Sem dúvida, o Carnaval marca o começo dos grandes eventos esperados para o ano. Além de ser um feriado bastante aguardado pelos brasileiros que desejam relaxar, a festa é imprescindível para o calendário comercial do País. Afinal, movimenta diversos setores, em especial os negócios e turismo. Entretanto, muitas marcas sentem dificuldade em encontrar ações de marketing para o Carnaval realmente eficientes, a fim de deixar a marca em evidência e melhorar os resultados durante esta época.
Então, continue lendo para descobrir 5 ações de marketing criativas para o Carnaval para você apostar na edição deste ano!
Carnaval no Brasil: o quanto essa data é importante?
Ao contrário do que muitos pensam, o Carnaval vai muito além de apenas ser um feriado para descansar ou aproveitar com os amigos. Na verdade, esse é um momento festivo bastante relevante para o Brasil.
Além de enaltecer as raízes culturais, a festa também movimenta grande parte da economia. Principalmente, os setores de turismo e negócios, influenciando positivamente para o desenvolvimento do País.
A festa que é a “cara” do brasileiro
Atualmente, o Carnaval é considerado como a manifestação cultural brasileira de maior intensidade, dimensão e notoriedade. Aliás, a festa é caracterizada como pertencente à nação brasileira, sendo conhecida mundo afora.
Realmente, o Carnaval faz parte da identidade popular do País. Sobretudo por meio dos enredos das escolas de samba, a ocasião mantém viva a história e contribui para a construção de uma cultura rica e singular, que retrata a realidade social da nação. Por isso, muitas pessoas sentem afinidade à festa.
Turistas que chegam para vivenciar a experiência carnavalesca
Devido a essa tradição expressiva, é natural que o Brasil fique entre os principais destinos de hóspedes estrangeiros nesta época. Para se ter uma ideia, entre 9 e 14 de fevereiro deste ano, o Airbnb (maior plataforma online para reservas de hospedagem) registrou um aumento de 136% nas buscas realizadas globalmente com destino ao Brasil. Isso mostra o grande interesse das pessoas de todas as partes do mundo em vivenciar o Carnaval.
Ainda, vale ressaltar sobre a venda de passagens aéreas previstas para o primeiro trimestre de 2024, em que a folia do Carnaval está no auge. De acordo com dados, os países mais interessados em festejar a experiência carnavalesca, considerando a estimativa de passagens vendidas, são:
- Estados Unidos;
- França;
- Portugal;
- Reino Unido;
- Alemanha;
- Espanha.
Nesse sentido, as cidades que realizam os maiores eventos e que, consequentemente, recebem o maior número de turistas durante o Carnaval são Salvador, Rio de Janeiro e São Paulo. A saber, no ano de 2019, o Carnaval foi responsável por 95% da ocupação hoteleira em Salvador. Ainda, a capital recebeu cerca de 600 mil turistas e gerou 200 mil empregos temporários.
Geração de emprego e renda
Aliás, vale destacar que o Carnaval é uma importante fonte de renda para os moradores e comércios que se organizam em torno das festividades. Afinal, a festa não se limita apenas aos desfiles realizados nos sambódromos. Também inclui os blocos de rua, trios elétricos e os eventos em clubes.
De acordo com levantamentos, o período de festividades é considerado o campeão em movimentação econômica no País. Assim, é responsável por boa parte do faturamento arrecadado para o ano inteiro.
Mas, por que investir em ações de marketing para o Carnaval?
Como você percebeu, o Carnaval é a festa mais expressiva no Brasil. Portanto, é uma excelente oportunidade para pegar carona no evento e otimizar os resultados da empresa de maneira criativa.
Certamente, existem diversos bons motivos para investir em ações de marketing para o Carnaval. Por exemplo:
- Aumentar as vendas;
- Reforçar o posicionamento da empresa no mercado;
- Aumentar a lembrança da marca;
- Gerar comentários positivos sobre a marca;
- Conquistar novos clientes.
Dentre outros benefícios.
Conheça 5 ações de marketing para o Carnaval
De fato, algumas marcas acabam tendo mais possibilidades de entrar na folia e usar o Carnaval como um gancho para colocar em prática ações de marketing. Mas, com criatividade, é possível marcar presença no evento mais importante do ano e ainda dar um up no faturamento e no posicionamento da empresa, independente do setor de atuação.
A seguir, confira as melhores dicas de ações de marketing para o Carnaval que separamos para você:
1. Ações de cuponagem
Essa é uma dica de ouro para aumentar as vendas na loja virtual durante o Carnaval. Sem dúvida, o cupom de desconto é um grande atrativo, e que pode ser utilizado de diferentes maneiras:
- Aumentar a taxa de recompra;
- Liberar produtos do estoque;
- Aumentar o ticket médio;
- Estimular a primeira compra.
Aqui, os cupons podem ser enviados através de campanhas de e-mail marketing, distribuídos por meios de banners no site ou WhatsApp. Ou, ainda, por meio de influenciadores nas redes sociais.
Enfim, o Carnaval pode ser uma oportunidade divertida para enviar cupons aos públicos estratégicos do negócio.
2. Anúncios segmentados
Outra ideia bacana é utilizar a estratégia de geolocalização a favor da empresa. Nesse sentido, é possível utilizar os anúncios segmentados para desenvolver ações para públicos específicos.
Por exemplo, imagine que você trabalha com delivery de comida e deseja aumentar as vendas de lanches durante o Carnaval. Então, uma ideia é programar anúncios para serem veiculados apenas para as pessoas que estiverem nas ruas ou bairros onde haverão bloquinhos. Mas, lembre-se de caprichar no layout e desenvolver ofertas atrativas para chamar a atenção dos foliões.
No entanto, com essa estratégia também é possível atingir pessoas que ficam dentro de casa. Neste caso, é importante investir em promoções personalizadas para os públicos da empresa.
Agora, imagine que você é gerente de marketing de uma grande rede de supermercados e tem a importante missão de divulgar as ofertas da semana. Então, você pode desenvolver anúncios com chamadas como “Carnaval de ofertas chegando na [nome do bairro ou cidade]”. Aliado a isso, aposte em layouts temáticos com muita cor, brilho e enfeites.
Enfim, com os anúncios segmentados é possível alcançar uma ampla gama de pessoas.
3. Brindes personalizados
Sem dúvida, os brindes personalizados são excelentes estratégias para vender mais ou melhorar a lembrança da marca durante o Carnaval. Aliás, essa ação se diferencia das demais porque também pode ser aplicada por empresas que comercializam produtos que não tenham relação direta com o Carnaval. Ou ainda, em estratégias de marketing de relacionamento.
Dessa forma, o intuito é pensar em algo que agregue valor à compra do cliente. Ou ainda, que gere uma experiência positiva e memorável. Para isso, é essencial que o brinde tenha qualidade, que seja útil e que esteja de acordo com a identidade visual da campanha de Carnaval da empresa.
Então, os brindes podem ser distribuídos em diferentes momentos, como:
- Pós-venda;
- Durante os bloquinhos de rua;
- Em promoções de vendas (por exemplo, compre x unidades e ganhe um brinde de Carnaval);
- Sorteios nas redes sociais;
- Nos camarotes;
- Como presentes para influenciadores digitais.
De fato, o brinde é excelente para estreitar os laços com o público. Além de deixar a marca em evidência durante a maior festa do País, é um acessório que será utilizado em outras ocasiões, tornando aquele momento memorável.
4. Campanhas de engajamento
Outra forma de aproveitar a tendência do Carnaval, é por meio das campanhas de engajamento, em especial nas redes sociais. Afinal de contas, esse é um excelente meio para ganhar visibilidade de forma rápida e sem grandes investimentos.
Então, para entrar no clima, a marca pode produzir conteúdos como:
- Playlists carnavalescas;
- Dicas de fantasias para o Carnaval;
- Enquetes sobre os bloquinhos que os foliões vão participar;
- Memes carnavalescos;
- Dancinhas;
- Sorteio de brindes ou ingressos para shows.
Sem dúvida, as possibilidades são infinitas. Mas, o objetivo é o mesmo: aproveitar a ocasião para estar mais próximo do público e manter a marca em evidência nas redes sociais.
5. Ofertas exclusivas
Embora muitos comemorem o Carnaval festejando com os amigos, ainda assim algumas pessoas aproveitam o feriado no sofá de casa. Portanto, essa parcela de consumidores não pode passar batido e ficar de fora das estratégias de marketing.
Na maioria das vezes, essas pessoas ficam relaxando e consumindo conteúdo nas redes sociais. Logo, é a oportunidade perfeita para realizar ofertas relâmpago. Por exemplo, você pode disponibilizar benefícios especiais (como descontos, códigos promocionais, fretes grátis ou brindes exclusivos) apenas no período do Carnaval.
Além de ser uma ação criativa para celebrar a data, a estratégia pode contribuir para o aumento nas vendas da marca.
3 cases de brindes utilizados em ações de marketing para o Carnaval
Os brindes são estratégias de marketing de relacionamento que fazem bastante sucesso durante o Carnaval. De fato, são os queridinhos pelo público nessa época. Aqui na Roar, já desenvolvemos acessórios para grandes empresas utilizarem durante suas estratégias carnavalescas. A seguir, confira 3 cases que entraram para a história:
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Pochete brilhante em formato de boca
Esse é um brinde totalmente exclusivo, além de possuir um formato diferente conta com aplicação de paetês, conferindo um acabamento brilhante e cheio de estilo ao acessório.
A saber, essa pochete foi criada para um cliente da agência BFerraz, que estava patrocinando camarotes durante o Carnaval. Sem dúvida, o brinde foi um sucesso, surpreendendo as celebridades que estavam no local.
Aliás, a pochete é um brinde perfeito para o Carnaval. Afinal, permite que as pessoas possam curtir a festa com conforto, tranquilidade e estilo. Principalmente porque os pertences e itens pessoais ficam armazenados com segurança.
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Shoulder bag colorida
Especialmente para as ações promocionais, a shoulder bag é ótima para presentear os clientes da marca. Aqui na Roar, criamos esse brinde com um design super criativo para o Carnaval. Sobretudo, o item se destaca devido a alça completamente personalizada.
Assim como a pochete, vale destacar que a shoulder bag também é bastante indicada para o Carnaval. Afinal, ela garante que os clientes possam levar os pertences – como celular e documentos – para os bloquinhos com segurança. Sem contar que é ótima para compor os looks carnavalescos.
- Kit de brindes (pochete+sacola)
Outro brinde que produzimos para distribuir nos camarotes de Carnaval, é esse kit super exclusivo composto por uma pochete e uma sacola. Neste caso, o cliente era a plataforma de mídia social TikTok.
Assim, o objetivo dos acessórios era impactar os convidados VIPs que estivessem nos camarotes e, claro, ampliar a exposição da marca nas redes sociais. Ambos os brindes foram produzidos em PVC: a sacola na cor cristal e a pochete na cor preta.
Sem dúvida, os brindes cativaram os convidados do camarote. Além de serem úteis para aquele momento específico, os brindes apresentavam um design moderno, descolado e perfeito para complementar o look para a festa.
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A Roar é uma fábrica de brindes personalizados referência no mercado. Há mais de 29 anos produzimos brindes costuráveis para grandes marcas. Inclusive, podemos criar os melhores brindes de Carnaval para a sua empresa. Afinal, trabalhamos com itens 100% personalizáveis. Ou seja, acessórios que podem ser criados da maneira que você preferir.
Ademais, fabricamos brindes diferentes, que ganham destaque nos bloquinhos, camarotes, redes sociais ou qualquer outro lugar. Assim, são brindes criativos, bonitos e modernos. Ainda, são acessórios resistentes, que podem ser utilizados em outras edições do Carnaval ou em diversas ocasiões ao longo do ano.
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