De fato, um dos setores com maior faturamento no Brasil é a indústria alimentícia, visto que somente em 2022 registrou um crescimento de 16,6% em relação ao ano anterior. De acordo com dados da Associação Brasileira da Indústria de Alimentos – ABIA, o segmento representa 10,8% do PIB do País, com uma receita que chega a R$1,075 trilhão. Também, a indústria é responsável por gerar 1,8 milhão de empregos formais e indiretos. Isto posto, a Associação ressalta que o Brasil é o segundo maior exportador de alimentos em volume, levando os produtos para mais de 180 países ao redor do mundo. Nesse sentido, os brindes para empresas de alimentos são um diferencial inteligente para as marcas que desejam não apenas aumentar as vendas, mas também conquistar o coração dos clientes, se consolidando nesse mercado tão competitivo.
Mas, quais são os momentos mais apropriados para utilizar os mimos personalizados? Continue lendo o texto e descubra dicas para utilizar os brindes na prática! Também, veja 5 cases que fazem bastante sucesso aqui na Roar: vale a pena conferir!
Quais as maiores empresas de alimentos do País?
Ainda segundo a ABIA, o setor industrial de alimentos e bebidas compreende mais de 34 mil empresas, de modo que a grande maioria (95,4%) são de pequeno porte. Ou seja, negócios com até 99 empregados formais. Depois, as empresas de médio porte representam 3,4% e as de grande porte 1,2%.
Atualmente, existem cerca de 570 empresas de grande porte que atuam no Brasil e que concentram uma parte significativa do faturamento do setor. A seguir, veja quais são as 20 maiores indústrias de alimentos no País, por ordem estimada de faturamento:
A saber, para grande maioria das pessoas, o hábito de comer e beber é um verdadeiro ritual diário, que também se estende para momentos importantes. Aliás, muitos alimentos estão diretamente relacionados a ocasiões especiais e têm um papel bem mais relevante do que simplesmente atender as necessidades básicas.
Por exemplo, no Natal geralmente são feitos pratos com alimentos bastante simbólicos. Já as bebidas como a champanhe, geralmente são consumidas em momentos de comemoração, como no Ano Novo. Sem contar os chocolates, que fazem o maior sucesso durante a Páscoa.
Além das ocasiões comemorativas, é importante destacar que os novos hábitos ganharam ainda mais força nos últimos anos. Por exemplo, a compra online de alimentos e bebidas. Assim como, a tendência de fazer as refeições em casa ou preparar as marmitas para a semana.
Essas e as demais mudanças não só contribuíram para o crescimento do setor, mas também exigiram que as empresas encontrassem formas criativas para conquistar a preferência dos clientes. Assim como, para se diferenciar dos concorrentes.
Brindes para empresas de alimentos: quando são utilizados?
Dentre essas alternativas, os brindes vêm se destacando! Afinal de contas, quem não gosta de ser surpreendido com um mimo personalizado? De modo geral, o brinde proporciona uma experiência de compra memorável para o consumidor, fazendo com que a marca esteja sempre presente na mente e no coração. Também é importante ressaltar que os brindes agregam valor para a marca, de modo que os clientes tenham preferência por ela.
Além do mais, existem diversas possibilidades para utilizar os brindes personalizados para empresas de alimentos. Não apenas durante as estratégias de vendas, mas também em ações de endomarketing. A seguir, confira algumas ideias:
Lançamento de produtos
O lançamento é uma modalidade de vendas mais agressiva, que tem como objetivo promover a compra por impulso em um curto espaço de tempo. Por isso, é utilizado o recurso da escassez.
Acontece que, para a estratégia realmente dar certo, é preciso muito planejamento e também uma “carta na manga” para deixar o lançamento ainda mais marcante. Por isso, os brindes são ótimos aliados!
Por exemplo, imagine que você tem uma rede de sorveterias e está lançando um novo sabor de sorvete. Então, você pode estabelecer um dia do mês em que serão distribuídas bolsas térmicas para todos os clientes que comprarem aquele novo sabor. Aliás, isso aumenta as chances de o novo sabor ser melhor aceito pelos clientes (por estar associando-o a uma experiência positiva).
Aumentar vendas
No entanto, se o objetivo da empresa é aumentar as vendas, as ações promocionais são ótimas alternativas!
Agora, imagine que você é dono de uma rede de supermercados. Embora o faturamento da empresa seja favorável, você pretende aumentar as vendas dos alimentos da categoria “fitness”. Ou seja, os produtos veganos, low carb, lights e afins. Então, resolve fazer uma promoção do tipo compre e leve. Por exemplo, “compre acima de R$100 reais em produtos da linha fitness e leve uma sacochila personalizada para te ajudar durante os treinos”.
Com certeza, ações como essa são bastante eficientes para movimentar o caixa e ainda vender aqueles alimentos que apresentam uma baixa demanda.
Fidelizar
Além disso, os brindes personalizados são ferramentas excelentes para fidelizar os consumidores. Especialmente quando falamos de empresas alimentícias que atuam com sistemas de delivery ou de marketplace.
Em ambos os casos, você pode criar um cartão fidelidade e enviar brindes totalmente personalizados para clientes que preencherem o número de pedidos proposto. Por exemplo, você pode criar uma ação promocional da seguinte maneira: “faça 9 pedidos pelo app e no décimo você ganha uma sacola personalizada”.
Além de garantir pedidos recorrentes, a empresa tem uma previsibilidade sobre a receita e ainda conquista consumidores fiéis, que certamente indicarão a marca para os amigos e familiares.
Datas comemorativas
Assim como dito anteriormente, os alimentos e bebidas estão diretamente relacionados a datas comemorativas e a momentos especiais. Por isso, os brindes podem ser distribuídos durante ações envolvendo essas ocasiões. Aqui, o bacana é criar acessórios personalizados de acordo com a data e distribuir para clientes VIPs, durante ações promocionais ou até mesmo para os colaboradores da empresa.
Por exemplo, imagine que você é gerente de uma companhia de comida congelada e está em busca de um brinde para distribuir aos funcionários no Ano Novo. Com certeza, uma bolsa térmica não tem erro! E para deixar o brinde ainda mais especial, você pode criar o mimo com frases adequadas para esta ocasião, como “alegria”, “prosperidade” ou “amor”. Enfim, o intuito é fazer com que o brinde realmente concretize esses bons sentimentos e torne o momento ainda mais memorável.
Brindes para empresas de alimentos em destaque na Roar
A saber, a Roar é uma empresa que fabrica brindes 100% costuráveis e customizáveis, isso significa que os clientes podem criar um acessório exatamente como desejam. Inclusive, contamos com mais de 25 anos de experiência no mercado.
Assim, durante todo esse tempo, já atendemos grandes empresas de diversos segmentos, incluindo o de alimentos e bebidas. Por isso, temos vários projetos que fazem bastante sucesso.
A seguir, veja 5 cases de brindes para você se inspirar e criar um acessório totalmente exclusivo para a sua marca:
1. Brindes para divulgação nas redes sociais
Marca: Polenghi
Brinde: Shoulder bag
Em primeiro lugar, temos essa shoulder bag desenvolvida para a marca Polenghi, nacionalmente conhecida devido ao famoso queijo “Polenguinho”. Então, o brinde foi distribuído para influenciadores digitais promoverem a marca e os produtos nas redes sociais. Ou seja, uma ação de publicidade, a fim de aumentar a visibilidade da marca no meio online. Sem dúvida, uma excelente estratégia figital (físico + digital) para conquistar novos clientes.
Outro brinde destinado para os influencers digitais, é esse kit composto por uma sacola e uma pochete, que desenvolvemos para a marca Cheetos. Nesse caso, o principal diferencial dos brindes é a identidade visual marcante, que permite os usuários das redes sociais reconhecerem a marca com facilidade. Além disso, são acessórios com uma estampa atual (animal print), que deixa o look ainda mais elegante.
Já os brindes que criamos para a marca Heinz, têm como intuito aumentar as vendas no atacado. Afinal de contas, os acessórios seriam distribuídos, a partir de uma ação de incentivo, para os distribuidores da marca que comprassem a partir de um determinado valor em produtos.
Além de proporcionar uma experiência de compra positiva, os brindes também contribuíram para aumentar o ticket médio das negociações. Aqui também vale destacar a identidade visual dos acessórios, que combinam bastante com os molhos fabricados pela marca.
Antes de mais nada, a Liv Up é uma empresa que comercializa comida congelada através do site, aplicativo próprio ou apps de entregas. Portanto, é uma empresa de alimentos que opera no meio digital. Então, essa mochila foi desenvolvida para os funcionários da marca, com o objetivo de alinhar o posicionamento da marca perante os colaboradores. Por isso, criamos o brinde com um estilo moderno e prático, justamente para representar as características da marca.
Por fim, esta sacola ecológica foi desenvolvida para a empresa de alimentos Ceratti celebrar o final de ano junto com os funcionários. Visto que o acessório foi distribuído como presente durante a festa de confraternização. De modo geral, nosso objetivo foi criar uma sacola que representasse os valores da marca, sem abrir da qualidade.
Portanto, criamos uma sacola “amiga do meio ambiente”, que traz mais praticidade para a rotina e que pode ser utilizada em diferentes momentos. Além da frase impactante (ressignificar) estampada na frente, a sacola possui alças na cor da identidade visual da empresa.
E você, gostou desses cases? Que tal criar um brinde como esses para a sua marca? Então venha fazer um orçamento com a Roar e prepare-se para surpreender com brindes totalmente exclusivos, bonitos e principalmente úteis. Afinal, desenvolvemos acessórios que todo mundo gosta de ganhar e que jamais ficarão esquecidos no fundo da gaveta.