Sem dúvida, atrair hóspedes se tornou um verdadeiro desafio para a maioria dos profissionais que estão à frente dos principais hotéis e pousadas brasileiros. Em primeiro lugar, porque o setor hoteleiro apresenta um panorama de crescimento, deixando a concorrência entre os estabelecimentos mais acirrada. Além disso, é importante destacar que grande parte dos turistas pesquisam por acomodações e até mesmo fazem reservas online. Essa mudança de comportamento abre espaço para que cada vez mais hotéis e pousadas possam oferecer os respectivos serviços.
Enfim, esse aumento da concorrência gera a necessidade de um diferencial competitivo por parte dos hotéis e pousadas. Não apenas para atrair novos hóspedes, mas também para conquistar a preferência e proporcionar uma experiência incrível aos clientes.
Então, continue lendo para descobrir 6 dicas práticas que separamos para te ajudar nessa missão:
Hotéis e pousadas no Brasil
De acordo com um levantamento feito pelo Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil – FOHB, estima-se que existam cerca de 10.314 hotéis espalhados pelas 5 regiões brasileiras. Nesse sentido, a pesquisa também aponta que os hotéis independentes correspondem a quase 90% desse total. Em contrapartida, o restante dos estabelecimentos divide-se em franquias nacionais e internacionais.
Inclusive, espera-se que a oferta hoteleira no Brasil aumente de forma significativa nos próximos anos. Principalmente, nas capitais do País. De acordo com o Panorama da Hotelaria Brasileira, entre 2022 e 2026, serão concretizados cerca de 124 projetos em todo o território nacional. Essas construções representarão cerca de R$5,3 bilhões em investimentos no setor e acrescentarão aproximadamente 18 mil novos quartos. Enfim, a pesquisa aponta que esses projetos são principalmente de hotéis com perfil corporativo.
Porém, é importante destacar também que a busca por hospedagem em pousadas está em alta entre os brasileiros, principalmente dos que pretendem viajar a lazer. De acordo com dados divulgados pela empresa Kayak, a pesquisa por pousadas dentro da plataforma cresceu 9 vezes mais, entre março e maio de 2021. Dessa forma, a categoria representou o crescimento mais expressivo dentre as demais formas de hospedagem.
Mudança de comportamento do consumidor de turismo
Sem dúvida, a facilidade de sentar em frente ao computador ou usar o smartphone para fazer uma pesquisa em relação aos hotéis e pousadas, inverteu a realidade de tempos atrás. Ou seja, as pessoas não precisam mais se deslocar até as agências de viagens para encontrarem os melhores destinos, ofertas ou acomodações. Hoje, estima-se que cerca de 50% das reservas de viagens sejam feitas de maneira online. Inclusive, posicionando o Brasil à frente de qualquer outro país latino-americano, no que diz respeito a esse comportamento.
Como atrair hóspedes para hotéis e pousadas: veja essas ações imprescindíveis!
Diante dessa facilidade para encontrar acomodações e com novos hotéis e pousadas surgindo, a concorrência entre os estabelecimentos torna-se mais acirrada. Outro desafio que vale ressaltar, é que durante a baixa temporada geralmente há uma queda no número de hóspedes.
Porém, essa realidade desafiadora (que parece ser um problema), na verdade pode ser oportunidade para inovar. Em outras palavras, é uma possibilidade de a empresa adotar medidas criativas para atrair mais clientes e se destacar no mercado.
Então, veja essas 6 dicas práticas e bastante eficientes capazes de conquistar clientes para o seu hotel ou pousada:
1. Seja referência em conteúdo
Com certeza, o conteúdo é uma das melhores maneiras para conquistar a atenção das pessoas que estão interessadas em viajar, mas que ainda não conhecem o hotel ou pousada. Então, você pode criar um blog e alimentá-lo com conteúdos relacionados ao lugar onde o estabelecimento está localizado. Por exemplo, pode falar sobre:
- Pontos turísticos da região;
- Gastronomia (bares, restaurantes, lanchonetes);
- Opções de lazer (praias e parques);
- Tradições culturais do local
- Opções de compras (lojas, shoppings e conveniências).
Enfim, o objetivo é que o hotel se posicione como uma referência. Além de os visitantes conseguirem conhecer mais sobre a cidade, certamente estarão muito mais propensos a visitar o site e fazer as reservas.
2. Esteja presente nos canais online
Sem dúvida, neste momento existem milhares de pessoas buscando por hotéis na internet. Portanto, se você não tiver uma presença online, esses hóspedes em potencial não conseguirão te encontrar. Além do site, blog e redes sociais, é essencial que o estabelecimento tenha um perfil em ferramentas que aumentem o alcance do estabelecimento no ambiente online. Por exemplo, em sites como TripAdvisor ou Booking.
Mas, lembre-se que existem diversos hotéis e pousadas disputando pela atenção na internet. Portanto, é fundamental desenvolver maneiras para se destacar.
Aqui, é interessante criar ações promocionais envolvendo os brindes personalizados. Por exemplo, você pode estipular um período (como maio a setembro, quando a temporada é baixa) e presentear com uma sacola personalizada os hóspedes que fizeram as reservas pelo site, durante essa época. Além de ser uma estratégia omnichanel (que envolve o canal físico e online), isso com certeza aumentará o número de clientes e ainda proporcionará uma experiência memorável. Visto que um brinde como este é bastante útil e durável.
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3. Tenha uma vantagem competitiva
Entretanto, para de fato se diferenciar das empresas concorrentes, é essencial que o hotel ou pousada tenha uma vantagem competitiva.
Por exemplo, outra maneira de atrair hóspedes, principalmente durante a baixa temporada, é dispor de um espaço para eventos. Além de complementar o faturamento do hotel, essa é uma oportunidade para fazer com que os participantes se tornem clientes no futuro.
Além disso, você também pode fechar parcerias estratégicas. Por exemplo, se o hotel está localizado em uma cidade com atrações turísticas, como parque de diversão, aquático ou trilhas na natureza, o estabelecimento pode fechar uma parceria com as empresas responsáveis por essas atividades. Principalmente, a partir de desconto no ingresso. Assim, é uma estratégia em que ambos saem ganhando.
Ou ainda, você pode fechar parcerias com influenciadores digitais. Por exemplo, uma dica é enviar um kit férias (composto por necessaire, sacola e bolsa térmica) para os influencers e em troca pedir que eles promovam o hotel nos respectivos perfis nas redes sociais. Além de humanizar a relação entre marca e cliente, essa alternativa amplia a divulgação no online.
4. Invista em marketing digital no Google
Ainda mais eficiente do que ter um perfil da empresa no Google Meu Negócio, é investir em campanhas no Google Ads. Afinal, essa estratégia permite anunciar para as pessoas certas e no momento em que elas realmente desejam fazer uma reserva em um hotel ou pousada. Além da possibilidade de segmentação (por público, período, localização, etc.), os anúncios no Google ainda apresentam um excelente custo-benefício para o estabelecimento. Afinal de contas, o negócio pagará apenas se o visitante clicar no anúncio.
Entretanto, executar e monitorar as campanhas de anúncios no Google não é uma tarefa fácil. Principalmente porque existe um trabalho minucioso envolvendo atividades como pesquisa de palavras-chave, criação de landing page e análise dos resultados. Por isso, o mais indicado é contar com uma agência especializada em Marketing Digital. Afinal de contas, são profissionais que têm o conhecimento e experiência necessários para planejar campanhas de sucesso e realmente fazer o investimento valer a pena.
5. Ofereça uma experiência incrível
Inclusive, lembre-se que não basta apenas atrair hóspedes para o hotel ou pousada. Na verdade, é preciso fazer com que esses turistas voltem mais vezes, a fim de que o estabelecimento consiga se consolidar no mercado e manter os lucros em dia. Então, para encantar e fidelizar os clientes, nada mais indicado do que oferecer uma experiência de hospedagem incrível.
Além de disponibilizar roupas de cama confortáveis, quartos limpinhos e um café da manhã delicioso, é preciso personalizar a experiência do hóspede. Ou seja, oferecer um mimo especial para que ele realmente sinta o aconchego e o acolhimento do local.
Aqui, vale a pena investir em brindes sofisticados. Por exemplo, mochilas, bolsas de viagem ou bolsas térmicas. Com certeza, são presentes especiais, capazes de conquistar a preferência e o coração do hóspede. Inclusive, esses acessórios podem ser customizados não só com o nome do hotel, mas também do próprio hóspede. Assim, deixa o presente ainda mais singular.
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6. Explore datas comemorativas
Enfim, as datas comemorativas são excelentes oportunidades para o hotel ou pousada conquistar mais hóspedes. Normalmente, os turistas costumam viajar a lazer com a família em ocasiões como Dia dos Pais, Dia das Mães, Dia das Crianças ou Ano Novo. Então, você pode fazer pacotes especiais para essas datas. Por exemplo, uma promoção interessante seria: “crianças até 5 anos não pagam estadia durante o mês de outubro”.
Outra dica é explorar as datas sazonais. Por exemplo, se o hotel está localizado na praia, você pode criar um kit verão, composto por brindes para serem utilizados na praia. Por exemplo:
- Canga;
- Bolsa térmica;
- Sacola;
- Pochete.
E demais acessórios que combinem com o clima quente e divertido dessa estação. Com certeza, é um mimo que surpreenderá os clientes.
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Quer atrair hóspedes a partir dos brindes personalizados? Conte com quem é referência no setor promocional!
Aqui na Roar, desenvolvemos brindes personalizados que realmente são capazes de surpreender os hóspedes do seu hotel ou pousada. Afinal, são acessórios que não ficam esquecidos no fundo da gaveta. Pelo contrário, são presentes duráveis, sofisticados e acima de tudo, úteis.
Além de serem brindes costuráveis, são feitos à mão e 100% personalizáveis. Isso significa que você consegue escolher o design, tamanho, cor, estampa, quantidade de bolsos e demais especificações. Além das mochilas, você encontra necessaires, sacolas, shoulder bags, térmicas e uma linha completa de brindes ecológicos.