeiro desafio para a maioria dos gestores. Afinal, muitos colaboradores não têm interesse ou motivação para participar.
Então, nesse post vamos te mostrar dicas práticas para engajar o time durante a Sipat e conseguir ótimos resultados!
Por que a Sipat é importante para as empresas?
Primeiramente, a Sipat é uma obrigação legal para as empresas. Conforme definido na Portaria Nº 3.214, é uma das obrigações da CIPA. Então, é fundamental que o evento seja realizado pelo menos uma vez a cada ano.
No entanto , a Sipat não deve ser vista como uma obrigação, mas sim como uma importante ferramenta para criar e aprimorar a cultura de segurança e bem-estar na organização. Aliás, a Sipat ajuda não só a reduzir os índices de acidentes, mas também melhora a motivação e produtividade no ambiente de trabalho.
Mas o que é CIPA?
A saber , a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) é um órgão com a finalidade de prevenir acidentes e doenças no local de trabalho. Por isso, é composta tanto por empregadores, quanto por colaboradores. Inclusive, a CIPA é obrigatória para empresas privadas e públicas. Porém, a única exceção é para aquelas que possuem menos de 20 colaboradores.
E quais são os benefícios da Sipat?
De acordo com o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) em 2014 foram registrados cerca de 704 mil acidentes de trabalho. A partir desses números, fica ainda mais evidente a importância de organizar uma Sipat para:
- Diminuir os casos de afastamento dos postos de trabalho;
- Reduzir doenças ocupacionais;
- Minimizar os custos com indenizações ou gastos provenientes de acidentes;
- Evitar que aconteçam imprevistos fatais.
Assim, a Sipat faz com que o colaborador se sinta mais seguro e confiante em realizar as tarefas na rotina de trabalho. Logo, isso melhora o clima organizacional.
Como promover uma Sipat
De fato, a Sipat deve acontecer durante o horário de expediente dos funcionários. Além disso, não pode coincidir com épocas de fechamento de metas ou períodos com alta demanda de serviço. Desse modo, os funcionários têm mais foco e motivação para absorver os conhecimentos.
A seguir, confira o passo a passo para organizar uma Sipat:
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1° passo: planejamento
A saber, a chave para organizar uma Sipat bem-sucedida e com resultados é começar com o planejamento. Então, estabeleça junto à CIPA:
- A data em que será feito o evento;
- As tarefas de cada setor;
- O local do evento;
- Os temas que serão abordados;
- As atividades que serão realizadas;
- Os palestrantes convidados;
- Uma lista de patrocinadores e parceiros;
- Os prêmios e brindes.
Bem como todos os outros recursos materiais e financeiros que serão necessários.
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2º passo: cronograma
A saber, a Sipat deverá ser realizada durante 1 semana. Portanto, após definir o que será feito, chegou o momento de criar um cronograma do evento listando as atividades para cada dia. Assim, a equipe terá conhecimento prévio dos prazos de execução para cada tarefa.
Também, a cada reunião, não esqueça de verificar se o cronograma está sendo cumprido. Ou seja, é preciso comparar sempre o que foi planejado com o que foi realizado. Bem como adotar medidas de melhoria caso sejam necessárias.
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3º passo: divulgação
Com certeza, a divulgação da Sipat vai muito além de simplesmente colar um cartaz no mural de avisos! Não só é preciso fazer com que os colaboradores lembrem da data do evento, mas também que fiquem ansiosos e animados. Aliás, a divulgação eficaz é aquela que sabe criar expectativas.
Assim, o primeiro passo é criar um slogan para o evento. Além de criar uma mensagem sólida, ele ajuda a fixar o evento na mente dos funcionários.
Outras dicas, são:
- Faça uma contagem regressiva nas redes sociais e canais de comunicação da empresa;
- Divulgue as informações sobre o evento gradativamente;
- Envie e-mail marketing como um pré-convite informando a data da Sipat;
- Seja criativo e faça mistério com alguns detalhes da programação;
- Crie cartazes, faixas, camisetas e flyers para distribuir nos dias próximos ao início do evento.
O que não pode faltar em uma Sipat
Embora você não possa esquecer que a Sipat é um evento com caráter legal, é possível realizar atividades divertidas. Portanto, não podem faltar gincanas, dinâmicas, sorteios e outras ações para engajar o time. Afinal, de nada adianta investir tempo e dinheiro se a equipe não estiver disposta a participar.
Além disso, não esqueça que a Sipat deve estimular o trabalhador ao autocuidado. Assim, é fundamental tratar de temas sobre qualidade de vida e bem-estar. Também é necessário incentivar o autocuidado durante a execução das tarefas. Por exemplo, ressalte a importância do uso dos Equipamentos de Proteção Individual.
Por fim, a Sipat deve promover a participação dos funcionários quanto à satisfação com o local de trabalho. Então, faça debates que permitam à equipe expressar as opiniões e solicitar melhorias necessárias.
4 dinâmicas para engajar a equipe na Sipat
A seguir, confira as melhores dinâmicas para você engajar a equipe na Sipat e deixar ela mais agradável:
1. Show da Sipat
De fato, semelhante ao famoso “Show do Milhão”, a ideia desta dinâmica é separar os colaboradores em duplas para eles responderem perguntas. Sobretudo, em relação aos temas do evento.
- O primeiro passo é criar as perguntas;
- Depois, formar as duplas;
- Em seguida, o time deverá responder as perguntas dentro do tempo cronometrado;
- Por fim, a dupla vencedora será aquela que responder todas as perguntas no menor tempo possível.
Aliás, para deixar a brincadeira ainda mais divertida não esqueça de presentear os ganhadores. Por exemplo, com brindes personalizados, que vão fazer parte da rotina do funcionário por um longo período de tempo. Assim, trazendo à memória os conceitos apreendidos e engajar a equipe na Sipat.
2. Acertou, ganhou!
Esta dinâmica é semelhante à brincadeira de “batata quente”. Então, serão feitas perguntas que deverão ser respondidas pelos funcionários.
- Primeiramente, peça para o time escrever questionamentos em relação à segurança e saúde no ambiente de trabalho, e coloque-as em uma caixa;
- Depois de reunir os colaboradores em uma roda, coloque uma música animada e peça para que passem a caixa de mão em mão;
- Quando a música parar, o funcionário deverá ler a pergunta e responder: caso acerte, ele continua na brincadeira. Do contrário, deve sair da roda.
Assim, quando restar um campeão, você pode presenteá-lo! Aqui uma ótima ideia é uma mochila personalizada, uma sacochila ou até mesmo uma bolsa térmica.
3. Você conhece esse EPI?
Em geral, essa dinâmica tem como objetivo envolver os colaboradores sobre a importância dos EPI’s. Portanto, a ideia é que cada funcionário represente um equipamento por meio de uma mímica, a fim de que os colegas consigam descobrir de qual acessório se trata.
Depois de colocar o nome dos equipamentos em uma caixa e separar o time em grupos, cada colaborador deve pegar um papel e ir até o centro para fazer a mímica. Para que a brincadeira fique mais animada, estipule um tempo para cada participante e utilize uma música para envolver o pessoal.
Do mesmo modo, você pode presentear o grupo vencedor com brindes ou presentes especiais!
4. Jogo dos 7 erros
Aqui temos uma dinâmica simples e prática. Basicamente, você deve apresentar imagens de situações que contenham erros relativos à segurança e bem-estar no ambiente de trabalho. Assim, a ideia é que os colaboradores identifiquem esses erros e apontem as atitudes corretas para cada situação.
Desse modo, é possível desenvolver na equipe a capacidade de observar, questionar e prevenir possíveis riscos que podem ameaçar a segurança durante a rotina.
Top 3 brindes para engajar a equipe na Sipat
Decerto, os brindes personalizados podem ser utilizados não só como premiação para as gincanas, mas também como forma de engajar a equipe com o evento. Ou seja, eles podem ser distribuídos para TODOS os participantes, no início ou no término da semana.
Então, veja quais são os 3 brindes mais indicados para Sipat:
1. Mochila: conforto e segurança
Certamente a mochila tem tudo a ver com a Sipat! Afinal, é um acessório que traz mais conforto para o funcionário carregar os pertences durante a rotina do trabalho. Também, garante mais segurança em relação a possíveis furtos.
2, Sacola: útil e prática
Geralmente, durante a Sipat são distribuídos panfletos e flyers sobre os temas do evento. Portanto, você pode espalhar esses materiais dentro de uma ecobag personalizada. Com certeza os funcionários ficarão muito mais interessados e felizes em ganhar um presente. Afinal, eles poderão usar o acessório em outras ocasiões, mesmo após o término da Sipat.
3. Térmica: alimentação saudável garantida
Sem dúvida, tratar sobre “vida saudável” é indispensável em qualquer Sipat. Portanto, uma forma de incentivar a alimentação adequada é por meio das térmicas personalizadas.
Por exemplo, você pode distribuir o acessório com comidas saudáveis dentro. Ou ainda, com receitas para os funcionários terem uma alimentação balanceada. Outra dica é distribuir a térmica durante uma palestra que aborda sobre qualidade de vida. Além de contextualizar o brinde, você aproveita a ocasião para fomentar que eles podem usar a térmica para levar as próprias marmitas.
Fuja dos brindes tradicionais e promova uma Sipat de sucesso!
Certamente, para conseguir engajar os colaboradores na Sipat é preciso ir além daqueles brindes que ficam esquecidos na gaveta. Em outras palavras, a fim de que a equipe absorva os conhecimentos e fique motivada a colocá-los em prática, é essencial investir em brindes úteis e de qualidade. Acesse aqui e a Roar ajuda você a encontrar o brinde ideal para a Sipat da sua empresa. Com mais de 25 anos no mercado de brindes promocionais, estamos preparados para te ajudar nessa missão!