Selecionamos as 5 melhores ideias de promoção para barbearia, para você colocar em prática agora mesmo
Nos últimos anos, o ramo de barbearia teve um boom de crescimento e, consequentemente, viu sua concorrência cada vez maior, bem como um público mais exigente. Por isso, ter diferenciais e boas ideias de promoção para barbearia é essencial para lucrar mais durante o ano todo.
Então, se você quer saber como atrair mais clientes, aumentar o movimento da sua barbearia e assim vender mais, continue lendo este artigo e confira nossas dicas para colocar em prática no seu estabelecimento.
Por que agradar o seu cliente?
Antes de mais nada, saiba que as pessoas buscam experiências. Por isso, para ter uma barbearia bem sucedida, além de ter excelentes profissionais que dominam as tendências, invista na experiência do cliente dentro do seu estabelecimento.
Essa experiência envolve diversos fatores, tanto físicos quanto emocionais, por exemplo:
- a decoração do ambiente,
- a limpeza do local,
- o atendimento e acolhimento,
- a identificação com o estilo do salão,
- o tempo de espera,
- a organização do serviço prestado,
- a qualidade dos produtos,
- dentre outros fatores.
Sem falar que oferecer uma experiência impecável se tornou um quesito básico. Afinal, graças à alta concorrência, a disputa é acirrada e é preciso ir além, para surpreender as expectativas do seu cliente.
Afinal, quem não gosta de ser surpreendido? Saiba os principais motivos do porquê agradar o seu cliente pode fazer toda a diferença no seu negócio:
Seu cliente se sente especial
Superar expectativas gera uma emoção, um sentimento positivo de felicidade. Portanto, faça além do serviço que ele espera:
- Sirva um café em um dia frio ou depois do almoço;
- Outras bebidas geladas são bem-vindas em dias de calor;
- Tenha espaço para relaxar e invista numa decoração capaz de deixar o ambiente acolhedor e confortável;
- Sempre tenha promoções interessantes, como sorteios e entrega de brindes para animar os clientes.
Assim, seu cliente se sente especial e associa o seu espaço a momentos bons. Dessa forma, ele vai querer voltar sempre e certamente vai recomendar seu espaço e serviços aos amigos e familiares.
Estreita a sua relação com sua clientela
Este segundo motivo tem relação com o primeiro, pois não é possível fazer com que seu cliente se sinta especial, se mantendo distante dele. Assim, a experiência não se completa, podendo se tornar fria e automática.
Tal qual um amigo, seu cliente quer confiar em você. Ainda mais se tratando de estética: ele vai confiar a você algo muito valioso. Afinal, o rosto é emoldurado pelos cabelos e barba, não é mesmo?
Por isso, quanto mais você estreitar esta relação, mais você terá uma influência positiva: ele aceita sua opinião e indicações, porque acredita no seu atendimento.
Mais do que isso, o preço do seu trabalho terá cada vez menos peso na decisão final do cliente. Ou seja: ter um profissional em quem confia, na maioria das vezes, não tem preço! Assim você agrega valor, sempre entregando mais do que o esperado.
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Atrai mais clientes
Enfim, clientes satisfeitos indicarão o seu serviço para amigos e parentes. Dessa forma, você atrai mais clientes de forma orgânica: sem precisar investir na prospecção.
Em outras palavras, esse é o famoso “marketing boca a boca”, um dos mais eficientes até os dias de hoje. Principalmente agora, em que tudo é digital. Afinal, todo mundo está aparecendo o tempo inteiro nas redes sociais: ainda que não comente o novo corte de cabelo, ele está lá! E as pessoas vão elogiar e perguntar! Imagine então se o amigo comenta sobre a barbearia predileta, desfilando os cortes da moda?
5 melhores ideias de promoção para barbearia
As pessoas gostam de se sentir beneficiadas. Por isso, ter ideias de promoção para barbearia é fundamental para dar ao cliente a sensação de que ele está fazendo um bom negócio. Veja a seguir as nossas 5 melhores dicas:
1 – Indique um amigo
Como já dissemos aqui, o “marketing boca a boca” é um importante aliado. Porém, por que não dar um empurrãozinho, oferecendo benefícios para quem indicar o salão para algum amigo?
Além do mais, se sua barbearia for um lugar descontraído, em que as pessoas fazem amizades e compartilham os mesmos gostos, é muito fácil trazer pessoas novas. Afinal, elas não irão apenas realizar um corte de cabelo, mas dividir uma experiência.
Assim, para incentivá-los cada vez mais, dê um desconto no próximo corte como uma forma de agradecer pela indicação e confiança.
2 – Faça pacotes de serviços
Ao somar seu faturamento e dividir pelo número de clientes que atendeu em um determinado período, você tem um valor que é a média que seus clientes gastam no seu estabelecimento. Essa média se chama ticket médio e, primeiramente, você precisa saber qual é o seu.
Assim, para aumentar seu faturamento, talvez você não precise conquistar novos clientes, mas sim elevar o ticket médio. Ou seja, aumentar o consumo de seus atuais clientes.
Mas como fazer isso? Crie pacotes de serviços com desconto, incentivando o cliente a adquiri-lo mesmo que tenha ido realizar apenas um serviço. Afinal, dessa forma ele terá a vantagem do pacote completo sair mais “barato”.
3 – Compre e ganhe
Ainda sobre os pacotes de serviço, que já são bem legais, deixe-os mais interessantes: ofereça um “brinde” em troca de algum serviço ou pacote!
E se você também vende produtos, além de poder agregá-los o serviços, pode criar kits com brindes personalizados que agreguem valor ao cliente.
Enfim, as ideias são ilimitadas e vão de acordo com seu público, criatividade e vantagem da promoção. Mas, lembre-se: para essa estratégia dar certo, pense em brindes que sejam úteis para o dia-a-dia do seu público.
Por exemplo, uma boa pedida de brindes masculinos para barbearias são as necessaires, que pode compor um kit de produtos de cuidados para a barba e cabelos. A dica é: aposte em modelos e tecidos que tenham personalidade e vão de acordo com o estilo da sua marca.
Veja algumas necessaires personalizadas pela Roar que fazem sucesso:
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4 – Cartão Fidelidade
Assim como atrair novos clientes, você deve ter ferramentas para fidelizá-los, motivando-os a voltar mais vezes para conhecer melhor todos os seus serviços.
Falando nisso, o cartão fidelidade é uma ideia simples, mas que pode fisgar seus clientes e evitar que visitem seus concorrentes. Para que a ideia esteja sempre funcionando, faça “níveis de fidelidade” onde, conforme o cliente avança, consegue cada vez mais vantagens.
Por exemplo, após um determinado número de visitas, seu cliente ganha um corte ou uma barba. Depois, passa para o próximo nível, ganhando um brinde, ou participando de um sorteio de um presente bacana e assim por diante.
Dessa forma, de uma maneira simples você transforma uma ideia “comum” em um jogo! Assim é mais fácil despertar no cliente o interesse e curiosidade, além da vontade de participar e ser beneficiado.
5 – Aposte nas datas comemorativas
Não se esqueça das datas comemorativas! Afinal, elas estão aí para movimentar o mercado e com sua barbearia não será diferente.
Portanto, faça um calendário anual com as datas mais interessantes. Até mesmo datas mais diferentes, à primeira vista sem relação com o setor, podem render boas promoções! Por exemplo, uma “promoção parece mentira” em 1º de Abril, com desconto incrível em um pacote de serviços.
Então, use a criatividade e pense em promoções diferentes para cada data, analisando sempre as ideias de promoção para barbearia que mais dão certo no seu estabelecimento, para poder repeti-las e otimiza-las cada vez mais.
Por exemplo, no Dia dos Pais, ofereça um desconto e atendimento especial para quem trouxer o filho ou o pai. E por que não oferecer brindes? Ou então, realizar um sorteio como forma de comemorar a data?
Veja alguns exemplos de presentes para sorteio desenvolvidos para clientes da Roar:
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Além disso, uma dica: crie promoções para as datas (ou até dias e horários da semana) com pouco movimento, incentivando aqueles que têm tempo disponível a preencher sua agenda nesses períodos. Assim, os dias mais movimentados ganham espaço para atender mais pessoas.
Dicas para planejar suas promoções
Sabemos que com a correria do dia a dia, fica difícil pensar nas promoções com antecedência. Portanto, separamos algumas dicas simples para você executar suas ideias de promoção para barbearia da melhor forma:
-
Faça um planejamento trimestral
Primeiramente, tenha um calendário em mãos e anote as datas em que pretende iniciar e terminar as promoções. Em seguida, destaque as datas comemorativas e anote todas as ideias que surgirem.
Depois, para ser ainda mais estratégico, visualize os dados dos últimos meses ou até mesmo do último ano da sua barbearia. O que você fez que deu certo? O que não fez sucesso? Assim, a partir destas informações, veja como pode melhorar o seu faturamento.
Por fim, com base em seu planejamento, faça um orçamento dos brindes personalizados para cada ação. Lembre-se: eles devem evidenciar sua marca e ficar na cabeça do seu público. Para facilitar, fale com um consultor para encontrar o brinde com melhor custo x benefício.
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Defina as promoções e seu objetivos
Na hora de definir as ideias de promoções para barbearia de cada período, tenha um objetivo claro. Assim você não perderá o foco, aumentando as chances de sucesso de suas ações.
Primeiramente, pense: qual a sua meta? Aumentar o movimento, atrair mais clientes, oferecer um novo serviço, fidelizar os clientes atuais, aumentar o ticket médio?
Assim, defina apenas uma meta para cada promoção e, ao final delas, analise se o resultado foi positivo ou negativo.
-
Divulgue!
Aproveite ao máximo os meios digitais para divulgar suas promoções: não deixe de movimentar suas redes e para estreitar seu relacionamento com o público. É muito bom que seus clientes saibam que sempre há algo acontecendo no seu estabelecimento.
Além disso, não fique apenas nas promoções, seja útil e crie sua comunidade online! Por exemplo:
- Dê dicas,
- grave o dia a dia da barbearia,
- mostre os cortes que são feitos,
- apresente as novidades,
- fale sobre as tendências,
- Fale com seus clientes satisfeitos (depoimentos).
Por fim, para engajar seus seguidores e movimentar ainda mais sua rede, inclua promoções relâmpago e concursos no Instagram dentro do seu planejamento.
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Avalie os resultados e aprenda com seus erros
Separe um momento para avaliar quais ideias de promoção para barbearia mais dão certo para o seu público. Se preciso, faça uma pesquisa de satisfação, e esteja aberto a ouvir o que seus clientes acharam de cada promoção.
Com o tempo, você verá que mesmo que algumas ações possam não alcançar o objetivo, elas serão aprendizados para você melhorar cada vez mais, Isso faz parte do processo!
Enfim, seguindo estas dicas você terá cada vez mais organização e controle, e poderá elaborar regras mais específicas e uma comunicação mais clara para ter sucesso com suas promoções.
Conclusão
Assim como as promoções são ótimas formas de agradar o cliente, os brindes são importantes aliados nessa estratégia. Então, saber escolher um brinde útil e interessante pode levar sua marca para além do óbvio.
Portanto, planeje bem suas ações promocionais e saia na frente dos concorrentes, agregando valor para seu serviço e fidelizando cada vez mais clientes.
Se você gostou deste artigo, veja também: Como Encantar O Cliente: 5 Formas Infalíveis.