Precisando de ideias de endomarketing no home office? Confira essas dicas!
A princípio, o endormarketing é uma estratégia de gestão que visa aumentar o engajamento da equipe, elevando assim a produtividade. Mas como manter este vínculo em tempos de home office? Mais do que nunca, com o time em diferentes locais, pensar em ações de endomarketing no home office é essencial.
Apesar de ser um momento difícil, o home office também mostrou seus benefícios. Por exemplo, a redução de custos para a empresa e maior flexibilidade ao colaborador. Logo, mais de 70% das empresas afirmam que o modelo veio para ficar, foi o que apontou a pesquisa do Cushman & Wakefield.
Portanto, os negócios que se adaptarem a esta nova realidade tendem a desfrutar dos benefícios. Mas para isso, precisam enfrentar o desafio de manter a equipe produtiva, e a solução está na comunicação.
De acordo com uma pesquisa do The Economist, 44% dos entrevistados relatam que a falta de comunicação causou atrasos ou falhas na conclusão de projetos. Além disso, 52% afirmaram que o impacto contribuiu para o estresse, e 31% para o desânimo. Portanto, investir em eliminar essas falhas de comunicação é crucial para manter o time engajado.
Quer entender melhor como as ações de endomarketing no home office podem ajudar sua empresa nisso? Então, continue lendo este artigo!
A importância do endomarketing no home office durante a Pandemia
Antes de mais nada, é importante esclarecer que, apesar da equipe estar em home office, os acontecimentos externos deste momento atípico também impactam na sua experiência.
Por exemplo, a necessidade de isolamento que trouxe o trabalho remoto, tirou também das pessoas as opções de lazer, tais como, viagens, passeios e até encontros entre familiares e amigos devem ser evitados. De fato, isso impacta na produtividade e estabilidade emocional da equipe. Logo, isso pode explicar por que é difícil mensurar os resultados do time.
Portanto, neste momento, o desafio dos profissionais de marketing interno é maior do que só encontrar ações de endomarketing no home office. Para que essas ações sejam eficazes, é preciso criar estratégias que de fato ajudem as pessoas a enfrentar este momento difícil.
Os cuidados na Comunicação Interna que afetam o Home Office
Em primeiro lugar, antes de pensar em ações de endomarketing no home office, avalie como está a comunicação interna da companhia. Afinal, a intenção é que todos sintam que de fato a empresa se importa com eles e se sintam parte de um time, apesar da distância. Por isso, as ações precisam ser coerentes com a comunicação.
A princípio, não é fácil avaliar esse desempenho. Mas você pode realizar uma pesquisa de satisfação interna, que ajuda a medir o clima organizacional. Além disso, confira a seguir alguns cuidados básicos para analisar se existem na sua empresa:
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Empatia
Acima de tudo, é importante entender que nem todos estão lidando bem com as mudanças bruscas na rotina e com a incerteza do futuro. Por isso, a empresa deve ouvir e compreender sua equipe, além de demonstrar preocupação e oferecer incentivos para mantê-los motivados.
Aliás, nos momentos difíceis que se encontram oportunidades de desenvolvimento pessoal, que afetam nas relações profissionais. Por isso, procure escutar os funcionários, e não falar apenas de trabalho.
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Transparência
De fato, este momento é de muitas incertezas. Tanto econômicas quanto a respeito do futuro. Assim, a falta de informação clara leva aos indesejados burburinhos, que geram insegurança na equipe.
Logo, invista em transparência na hora de comunicar. Para isso, informe quais os passos e políticas da empresa para manter a saúde financeira, tais como as dificuldades enfrentadas. Além disso, garanta que essas notícias cheguem, de alguma forma, à toda a equipe, para que todos se sintam tranquilos.
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Respeito
Para muitos, a barreira entre espaço de trabalho e casa se fragilizou com o home office, principalmente pela falta de estrutura. O que afeta na gestão do tempo, gera ansiedade e compromete a produtividade.
Então, garanta que os horários livres de descanso sejam respeitados. Para isso, evite canais de bate papo informais (tais como whatsapp pessoal) e invista em canais internos, como e-mail e outras ferramentas. Inclusive, esses canais são muito mais eficientes para formalizar o que é dito e organizar para que os assuntos sejam facilmente localizados.
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Feedbacks
No home office, existe uma dificuldade do gestor visualizar a execução das tarefas e solução de problemas de cada membro da equipe. Logo, isso pode ser um impasse, ao passo que o gestor pode ficar insatisfeito e o funcionário desmotivado.
Para evitar isso, incentive que todos compartilhem suas experiências diárias. Além disso, invista em um tempo semanal para falar sobre o trabalho realizado, os desafios e sucessos. Ou seja, para que troquem sugestões para melhorar o trabalho remoto.
Acima de tudo, lance mão de ferramentas on-line que ajudem a controlar o que está sendo feito. Por fim, não esqueça de dar os feedbacks e reconhecer as boas iniciativas.
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Encontros Remotos
Às vezes, um e-mail pode resolver. Entretanto, parar para conversar com a equipe pode evitar que problemas se tornem uma grande “bola de neve”. Então, faça bom uso da famosa “call”, ou seja, a reunião online. Para isso, estabeleça uma frequência e objetivos claros.
Mas, cuidado com o excesso delas e o tempo de duração! O ideal é que a call tenha um limite de tempo que deve ser respeitado. Isso evita o cansaço e a perda de foco do time, além de dificultar a realização rotineira delas, já que nunca se sabe o tempo que vão ocupar na agenda.
5 Ações de endomarketing no home Office
Enfim, algumas ações de endomarketing no home office podem ajudar sua equipe a manter a interação mesmo à distância. Sem dúvida, elas são ótimas para manter o clima da organização sempre positivo.
1. Mantenha as comemorações
Mesmo à distância, não deixe as datas especiais passarem em branco. Afinal, elas são ótimas formas de sair da rotina e engajar os colaboradores através do clima festivo. Mais do que nunca, tudo pode ser um bom motivo para comemorar, tais como:
- Aniversário de funcionários;
- Aniversário de tempo de empresa;
- Um novo membro que chegou na família de alguém da equipe;
- Conquistas profissionais do time;
- Metas alcançadas;
- Datas comemorativas.
Para isso, você pode criar um brinde personalizado para celebrar a data especial. Ainda mais, programe uma chamada de vídeo com a equipe para que todos façam suas felicitações.
Confira alguns brindes que as empresas personalizam para seu time:
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2. Mural de elogios virtual
Para incentivar os feedbacks, crie um mural de elogios no ambiente virtual, onde cada um possa reconhecer os feitos do colega em público. Ainda mais, permita o envio de vídeos e fotos para aumentar a conexão.
Do mesmo modo, incentive as reações e comentários de todos. Principalmente dos líderes, gestores e CEOs, que não precisam economizar elogios. Afinal, além de servir como exemplo de atitude, aumenta a autoestima e confiança da equipe.
2. Espaço de Descontração
Um assunto que tem ganhado a atenção das companhias são os espaços de descontração dentro do escritório. Em outras palavras, estes espaços são criados para promover o relaxamento e interação da equipe, em um ambiente descontraído.
Entretanto, no espaço virtual também é possível promover essa interação. Para isso, crie um grupo onde as pessoas falem de tudo, menos trabalho. Alguns dos assuntos que podem rolar nesse grupo são:
- Combinar campeonatos de videogame, xadrez e outros jogos;
- Compartilhar fotos de pet;
- Indicar filmes, séries e livros;
- Compartilhar memes e músicas;
- Descontrair da forma que o time se sente à vontade.
3. Cuidado com a Saúde
Acima de tudo, a saúde física e psicológica faz total diferença na produtividade e impacta nos resultados da empresa. Por isso, pense em iniciativas para fortalecer uma cultura saudável na empresa.
Seja através de aulas online de alongamento e ginástica antes do expediente ou criando grupos com interesses em comum como dança e yoga. Além disso, faça campanhas de conscientização com foco na saúde mental.
No momento da pandemia, também é importante reforçar os cuidados e informações para que todos se sintam mais seguros. Logo, uma boa opção é distribuir kits de proteção com máscaras e álcool gel.
4. Kit Boas-vindas
Aliás, como transmitir a cultura da organização à distância para os novos funcionários? Uma excelente forma de introduzi-los é com kits de boas-vindas. Afinal, eles surpreendem e criam uma imagem positiva logo no primeiro dia.
Além disso, você pode personalizar os brindes com a frase ou palavras que transmitam essa mensagem de forma marcante. Logo, invista em opções que sejam utilizadas no dia a dia desta pessoa, para que ele possa sempre ler e reforçar a ideia.
Algumas empresas estão investindo em brindes personalizados para boas vindas de funcionários:
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5. Capacitações à distância
Uma forma de continuar desenvolvendo sua equipe mesmo no home office, é oferecer capacitações e cursos EAD. Afinal, estes cursos possuem metodologias próprias para educação à distância ser produtiva e efetiva.
Além disso, você pode realizar eventos online e convidar palestrantes para contarem suas experiências. E com isso, fazer seu pessoal se sentir mais motivado e preparado para enfrentar novos desafios e crescer junto com a empresa.
Conclusão – Invista em ações de endomarketing no home office
Por fim, investir em ações de endomarketing no home office ajuda a sua equipe a se manter unida e trabalhando em prol do mesmo objetivo. Acima de tudo, neste momento atípico, é importante que a empresa cuide de sua equipe.
Portanto, impacte e surpreenda estando presente mesmo à distância. Nesse sentido, os brindes personalizados são uma opção muito eficaz. Afinal, eles serão uma lembrança positiva da empresa.
Entretanto, saiba que essa é uma estratégia que deve ser bem planejada para surtir o efeito desejado. Afinal, para que sejam utilizados no dia a dia, os brindes devem ser úteis, atrativos e interessantes.
Para isso, conte com a ajuda de nossos consultores, que ajudam a escolher o presente ideal para sua equipe. Ou então, se preferir, baixe nosso catálogo e confira todas as opções.