Hoje, as empresas de pequeno e médio porte assumem um papel importante para a economia do País. Entretanto, esses empreendimentos costumam encontrar desafios para sobreviver. Sobretudo, devido à competitividade que vem se tornando cada vez mais acirrada. Não só os novos hábitos de consumo, mas também o surgimento de tecnologias e aumento de players contribuíram para esse cenário. Então, o que fazer para se manter no mercado? Hoje, vamos te mostrar como os brindes para vender mais podem ser aliados importantes nessa missão!
Vender mais: uma questão de sobrevivência
De acordo com um levantamento feito pelo IBGE, cerca de 700 mil empresas são abertas anualmente no Brasil. Destas, 6 em cada 10 fecham as portas antes de completarem cinco anos no mercado.
De fato, administrar uma empresa não é uma tarefa fácil. Afinal, o mundo dos negócios é bastante imprevisível. Por exemplo, crises econômicas, sanitárias, alterações na legislação… Enfim, são vários fatores que podem impedir uma empresa a se manter em crescimento.
Assim, se um negócio não encontrar alternativas para evoluir, ele vai estagnar no mercado. Além de ficar atrás da concorrência, isso pode contribuir para a extinção da empresa. Ou seja, não se atualizar na medida em que surgem novas técnicas, ferramentas ou tendências pode interferir no desempenho da organização, afetando inclusive o número das vendas.
A importância de vender mais
Inclusive, aumentar as vendas contribui para que o negócio esteja sempre lucrativo, com o caixa em dia e a receita positiva. Além de permitir que a empresa sobreviva no mercado, possibilita executar estratégias para fidelizar clientes atuais e prospectar potenciais consumidores.
Portanto, “vender mais” é um assunto que deve estar sempre em pauta no plano de negócios de qualquer empresa que deseja evoluir. Especialmente das pequenas e médias, que ainda estão no processo de conquistar um espaço no mercado.
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Brindes para vender mais e outras estratégias
Além dos brindes, existem outras dicas práticas que podem ajudar a aumentar as vendas de um negócio. A seguir, veja quais são:
01 – Prepare a equipe de vendedores
Sem dúvida, se você deseja que a equipe venda mais, é preciso prepará-la para isso. Ou seja, não basta apenas dar um computador, uma mesa e um cartão de visitas. Pelo contrário, os vendedores precisam não só de treinamento, mas também:
- Metas e métricas;
- Suporte;
- Material de vendas;
- Conhecimento técnico;
- Infraestrutura;
- Consultoria de marketing.
Então, uma dica valiosa é realizar capacitações constantes com o time de vendas. Assim, você consegue atualizar os profissionais sobre as técnicas e ferramentas disponíveis, de modo que eles estejam prontos e animados para alcançar os objetivos propostos.
02 – Diversifique o leque de produtos e serviços
Ademais, se a empresa já apresenta maturidade, diversificar as ofertas é uma alternativa para abrir novas possibilidades de negócios e fontes de receita. Essa é uma forma não só de aumentar a carteira de clientes, mas também a satisfação deles.
Porém, você não precisa necessariamente criar um produto revolucionário. Ao invés disso, uma dica é analisar os produtos ou serviços que têm uma baixa demanda e trabalhar para melhorá-los ou substituí-los.
Por exemplo, digamos que você é dono da empresa BomVinhos e percebeu que o vinho tinto não está saindo tão bem. Portanto, que tal substituir esse produto pelo suco de uva integral? Além de conquistar um novo público-alvo para a empresa, você aumenta as vendas por meio de um produto que tem uma procura maior. Ou, ainda, que tal testar o vinho tinto em lata, para um público mais jovem e descolado?
03 – Aproveite oportunidades sazonais
Certamente, a maioria das empresas possuem picos de vendas durante o ano. Por exemplo, existem interferências físicas (sorveterias vendem mais no verão) ou emotivas (lojas de chocolates vendem mais na Páscoa). De qualquer forma, é essencial conhecer os Bom sazonais que apresentam uma demanda maior.
Por exemplo, benefícios especiais em datas como Natal, Black Friday ou Dia da Mães aumentam as vendas com os consumidores atuais, pois eles já conhecem a marca.
Em contrapartida, em momentos de queda, como início ou metade do ano, oferecer descontos, ofertas ou brindes é uma boa estratégia para conquistar novos clientes. A saber, essas ações vão atrair a atenção para a marca.
04 – Aposte em novos canais de distribuição
Nesse caso, não existe uma receita de bolo para seguir. Afinal de contas, uma marca de cookies pode vender mais na loja física. Já uma marca de produtos de higiene pode ter um desempenho melhor no e-commerce.
Então, para ter certeza sobre os canais de distribuição mais apropriados é preciso arregaçar a manga e fazer um estudo sobre a performance das vendas em diferentes meios. Por exemplo, você pode testar:
- Canais virtuais (e-commerce, redes sociais ou marketplaces);
- Lojas físicas;
- Revendedores;
- Distribuidores atacadistas ou varejistas;
- Representantes.
Com certeza, diversificar os meios de distribuição permite que você analise o desempenho e as margens de lucro, a fim de descobrir qual deles vai te ajudar a vender mais.
05 – Invista em brindes personalizados
Decerto, distribuir brindes é uma das estratégias mais eficientes para vender mais. Aliás, muitas vezes eles funcionam melhor do que estratégias de publicidade tradicionais, como anúncios em outdoors e flyers.
Vantagens dos brindes
Em primeiro lugar, os brindes personalizados fidelizam os clientes na medida em que deixam a marca sempre presente na mente do consumidor. Afinal, os itens são utilizados durante a rotina. Logo, o cliente vai procurar a empresa sempre que precisar comprar o produto ou serviço.
Depois, os brindes fazem com que o cliente se sinta importante. De acordo com uma pesquisa da SAP Hybris, 57% dos brasileiros se sentem valorizados com benefícios, incluindo os brindes. Dessa forma, as chances de ele indicar o negócio para amigos e familiares são muito maiores. Isso contribui indiretamente no aumento das vendas, na medida em que você conquista um novo público.
Por fim, os brindes estreitam o relacionamento entre empresa e consumidor. Assim, garante que eles comprem de forma recorrente. Também, estabelece uma relação mais próxima, de modo que os clientes desenvolvem um carinho especial pela marca.
3 ideias para usar os brindes para vender mais
Agora que você entendeu a importância dos brindes, veja dicas de como aplicar essa estratégia na prática:
Brindes para vender mais: melhore o ponto de venda
Aqui, estamos falando sobre os brindes para lojas físicas. Ou seja, ações onde o presente é entregue no exato momento que o cliente finaliza a compra.
Por exemplo, os brindes para concessionárias ajudam a convencer o cliente a fechar a compra do carro novo. Também, os brindes podem ser utilizados por empresas alimentícias que desejam aumentar as vendas no supermercado. Nesse caso, uma marca de café pode criar um kit com 3 pacotes de café + 1 sacola personalizada. Com certeza será uma oferta mais atraente para o cliente, aumentando as vendas do produto em questão.
Brindes para vender mais: engaje os revendedores
Porém, você também pode vender mais por meio de ações de incentivo com os revendedores. Por exemplo, pode distribuir mochilas ou bolsas de viagem personalizadas durante um evento de treinamento ou capacitação. Isso deixa a equipe mais motivada a bater as metas, e melhora a atuação dos profissionais. Logo, aumenta o número de vendas para a empresa.
Brindes para vender mais: conquiste o consumidor
Certamente, existem ocasiões bastante adequadas para distribuir brindes ao consumidor final. Principalmente em datas comemorativas como o Dia do Cliente, Outubro Rosa ou Dia dos Pais. Nesses casos, uma alternativa é planejar ações promocionais do tipo “compre e ganhe”.
Por exemplo, se você tem um salão de beleza e quer aumentar a demanda pelos procedimentos, uma dica é planejar uma ação especial para o Dia das Mães. Por exemplo, “as mulheres que fizerem depilação a laser durante o mês de maio, ganharão uma térmica personalizada”. Além de aumentar as vendas, vai fidelizar as clientes. Afinal, procedimentos como esse devem ser feitos de forma recorrente.
Crie brindes para vender mais exclusivos e sofisticados!
Enfim, para que os brindes realmente ajudem na tarefa de vender mais é preciso que sejam acessórios diferentes, bonitos, duráveis e principalmente úteis.
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